Episódios

  • EP: 01 | COMO EMPREENDER DE MODO SUSTENTÁVEL
    Sep 6 2023

    Neste primeiro episódio, trazemos para o debate três plataformas que fomentam a Moda e seu poder criativo através de pequenos negócios inovadores que estão mudando o cenário nacional: Sebrae, Nordestesse e Brasil Eco Fashion Week.

    Temas como empreendedorismo responsável, resgate de saberes ancestrais, igualdade de gênero e diversidade racial, estão presentes nessa conversa que valoriza a cultura brasileira e promove e incentiva os valores socioambientais na construção das novas marcas.

    Esse episódio é assinado pelo nosso patrocinador Sebrae.

    Mediação- Yamê Reis (REF)

    Kamila Merle- gestora de Moda do Sebrae

    Rafael Moraes- Diretor Executivo do Brasil Eco Fashion Week

    Daniela Falcão- jornalista, fundadora da plataforma Nordestesse

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    1 hora e 11 minutos
  • EP: 02 | O QUE É CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL?
    Sep 5 2023

    Neste episódio, debatemos de que modo as marcas de moda podem cumprir as metas da ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis. Quais compromissos envolvem atitudes responsáveis de consumo? Resgatar roupas que seriam descartadas, compensar o alto volume de produção com ações de reflorestamento, e questionar as necessidades de consumir mais um objeto-desejo, são alguns pontos trazidos para o debate. Não tem solução simples, mas agir para reduzir, reutilizar e repensar é uma urgência no cenário mundial.

    Mediação- Yamê Reis (REF)

    Giovanna Nader- comunicadora, autora e podcaster

    Larissa Greven- fundadora da Oficina Muda

    Taciana Abreu- head de sustentabilidade do Grupo Soma

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    1 hora e 1 minuto
  • EP: 03 | CONSTRUINDO MARCAS RESPONSÁVEIS
    Sep 5 2023

    Neste episódio, abordamos como o ecossistema da Moda está adotando práticas sustentáveis com foco na pauta ESG (Ambiental, Social e Governança). Vamos ouvir insights valiosos de três mulheres, referências em suas áreas, trazendo suas experiências, inspirando e mostrando que não existe fórmula única. A construção de uma marca responsável requer uma abordagem holística, abrangendo tanto os aspectos ambientais, como a redução de resíduos, quanto os sociais, incluindo o engajamento dos colaboradores. Incorporar práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia da Moda , promover a diversidade, equidade e inclusão, e aderir a valores e propósitos sólidos, demonstra respeito pelas pessoas e pelo planeta.

    Mediação- Lilly Clark (REF)

    Eloá Corsatto – coordenadora de sustentabilidade Animale

    Renata Abranchs – Criadora e CEO do Renata Abranchs Branding

    Sabrina Dutra – coordenadora de projetos e ambientação do Shopping Leblon

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    57 minutos
  • EP: 04 | O MAIS SUSTENTÁVEL POSSÍVEL
    Sep 5 2023

    O foco dessa conversa é mostrar o pioneirismo do Instituto E e seu papel na costura das parcerias em prol do desenvolvimento de produtos com aspectos e critérios de sustentabilidade. De mãos dadas com a Osklen, vem desenvolvendo uma cadeia produtiva que atua de forma colaborativa na criação de produtos de alta eficiência, que reduzem o impacto no uso de matérias químicas nocivas as pessoas e ao meio ambiente. A Quimica Inteligente é um dos elos dessa cadeia, uma empresa que existe para trazer inovações e soluções em preparações químicas sustentáveis para a indústria têxtil.

    Mediação- Yamê Reis (REF)

    Mariana Maia- fashion designer na Osklen

    Mariana Bazzoni- diretora executiva do Instituto E

    Clayton Roberto- fundador da Química Inteligente

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    53 minutos
  • EP: 05 | MODA E IMPACTO SOCIAL
    Sep 5 2023

    Neste episódio, mostraremos o papel da moda que transcende seu papel econômico e influencia nossa cultura e sociedade. Como um dos maiores empregadores globais, especialmente para mulheres - com até 80% de sua força de trabalho composta por elas - a indústria enfrenta desafios significativos relacionados à desigualdade de gênero. A responsabilidade social passa a ser um pilar fundamental, e marcas como Projeto Fio e IMPT! buscam ser agentes de transformação social, promovendo bem-estar e empoderamento para mulheres em suas comunidades. Empresas de capital aberto, como a Farm do Grupo Soma, investem em educação e capacitação, reconhecendo o seu papel na promoção de mudanças sociais. Ouviremos histórias inspiradoras de como a moda tem potencial de se tornar um farol de esperança ao abraçar a responsabilidade social e promover um futuro em que estilo e ética coexistem.

    Mediação- Lilly Clark (REF)

    Carolina Rocha – cofundadora e designer na IMPT!

    Diego Francisco – head de marketing na Farm

    Mariana Bittencourt – Cofundadora e arte terapeuta no Projeto Fio


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    1 hora e 3 minutos
  • EP: 06 | EMPRESA MELHOR, MUNDO MELHOR
    Sep 5 2023

    Neste episódio debatemos a ideia de que lucro e sustentabilidade não são conceitos divergentes. Nos provocamos a repensar nosso modelo econômico, a questionar o crescimento sem limites, e o uso de recursos naturais olhando para o conceito de circularidade. Nesse novo paradigma, empresas como Tátil, Sistema B e EcoSimple não apenas se destacam, mas também nos mostram um caminho viável para um futuro em que a prosperidade e o bem-estar coletivo caminham lado a lado. Uma realidade onde o sucesso não é mais medido apenas em termos de lucro, mas também pelo impacto positivo que geram no mundo.

    Mediação- Lilly Clark (REF)

    Amanda Gebara –Head de Estratégia na Tátil Design

    Claudio Rocha – Designer e cofundador da EcoSimple

    Juan Domingues – Gerente de Relacionamento e Causa no Sistema B

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    53 minutos
  • EP: 07 | DE OLHO NAS EMISSÕES DA MODA
    Sep 5 2023

    Neste episódio, discutimos como a indústria da moda brasileira pode e deve reduzir suas emissões de carbono, tornando-se uma importante aliada na luta contra as mudanças climáticas. O setor da moda é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, superando até mesmo os setores de aviação e transporte marítimo juntos. As emissões indiretas de escopo 3, que ocorrem ao longo de toda a cadeia de valor e durante o consumo, são a principal fonte de emissões na indústria da moda, tornando crucial uma avaliação abrangente de toda a cadeia de produção.

    No episódio, investigamos estratégias para descarbonizar a moda brasileira, envolver fornecedores na redução de emissões e promover boas práticas de sustentabilidade. Nossas convidadas compartilham experiências bem-sucedidas e exemplos inovadores que ajudarão a moldar o futuro sustentável da indústria da moda brasileira.

    Mediação-Carol Perlingiere-(REF) Diretora de Integração ESG da Verability

    Camila Zelezoglo - Coordenadora de sustentabilidade e inovação da Associação Brasileira da Industria Textil e de Confecção (ABIT)

    Emily Ewell- Cofundadora & CEO da Pantys

    Isabella Barbieri- Head de operações da Alme


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    51 minutos
  • EP: 08 | REGENERAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA
    Sep 5 2023

    Regeneração é um termo que vem sendo muito usado quando se fala de sustentabilidade. Neste episódio, vamos entender o que ele significa e como a cadeia de valor da indústria da moda pode atuar e contribuir para a regeneração da biodiversidade investindo em fibras e processos produtivos regenerativos de biomas devastados pelas monoculturas.

    Esse tema se relaciona com o conceito de Economia Solidária, onde os agentes criam um ecossistema econômico no qual todos ganham de forma justa, e investem os lucros em benefício da própria cadeia produtiva.

    Prepare-se para pensar fora da caixa e entender novas formas de geração de riqueza para as pessoas e para o planeta.

    Mediação-Yamê Reis e Lilly Clark (REF)

    Nelsa Nespolo- Presidente e cofundadora da Justa Trama

    Beto Bina- cofundador da Farfarm.

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    39 minutos