Episódios

  • T04E07 | Nupcialidade | Os opostos se atraem? O perfil dos casamentos segundo a idade dos parceiros
    Jun 18 2025

    Você acha que a escolha do seu parceiro, marido ou esposa é uma decisão totalmente individual e que ela é baseada apenas numa questão de simpatia ou amor? Em geral, a gente acaba naturalizando essa questão como se houvesse uma única forma de se relacionar em uma união. Mas a história e os dados sobre o estudo dos casamentos e divórcios é uma das frentes de pesquisa dentro da demografia, pois os arranjos familiares são condicionados e condicionam diversos aspectos demográficos. No episódio de hoje a convidada é a Denise Pimentel, doutora em demografia pela UFRN. Ela defendeu a tese “Seletividade marital por idade entre casais heterossexuais no Brasil” que analisou os padrões e tendências de casamentos considerando as distinções de idade dos casais.

    Um estudo clássico da pesquisadora, Dra Elza Berquó, é a que apresenta a ideia de "pirâmide da solidão". O texto foi apresentado no encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais em 1986 e analisou as diferenças de idade entre os casais e já anunciava o que o trabalho da Denise confirmou acontecer até os dias de hoje. Ou seja, como a mortalidade dos homens é muito maior do que a das mulheres a partir das primeiras idades adultas, há um conflito e uma divergência entre a norma social de casamentos de homens mais velhos com mulheres mais jovens e, a partir de certas idades, uma dificuldade maior de mulheres encontrarem um parceiro para se unir. Vem conferir o episódio 7 da 4a temporada do Rasgaí!

    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • T04E06 | Interdisciplinaridade | A demografia nas interfaces com a geografia e a sociologia
    Jun 11 2025

    A pós-graduação stricto senso no Brasil é onde se desenvolve a maioria da pesquisa científica e é um ambiente muito rico de discussões, debates e novas perspectivas. Em particular, no caso da área de demografia, é um ambiente rico pela interdisciplinaridade. É justamente essa interdisciplinaridade que torna a demografia uma área tão fascinante e aqueles que se aproximam dela acabam se envolvendo de uma forma que não consegue mais enxergar o mundo a partir de uma única disciplina. Alguns autores chamam a demografia de uma "interdisciplina", como se a sua própria existência fosse justamente a necessidade de preencher as lacunas que existem entre as disciplinas.

    Para dar um exemplo dessa interdisciplinaridade e como elas se complementam e enriquecem, o episódio 6 dessa quarta temporada conta com a presença da geógrafa, Mariana Andreotti Dias e do sociólogo Vittorio Talone. Os dois estão desenvolvendo pesquisa de pós-doutoramento aqui no Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e conversaram sobre como percebem a interface da demografia nas suas trajetórias profissionais e como se deu sua inserção desde as suas formações disciplinares com a demografia.


    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • T04E05 | Cuidados | Trabalho doméstico remunerado e a discussão sobre cuidados
    Jun 4 2025

    O episódio 5 da 4a temporada do Rasgaí contou com a convidada Maria de Fátima Lage Guerra, doutora em demografia e pesquisadora do DIEESE, para falar sobre o trabalho doméstico remunerado e a discussão sobre as políticas de cuidados no Brasil.


    O processo de envelhecimento populacional, as mudanças no perfil das famílias e a dinâmica demográfica demandam novos olhares sobre esse mercado de trabalho que sempre foi invisibilizado nos debates públicos. Cuidar sempre foi naturalizado como uma atribuição feminina dentro do contexto dos domicílios e as mudanças sociodemográficas pressionam para novas perspectivas para suprir as lacunas desse cuidado.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • T04E04 | Migração | (i)Mobilidade populacional e sinergia das políticas sociais no rural do semiárido nordestino
    May 30 2025

    O episódio 4 desta quarta temporada conta com a participação do egresso Paulo Victor Maciel da Costa. Ele defendeu a sua tese de doutorado aqui no PPGDem no ano de 2024 com a temática da imobilidade das pessoas no contexto do semiárido setentrional. Ele buscou entender o motivo pelo qual as pessoas migram e não migram no contexto da população rural do Semiárido Setentrional nordestino. O foco da pesquisa foi entender como agem as políticas sociais, com especial destaque ao Programa 1 Milhão de Cisternas, nas estratégias de convivência com a seca. A partir de um conjunto de três ensaios, a pesquisa do Paulo buscou analisar em diversas escalas de análise o impacto das políticas sociais sobre a dinâmica da mobilidade da população nesse contexto de desigualdades sociais.


    Saiba mais sobre as pesquisas do PPGDem nas redes sociais (@ppgdem), no nosso canal do youtube (/demografiaufrn) e no nosso blog (demografiaufrn.net).


    Créditos | Trilha sonora:"Pleasant Porridge" Kevin MacLeod (incompetech.com)Licensed under Creative Commons: By Attribution 4.0 License

    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • T04E03 | Natalidade | Ter TV em casa influencia na quantidade de filhos?
    May 22 2025

    O episódio 3 da quarta temporada do Rasgaí traz uma conversa com a egressa do PPGDem, Wendella Sara Silva, que defendeu seu doutorado em demografia analisando uma das explicações que justificam a queda da natalidade, usando como caso de estudo o estado do Rio Grande do Norte. Ela analisou o processo de difusão do comportamento da fecundidade a partir de indicadores que analisam, entre outras coisas, a influência dos meios de comunicação e informação (particularmente o acesso à televisão) na redução da natalidade dos municípios do Rio Grande do Norte ao longo das últimas décadas.


    A pesquisa combina ferramentas demográficas e estatísticas para analisar os níveis de fecundidade dos municípios do RN entre os anos de 1980 e 2010. O trabalho completo pode ser consultado na íntegra no repositório institucional da UFRN, no link abaixo:


    http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58359

    SILVA, Wendella Sara Costa da. Por que escolhi ter menos filhos? Processos de difusão de fecundidade no Rio Grande do Norte, 1980 a 2010. Orientador: Dr. Moisés Alberto Calle Aguirre. 2023. 214f. Tese (Doutorado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • T04E02 | Educação | Desempenho escolar no ensino médio por meio de indicadores de adequação docente e infraestrutura escolar
    May 9 2025

    O episódio traz uma conversa com o egresso do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, João Gomes da Silva. Ele defendeu sua tese de doutorado com uma pesquisa sobre o desempenho escolar de estudantes do ensino médio a partir da construção de indicadores quantitativos para, entre outras coisas, comparar e identificar aspectos ligados à infraestrutura da escola e a adequação dos docentes na sua formação básica e as disciplinas ministradas.

    Para saber mais sobre a tese de doutorado, confira nosso site e nossas redes sociais.


    Créditos

    "I Got a Stick Arr Bryan Teoh" Kevin MacLeod(incompetech.com) - Licensed under Creative Commons: By Attribution 4.0 License

    "Pleasant Porridge" Kevin MacLeod(incompetech.com) - Licensed under Creative Commons: By Attribution 4.0 License


    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • T04E01 | Dinâmica demográfica na América Latina | Enrique Peláez
    Apr 28 2025

    O episódio 1 da 4a temporada teve como convidado o demógrafo Enrique Peláez, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), para falar sobre o contexto da dinâmica demográfica na América Latina e seus desafios. A sua visita à UFRN marcou o início das atividades científicas da cooperação entre as duas universidades na área de demografia e inclui pesquisas, intercâmbios e publicações conjuntas.A 4a temporada do Rasgaí inicia com o formato em vídeo intercalado com os tradicionais episódios no Spotify e principais agregadores de podcast. Fique atento que tem mais vindo por aí.

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • T03E13 | Doutorado Sanduíche: uma experiência internacional no meio do doutorado | Leandro Basílio Jr
    May 29 2023

    Uma das oportunidades que se abre quando a gente está desenvolvendo uma pesquisa de doutorado é a possibilidade de passar uma temporada fora do país. A Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, um órgão vinculado ao Ministério da Educação, tem um programa de bolsas específico para essa atividade. Esse programa é chamado PDSE “Programa Doutorado Sanduiche no Exterior” e abre anualmente seleção para que pesquisadores que estejam realizando doutorado no Brasil possam passar uma temporada de no mínimo 6 e no máximo 10 meses fora do país.

    É uma possibilidade importante para o que se costuma chamar de internacionalização da pesquisa científica brasileira. Contribui para estreitar laços de colaboração científica já existentes entre instituições brasileiras e do exterior ou mesmo criar novas conexões entre os grupos de pesquisa. Mas para além disso, trata-se de uma oportunidade excelente para o processo formativo do doutorando, pois permite experimentar rotinas de pesquisa, estruturas institucionais e, principalmente, novas culturas. O episódio traz uma conversa com o Leandro Basílio Jr., que é doutorando do PPGDem e, no ano passado, concorreu ao edital do PDSE e foi selecionado para passar uma temporada em Lisboa, Portugal. Ele está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) e nos contou como foi o processo de seleção e como está sendo sua experiência.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos