Episódios

  • Enquanto meu bloco não vem
    Feb 9 2026
    Na semana que antecede a folia, vai ao ar na Rádio Senado a reportagem especial "Enquanto meu bloco não vem”, que falará sobre elementos do carnaval que foram reconhecidos, a partir de leis aprovadas pelo Congresso Nacional, como “manifestações da cultura nacional”: o samba e seus instrumentos, os blocos de rua e as escolas de samba. Também será abordada a tese do direito ao Carnaval, do doutor em Direito pela USP Guilherme Varella. A reportagem conta com as participações de Luis Antonio Simas, Fábio Fabato e Walmir Pimentel, especialistas em samba, carnaval e cultura popular; do consultor do Senado na área de cultura, Luiz Renato Vieira; e de integrantes de escolas de samba e de blocos de carnaval, como o Galo da Madrugada e o Cordão da Bola Preta. A reportagem especial “Enquanto meu bloco não vem” é uma produção da Rádio Senado assinada por Douglas Castilho, historiador e componente da ala de compositores da Portela (RJ); Luiz Felipe Liazibra, cientista político e jornalista apaixonado por cultura; e Marcela Diniz, jornalista e passista da Unidos do Jardim Botânico (DF).
    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • Brasil-Japão: 130 anos de amizade
    Dec 22 2025
    Brasil e Japão celebram 130 anos do tratado que oficializou as relações diplomáticas entre os dois países e abriu o caminho para a imigração japonesa. A importância e as consequências desse acordo são o tema da Reportagem Especial Brasil-Jpão: 130 anos de amizade, uma produção Rádio Senado. Com a participação do embaixador japonês Hayashi Teiji, que acaba de encerrar sua missão no Brasil e de vários nipodescendentes, Ivan Godoy e Ricardo Nakaoka explicam em cinco capítulos como ocorreu a aproximação entre os dois países no século XIX, até a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 1895, os esforços dos imigrantes japoneses e sua grande contribuição à sociedade brasileira, a influência da cultura tradicional e também da cultura pop japonesas no Brasil, a existência de uma importante comunidade brasileira no Japão e as excelentes relações políticas, diplomáticas e comerciais entre os dois países.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • Curatela: entre o cuidado e o sacrifício
    Dec 9 2025
    O Conexão Senado lança nesta segunda-feira (8) uma reportagem especial sobre a curatela, um tema jurídico complexo e pouco discutido publicamente. "Curatela: entre o cuidado e o sacrifício" é uma série de três episódios que explora os desafios enfrentados por famílias que precisam gerir os bens e a vida de entes queridos incapazes de fazê-lo. A ideia é esclarecer o processo legal, por desmistificar o instituto e humanizar as histórias por trás dos termos jurídicos. A reportagem aborda casos reais, ouve especialistas em Direito de Família e discute as mudanças trazidas na legislação. Os ouvintes encontrarão informações práticas sobre como iniciar um processo de curatela e quais são os direitos e deveres do curador, fornecendo um serviço de utilidade pública ao promover o debate sobre dignidade, autonomia e proteção social. A reportagem completa está disponível no site da Rádio Senado.
    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos
  • Carlos Mota: A Pedagogia da Coragem
    Nov 24 2025
    A Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Carlos Mota: A Pedagogia da Coragem”, que resgata a vida, a morte e o legado do professor Carlos Ramos Mota, educador e diretor do Centro Educacional do Lago Oeste no Distrito Federal, que foi assassinado em 20 de junho de 2008, na garagem de sua própria casa, a Chácara Brilho da Lua. O crime foi motivado por sua postura firme e incansável no combate ao tráfico de drogas nas imediações da escola. A reportagem, produzida pelo jornalista Otávio Augusto, baseia-se no documentário premiado “ Carlos Mota – Entre Arquivos e Lembranças ”, que transformou a ausência do professor em uma denúncia e um projeto de memória. A produção da Rádio Senado busca ampliar o compromisso coletivo de proteger quem protege o futuro, as professoras e professores de todo o Brasil.
    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental
    Sep 5 2025
    Na semana que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental”. Produzida pelos jornalistas Leila Herédia e Maurício de Santi, a série será veiculada em cinco episódios no programa Conexão Senado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio Senado FM. Os episódios também estarão disponíveis em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast. A reportagem mostra como cresce o número de pessoas que recorrem à inteligência artificial em busca de acolhimento emocional. Especialistas alertam, porém, para os riscos desse tipo de interação, que pode oferecer respostas frias ou inadequadas e, em alguns casos, agravar situações de fragilidade psicológica. A série também destaca usos positivos da tecnologia quando há mediação profissional, além de discutir medidas de proteção para usuários e os esforços de regulamentação em debate no Congresso Nacional. Produzida pela Rádio Senado, a reportagem especial busca ampliar o debate sobre os limites, desafios e responsabilidades no uso da inteligência artificial em temas tão sensíveis quanto a saúde mental.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil
    Aug 11 2025
    A série especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil" mergulha nos impactos da inteligência artificial no transporte rodoviário de cargas, destacando como essa tecnologia está revolucionando o setor com mais eficiência e responsabilidade. Os quatro programas abordam questões como inovação tecnológica, segurança nas estradas, criação de novos empregos e práticas sustentáveis, mostrando como essas mudanças estão moldando o presente e o futuro do transporte no Brasil. Com reportagens produzidas pelo jornalista Vladimir Spinoza, a série revela como a IA está transformando a logística ao automatizar processos, otimizar rotas e reduzir erros humanos, o que resulta em menos acidentes e emissões de poluentes. Especialistas em tecnologia, representantes do setor e profissionais das estradas trazem análises aprofundadas sobre os avanços tecnológicos e as perspectivas para o futuro. Entre eles, Vanina Dursk, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, que avalia que as mudanças já são perceptíveis no setor de logística. “O profissional poderá ter mais tempo para pensar e estudar soluções inteligentes às operações que realmente importam", afirma. A série detalha, ainda, como as ferramentas de inteligência artificial estão criando um transporte mais seguro, com sistemas inteligentes capazes de prever problemas e auxiliar motoristas em tempo real. O programa também explora o impacto da otimização de rotas, ajudando a evitar congestionamentos, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental. E, contrariando mitos sobre a substituição completa da força de trabalho, a reportagem especial apresenta histórias de como novos empregos estão sendo criados a partir da relação entre humanos e máquinas. Os profissionais de hoje precisam de qualificação para operar ferramentas modernas, apontando para um futuro com mais oportunidades e diferentes perfis de atuação. Os episódios da reportagem especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil” serão veiculados no programa Conexão Senado, às 8h30 da manhã. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/radio ou na plataforma de áudio da sua preferência.
    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara
    Jun 27 2025
    Maior nome da arqueologia brasileira, Niède Guidon morreu no último dia 4 de junho, aos 92 anos, em São Raimundo Nonato (PI). Suas pesquisas na Serra da Capivara, sudeste do Estado, reescreveram a história sobre a chegada do Homo sapiens às Américas. Mas seu legado ultrapassa a ciência: ela foi a principal responsável pela criação do Parque Nacional que conserva as riquezas naturais e culturais daquela parte da caatinga; e teve papel decisivo na transformação socioeconômica da região. Na reportagem “O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara”, o jornalista Celso Cavalcanti percorre as paisagens e os paredões de pinturas rupestres do Parque; conversa com quem trabalhou e conviveu ao lado de Niède; e descreve os registros que comprovam a presença humana no Piauí há dezenas de milhares de anos. O conteúdo, dividido em quatro episódios, está disponível na íntegra em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos