Episódios

  • Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental
    Sep 5 2025
    Na semana que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental”. Produzida pelos jornalistas Leila Herédia e Maurício de Santi, a série será veiculada em cinco episódios no programa Conexão Senado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio Senado FM. Os episódios também estarão disponíveis em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast. A reportagem mostra como cresce o número de pessoas que recorrem à inteligência artificial em busca de acolhimento emocional. Especialistas alertam, porém, para os riscos desse tipo de interação, que pode oferecer respostas frias ou inadequadas e, em alguns casos, agravar situações de fragilidade psicológica. A série também destaca usos positivos da tecnologia quando há mediação profissional, além de discutir medidas de proteção para usuários e os esforços de regulamentação em debate no Congresso Nacional. Produzida pela Rádio Senado, a reportagem especial busca ampliar o debate sobre os limites, desafios e responsabilidades no uso da inteligência artificial em temas tão sensíveis quanto a saúde mental.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil
    Aug 11 2025
    A série especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil" mergulha nos impactos da inteligência artificial no transporte rodoviário de cargas, destacando como essa tecnologia está revolucionando o setor com mais eficiência e responsabilidade. Os quatro programas abordam questões como inovação tecnológica, segurança nas estradas, criação de novos empregos e práticas sustentáveis, mostrando como essas mudanças estão moldando o presente e o futuro do transporte no Brasil. Com reportagens produzidas pelo jornalista Vladimir Spinoza, a série revela como a IA está transformando a logística ao automatizar processos, otimizar rotas e reduzir erros humanos, o que resulta em menos acidentes e emissões de poluentes. Especialistas em tecnologia, representantes do setor e profissionais das estradas trazem análises aprofundadas sobre os avanços tecnológicos e as perspectivas para o futuro. Entre eles, Vanina Dursk, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, que avalia que as mudanças já são perceptíveis no setor de logística. “O profissional poderá ter mais tempo para pensar e estudar soluções inteligentes às operações que realmente importam", afirma. A série detalha, ainda, como as ferramentas de inteligência artificial estão criando um transporte mais seguro, com sistemas inteligentes capazes de prever problemas e auxiliar motoristas em tempo real. O programa também explora o impacto da otimização de rotas, ajudando a evitar congestionamentos, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental. E, contrariando mitos sobre a substituição completa da força de trabalho, a reportagem especial apresenta histórias de como novos empregos estão sendo criados a partir da relação entre humanos e máquinas. Os profissionais de hoje precisam de qualificação para operar ferramentas modernas, apontando para um futuro com mais oportunidades e diferentes perfis de atuação. Os episódios da reportagem especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil” serão veiculados no programa Conexão Senado, às 8h30 da manhã. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/radio ou na plataforma de áudio da sua preferência.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara
    Jun 27 2025
    Maior nome da arqueologia brasileira, Niède Guidon morreu no último dia 4 de junho, aos 92 anos, em São Raimundo Nonato (PI). Suas pesquisas na Serra da Capivara, sudeste do Estado, reescreveram a história sobre a chegada do Homo sapiens às Américas. Mas seu legado ultrapassa a ciência: ela foi a principal responsável pela criação do Parque Nacional que conserva as riquezas naturais e culturais daquela parte da caatinga; e teve papel decisivo na transformação socioeconômica da região. Na reportagem “O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara”, o jornalista Celso Cavalcanti percorre as paisagens e os paredões de pinturas rupestres do Parque; conversa com quem trabalhou e conviveu ao lado de Niède; e descreve os registros que comprovam a presença humana no Piauí há dezenas de milhares de anos. O conteúdo, dividido em quatro episódios, está disponível na íntegra em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal
    Apr 30 2025
    A Rádio Senado lança a série especial "Lei de Responsabilidade Fiscal: 25 anos de história", uma produção que relembra a criação, analisa os efeitos e discute os desafios futuros de uma das legislações mais importantes para a gestão pública no Brasil. Aprovada em abril de 2000, a Lei Complementar 101 surgiu em um contexto de estabilização monetária impulsionada pelo Plano Real. Seu objetivo principal era assegurar o equilíbrio das contas públicas e proteger a estabilidade da moeda, por meio de mecanismos rigorosos de planejamento, transparência, controle e responsabilidade fiscal. Entre os principais dispositivos, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece condições para a renúncia de receitas, impõe limites para o aumento de despesas e endividamento e prevê sanções para o descumprimento de metas fiscais, como a restrição do uso de recursos do orçamento até a normalização da situação. Em três episódios, o jornalista Alexandre Campos traça um panorama dos impactos que a legislação provocou na gestão da União, dos estados e dos municípios, e aponta os novos desafios que surgem num cenário econômico e social em constante transformação. A série especial vai ao ar também no programa Conexão Senado entre os dias 5 e 7 de maio, sempre às 8h30 da manhã. Os episódios podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado ( www12.senado.leg.br/radio ) ou na plataforma de áudio de sua preferência.
    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Reportagem especial “Pequim+30” mostra avanços e desafios na igualdade de gênero
    Mar 25 2025
    Em homenagem ao Mês da Mulher, a equipe da Rádio Senado revisita os avanços e desafios das mulheres desde a 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada pela ONU em 1995, com a Reportagem Especial "Pequim+30". A produção destaca vozes, relatos e análises que evidenciam a luta contínua pela igualdade de gênero e a importância da preservação e ampliação dos direitos conquistados. A série de 5 partes aborda temas como participação política, empoderamento econômico, combate à violência e o impacto das políticas públicas na vida das mulheres. Especialistas, senadoras e representantes da sociedade civil trazem reflexões sobre o cenário atual e os desafios para os próximos anos. A série também dá voz a mulheres de diferentes gerações que compartilham suas experiências e expectativas para o futuro da igualdade de gênero. Os episódios estão disponíveis em senado.leg.br/radio e nas principais plataformas digitais. Acompanhe e participe desse debate essencial!
    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • Ventos da Liberdade: 40 Anos da Redemocratização
    Mar 12 2025
    A reportagem especial "Ventos da Liberdade - 40 Anos da Redemocratização" narra o fim da ditadura militar no Brasil, a eleição indireta de Tancredo Neves e o papel de José Sarney na transição para a democracia. Eleito em 1985, Tancredo Neves faleceu antes de tomar posse, e Sarney assumiu interinamente, liderando o país até a redemocratização, consolidada com a Constituição de 1988. A série, em três episódios, foi produzida pela Rádio Senado e aborda momentos-chave desse período e seus impactos na política e na vida dos brasileiros.
    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Marcas D'Água - A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul
    Dec 13 2024
    A reportagem especial Marcas d´Água – A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul, do jornalista Maurício de Santi, mostra como as enchentes de maio afetaram em cheio o setor cultural gaúcho. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 283 relataram danos ao patrimônio cultural. 57 bibliotecas foram totalmente ou parcialmente destruídas. As águas atingiram ainda 52 casas de cultura e centros culturais, 41 museus, 11 teatros, além de parques municipais, salas e escolas de música, igrejas, espaços alternativos de práticas culturais, arquivos públicos, uma fototeca e até uma quadra de escola de samba. Editoras ficaram submersas por mais de 20 dias, com os depósitos abarrotados de livros. Só em uma delas, a perda foi superior a 20 mil exemplares. Locais icônicos em Porto Alegre também foram afetados, como a Casa de Cultura Mario Quintana e a Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade, local onde acontece há 70 anos a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre. O evento chegou a ser ameaçado, mas acabou sendo realizado graças aos esforços do povo gaúcho. As ações dos governos federal, estadual e municipal para retomar o mais rapidamente os eventos culturais também estão na reportagem especial. E a resiliência dos gaúchos, que enfrentaram a tragédia com coragem e recolocaram de pé locais que pareciam terra arrasada, tudo isso em um tempo bem menor que o esperado. A reportagem especial Marcas d´Água – A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul é uma produção da Rádio Senado.
    Exibir mais Exibir menos
    32 minutos
  • O massacre de Porongos
    Nov 14 2024
    Rádio Senado apresenta série sobre os 180 anos do massacre de Porongos A reportagem especial que marca a semana da consciência negra retrata a luta dos Lanceiros Negros, escravizados traídos e mortos no fim da Revolução Farroupilha A reportagem especial “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros” resgata a importância histórica dos soldados escravizados que foram traídos e mortos na Revolução Farroupilha. O conflito armado ocorrido no Rio Grande do Sul, entre 1835 e 1845, teve como um de seus últimos capítulos a trágica Batalha de Porongos. Nesse confronto, cerca de 100 soldados negros que lutavam ao lado dos rebeldes em busca de liberdade, foram brutalmente assassinados pelas tropas imperiais na madrugada de 14 de novembro de 1844. Os quatro episódios da série, produzida por Luiz Felipe Liazibra e Leila Herédia, da Rádio Senado, pretendem apresentar um panorama histórico sobre o massacre e a importância de manter a memória dos Lanceiros Negros e contam com a participação de historiadores gaúchos, moradores da região e autoridades. A documentação histórica, como a Carta de Porongos, indica que a traição aos Lanceiros Negros foi um acordo prévio entre líderes farroupilhas e o Império. Essa decisão, motivada por interesses políticos e militares, condenou à morte esses combatentes que haviam confiado na promessa de liberdade. O massacre, embora polêmico e contestado por alguns grupos tradicionalistas, é registrado em diversas fontes históricas. Em Pinheiro Machado, local do ocorrido, a memória desse episódio é fragmentada, e muitos moradores desconhecem a traição. A série mostra que o apagamento foi feito na tentativa de preservar a imagem de líderes locais. Os episódios da reportagem especial “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros”serão veiculados no programa Conexão Senado de 18 a 22 de novembro, às 8h30 da manhã. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/radio ou na plataforma de áudio da sua preferência.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos