Episódios

  • Radioweb 24 anos: por que amamos fazer rádio?
    Aug 18 2025
    Neste mês em que celebramos 24 anos de Radioweb, a gerente de conteúdo Mariana de Freitas conta uma história diferente. Não é sobre a Radioweb especificamente, mas sobre as pessoas que fazem o rádio pulsar todos os dias.

    Você vai ouvir o repórter Hiury Wdson, que descobriu aos 11 anos, ouvindo o comercial do mercadinho do tio, que queria viver para contar histórias. Vai conhecer a jornalista Priscila Mendes, nossa “louca do rádio” em Belo Horizonte, que invadia estúdios para descobrir como tudo funcionava. Tem também a Rita Faustino, mineira que trocou equipamentos de rádio por histórias de bastidores e hoje cuida das nossas parceiras afiliadas.

    E não para por aí. O Marcelo Bonora, nosso editor de áudio, lembra como começou no tempo do analógico. E o Rafael Silva, que realizou o sonho duplo de trabalhar com rádio e com a Radioweb, conta como é estar no centro das notícias em Brasília.

    Esse especial é mais do que um programa: é um convite para você sentir o que nós sentimos todos os dias — o amor pelo rádio.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • A medicina como negócio, o impacto na formação e as fake news
    Aug 7 2025
    A medicina tem enfrentado diferentes desafios. Pandemia, crise climática, fake news e disseminação de faculdades com formação deficitária são alguns exemplos. Diante de uma conjuntura que não é favorável, as provações e julgamentos crescem. Assuntos até então pouco questionados, passaram a ser foco de discussão, até mesmo, em mesa de bar, como as informações falsas sobre vacinas. Jovens em universidades transformaram as salas de aula e ambientes de residência em reality shows nas redes sociais. As faculdades, até pouco tempo referenciadas por grandes instituições, agora sofrem com a concorrência de locais de ensino com menor infraestrutura e know-how. São sobre esses desafios e como a medicina pode se defender e agir que que você ouve nesse conteúdo.
    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • Desatenção e hiperatividade: como é a vida de pessoas com TDAH?
    Jul 15 2025
    Especial traz depoimentos de pessoas diagnosticadas com TDHA para contar sobre como é viver nesta condição, diagnósticos e tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos portadores do transtorno.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • Gerir carreira e maternidade impõe desafios para cientistas
    Jul 8 2025
    No dia 8 de julho, celebramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data é um convite à reflexão sobre a produção de conhecimento no país — e, principalmente, sobre quem está por trás das descobertas que impactam vidas e transformam realidades.

    Neste especial produzido pela RW+, a repórter Joyce Santos apresenta relatos emocionantes, como o da engenheira de software Ana Souza, que viu sua vida e seu doutorado se transformarem com o nascimento prematuro do filho. Ou da professora Fernanda Staniscuaski, da UFRGS, integrante do grupo Parent in Science, que luta para que a parentalidade seja considerada nos currículos e na avaliação de desempenho de cientistas.

    A reportagem também apresenta as conquistas legislativas recentes, como as Leis 13.536, 14.925 e 15.124, que garantem prazos estendidos, licenças e vedam discriminações em processos seletivos de bolsas e pesquisa por motivo de gestação ou adoção.
    Exibir mais Exibir menos
    22 minutos
  • Bioma Pampa: das raízes familiares à luta pela preservação
    Jun 4 2025
    O Bioma Pampa, aqui no Brasil, está restrito ao Rio Grande do Sul, correspondendo a 63% do território gaúcho e 2% do Brasil. A área do Pampa abrange ainda Argentina e Uruguai./ O bioma é constituído principalmente por vegetação campestre, ou seja, gramíneas, herbáceas e algumas árvores. O termo Pampa tem origem indígena, que significa região plana. O Bioma abriga mais de 3 mil espécies de plantas e seiscentas de animais./ Infelizmente, hoje ele é mais degradado que a Amazônia e o Cerrado, quando falamos em termos proporcionais. Apenas 3% da área é protegida. A silvicultura e a monocultura de soja e arroz são as maiores ameaças do Pampa. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, 58% do bioma já foi tomado pelo agronegócio. Dados do MapBiomas, apontam que entre 1985 e 2022, o pampa gaúcho perdeu quase 3 milhões de hectares de vegetação nativa. Diferente de outros biomas brasileiros, a criação de gado é uma aliada na preservação do Pampa. Isso porque os campos nativos sempre abrigaram herbívoros de grande porte. Por ser uma vegetação rasteira, não tendo a imponência de grandes florestas, a devastação do Pampa acaba não sendo percebida com grande apelo, apesar de sua alta capacidade de sequestro de carbono.Nesta reportagem, a história de duas irmãs que levam a tradição da família pecuarista nos campos do Sul e as ameaças que colocam em risco o bioma.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • Hérnia inguinal representa 75% dos casos registrados no Brasil
    Jun 1 2025
    Hérnias da parede abdominal são comuns na população e chegam a afetar entre 20% e 25% dos adultos. 75% dos casos registrados no Brasil são do tipo inguinal. Os dados são da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH).
    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos
  • Dia da Imprensa: como a especialização pode aperfeiçoar a cobertura?
    May 30 2025
    O conjunto dos meios de comunicação que exercem o jornalismo e outras funções de comunicação informativa, abrangendo desde jornais e revistas impressos, emissoras de rádio e televisão até meios digitais como portais de notícias e redes sociais. A definição do que é imprensa talvez muitos já saibam. Contudo, mais importante do que isso é entender o papel que ela exerce na sociedade.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • Adoção de crianças mais velhas desafia sistema de Justiça
    May 25 2025
    A vida de crianças e adolescentes que esperam pela adoção se assemelha a uma partida de futebol. E, assim como nos jogos, o tempo é um fator decisivo. Sob suas cabeças um relógio que conta muito mais do que 90 minutos. São dias, meses, anos. E quanto mais o tempo passa, mais difícil a realidade da espera se torna. As adoções de difícil colocação familiar, termo técnico utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça, representam um desafio para o sistema de adoção no Brasil.
    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos