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  • Especial Music Video Festival Awards 2023
    Feb 2 2024

    Videoclipe de ‘O Futuro que me Alcance’ vence m-v-f- awards 2023!

    Criação de Nat Grego para música de Reynaldo Bessa é escolhida pelo júri como ‘Melhor Animação Nacional’

    Na noite desta terça, dia 30 de janeiro, o Cine Joia, na região central de São Paulo, foi palco da entrega da 11ª edição do Music Video Festival Awards, segmento competitivo do m-v-f- que reconhece e premia anualmente os melhores videoclipes e vídeos musicais nacionais e internacionais.

    A edição que elegeu os vencedores de 2023 contou com 26 categorias de premiação, sendo 4 delas definidas pelo voto do público. As demais escolhas foram feitas pelo júri especial.

    O videoclipe criado pela ilustradora Nat Grego para a faixa que dá título ao mais recente álbum do cantor e compositor Reynaldo Bessa, “O Futuro que me Alcance”, foi o premiado na categoria “melhor videoclipe de animação”, em que são levados em conta a técnica e a criatividade.

    Nesta edição, o júri técnico foi composto por Baloji, músico e diretor congolês, Targa Sahyoun, vice-presidente da Capitol Records, Fátima Pissarra, CEO da Mynd, Nídia Aranha, diretora criativa, Novíssimo Edgar, artista e diretor, além dos diretores de videoclipes Denis Cisma, Cris Streciwik, Remi D’Aguiar e Fernando Nogari.

    O videoclipe de “O Futuro que me Alcance” concorreu com outras 5 animações e pode ser conferido neste link.

    A ANIMAÇÃO

    O clipe de “O Futuro que me Alcance” foi lançado em 15 de janeiro de 2023 e traz a confluência poética entre o olhar de Nat e os acordes de Bessa. O entrosamento entre as ideias do poeta e a “fazedora de objetos poéticos”, como se autodefine Grego, é visível desde os primeiros acordes e imagens. “Sinto que o eu-lírico que Bessa criou está numa viagem dentro dele mesmo e foi essa experiência poético-existencial que tentei elaborar na animação. Ao interpretar a música, notei que surgiram mais perguntas do que respostas, e essa imprecisão também faz parte do clipe. A multiplicidade de identidades e a impermanência diante do tempo é uma das muitas questões do ser humano, e enquanto eu criava o clipe meditei muito sobre isso”, comenta Nat Grego.

    A animação foi feita numa técnica mista, com desenho tradicional e digital. O processo foi intenso: durante 6 meses a artista trabalhou na criação do roteiro, imagens, esboços e no storyboard do clipe. “Quando tudo estava mais encaminhado, comecei a animar e esse processo todo durou cerca de um ano e meio para que chegássemos no resultado que temos hoje”, completa.

    A composição transita entre o curso do que está por vir e o passado que habita em nós. Entre “aquilo e isso”, há a lacuna do tempo no presente. A verve poética de Bessa alcança o ápice em ideias que flutuam pela letra como “Vou na popa, vou de costas para a proa”. “É a forma poética que encontrei para representar a tentativa de lutar contra o inevitável futuro em que estamos mergulhados e a possibilidade que temos de mudar a rota durante o curso”, explica o artista potiguar. Natural de Mossoró, Bessa mora em São Paulo e tem colhido resultados com sua música e livros.

    Ficha Técnica

    O Futuro que me alcance (Reynaldo Bessa)

    Música:

    Voz e violão: Reynaldo Bessa

    Guitarras: Carlos Gadelha

    Baixo/sinth: Demétrius Carvalho

    Bateria: Marcos Maia

    Arranjo, gravação, mixagem e masterização: Caio Torrezan

    Produção Executiva: Andre Minnassian

    Direção, animação e ilustração: Nat Grego

    Produção: Marcelo Abud

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  • Malaveia #120
    Jul 31 2023

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  • Malaveia #109 - Jingles para viajar no tempo
    May 11 2023

    Nesta edição, Marcelo Abud começa fazendo uma homenagem à Rita Lee. Você vai ouvir o jingle "Algo Mais", composto e interpretado pelos Mutantes para a Shell. A música publicitária fez tanto sucesso que foi gravada no LP da banda, em 1969.

    Na sequência, conheça os bastidores da criação da campanha para o Nissan Sentra, em 2007, que utilizou a música "Será que é pra mim?", da Banda The Uncles.

    Tem ainda as histórias e versões dos clássicos jingles de Cobertores Parahyba, Café Seleto, Duchas Corona, Antarctica (Pipoca e Pizza com Guaraná), Silêncio de um Chevrolet e outras lembranças que vão transportar você ao tempo em que os jingles eram a principal marca da publicidade no rádio e na TV.

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  • Malaveia #108
    May 5 2023

    As melhores músicas de todos os tempos, o tempo todo.

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  • Malaveia #107 Especial Cartola
    May 1 2023

    Entre as novidades na lista de leituras da Unicamp está uma seleção de 10 canções de Cartola. Algumas dessas músicas são conhecidas do público jovem em função de terem sido regravadas por nomes consagrados e outros da atual geração da Música Popular Brasileira.

    Nesta edição especial, você vai acompanhar uma entrevista com o professor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e músico Walter Garcia. Ele comenta cada uma das 10 composições de Cartola, que ouviremos ao longo desse episódio.

    A entrevista com Walter Garcia foi realizada por mim para o podcast do Instituto Claro. Vale conferir o episódio de 8 minutos no site do Instituto Claro ou no Spotify. Lembrando que você pode pedir para a Alexa o podcast do Instituto Claro que ela vai te atender prontamente também.


    Esta edição é, também, dedicada à Estação Primeira de Mangueira. A escola de samba tem em Cartola um de seus fundadores e está completando 95 anos.


    Bem, mas além do Walter Garcia, que vai costurar esse episódio, ainda nesta edição do podcast Malaveia – Especial Cartola, vamos contar com a cantoria de ouvintes. O professor dividiu as 10 canções escolhidas pelo vestibular da Unicamp em três capítulos: “O Morro”, que inclui as músicas “Sala de Recepção”, em que Cartola canta o amor pela escola de samba que ajudou a criar, a Mangueira , e“Alvorada”; “O Tempo”, que envolve as canções “O que é feito de você?”, “Silêncio de um Cipestre”, “O Inverno do meu Tempo” e “O Mundo é um Moinho”. Esta última utiliza a metáfora de um moinho que tritura sonhos, para alertar a juventude sobre o que o autor aprendeu ao longo da vida. Em outro capítulo, “Lirismo Amoroso”, estão “Sim”, “Cordas de Aço”, “Disfarça e Chora” e aquela que, talvez, seja a composição mais conhecida de Cartola: “As Rosas não falam”.


    E se você conhece alguém que está estudando pro vestibular, no Spotify, há duas playlists com episódios produzidos por mim para o Livro Aberto do Instituto Claro super recomendáveis:

    Livro Aberto – Livros Fuvest

    Livro Aberto – Livros Unicamp.


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  • Malaveia #104 Edu e as melhores músicas de todos os tempos
    Apr 14 2023

    Edu Malaveia traz mais uma edição do melhor da música de todos os tempos, o tempo todo pra você.

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  • Malaveia #101 65 anos de Cazuza, com Pepê Moraes
    Mar 31 2023

    O poeta está vivo! Oficializado em 02 de setembro de 2022 por Lucinha Araújo, a mãe do Cazuza, após seleção nacional e votação pública, foi escolhido por Lucinha o COVER OFICIAL de CAZUZA! Apresentou-se com Lucinha Araújo em talk-show no ano de 2010. A partir de 2012 deu início a uma turnê nacional com Serguei. Eternizado na Sétima Arte no documentário “OS OUTROS” (2016), documentário sobre covers, de SANDRA WERNECK, cineasta que fez o filme CAZUZA, O Tempo não Para! Acompanhe a conversa e músicas na voz de Pepê Moraes, como conver oficial de Cazuza.

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    1 hora e 5 minutos