
Reprovação do governo em pesquisa com deputados indica necessidade de diálogo, diz diretor da Quaest
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reprovado por 46% dos deputados federais brasileiros, segundo aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira. Outros 27% dos parlamentares aprovam a gestão, enquanto 24% acham que o petista faz uma gestão regular e 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam. O levantamento ouviu 203 dos 513 deputados, entre 7 de maio e 30 de junho, e tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos. Esse período capta a derrota do governo ante o Congresso, que derrubou, no fim de junho, o decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar manter o decreto.
A pesquisa Quaest também questionou aos deputados federais com qual frequência eles consideram que o STF invade as competências do Congresso. Para 49%, isso ocorre "sempre". O levantamento ainda ouviu os parlamentares sobre pautas importantes para o governo. A maioria dos deputados (70%) é contra o fim da jornada 6x1 e é favorável (88%) à elevação da faixa de isenção do imposto de renda.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor de Inteligência da Quaest, Guilherme Russo, avaliou que os resultados indicam a necessidade maior diálogo entre o governo e o Congresso. “O governo tem que conversar muito com os líderes para encontrar pautas em comum. É parte da democracia que essa conversa seja feita. É um governo de esquerda, mas minoritário no Legislativo”, afirmou.
See omnystudio.com/listener for privacy information.