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  • Formação da Literatura Brasileira: Antônio Cândido, Silviano Santiago e a Consciência do Atraso
    Dec 18 2025

    Antônio Cândido cunhou dois termos que definem a história intelectual brasileira: "consciência amena do atraso" e "consciência catastrófica do atraso". Nesta gravação, analiso a leitura de Silviano Santiago sobre A formação da literatura brasileira — e por que ele defendia que o pré-modernismo (Lima Barreto, Euclides da Cunha) serve mais ao Brasil do que o modernismo de 22.🔍 VOCÊ VAI ENTENDER:- Consciência amena vs catastrófica do atraso (Antônio Cândido)- Darcy Ribeiro e o golpe de 64: quando a confiança no Brasil acabou- Silviano Santiago demolindo a intelectualidade brasileira: 110 milhões de habitantes, 3.000 leitores para ter sucesso- Por que Gilberto Freyre se "apequena" e Cândido se "engrandece"- Lima Barreto: redundância e repetição ao invés de ganchos sensacionalistas- Euclides da Cunha: a razão europeia que se curva diante de Canudos- Intelectualidade cordial: aparência sem profundidade- Por que as inovações do modernismo levaram 50 anos para serem absorvidas (e já não serviam)Silviano Santiago mostra que a consciência catastrófica não é pessimismo — é realismo sobre um país onde a cultura letrada sempre foi privilégio de uma aristocracia desconectada. E propõe: voltemos ao pré-modernismo, à escrita popular, à redundância que conscientiza.📚 AUTORES DISCUTIDOS:Antônio Cândido • Silviano Santiago • Lima Barreto • Euclides da Cunha • Gilberto Freyre • Darcy Ribeiro • Guimarães Rosa---🔗 SUBSTACK: https://oabertinho.substack.com/🔗 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/o_abertinho/🔗 A ENGENHOCA: comunidade.aengenhoca.com#AntonioCandido #SilvianoSantiago #LimaBarreto #EuclidesdaCunha #LiteraturaBrasileira #Premodernismo #FormacaoDaLiteratura #CriticaLiteraria #PensamentoSocialBrasileiro #ConscienciaCatastrofica

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    22 minutos
  • Edward Said e a Literatura Universal: por que o eurocentrismo persiste?
    Dec 16 2025

    Edward Said, intelectual palestino que lecionou 40 anos em Columbia, está sendo invocado pelos protestos pró-Palestina em 2025. Seu livro "Cultura e Imperialismo" foi encontrado nos acampamentos estudantis. Mas o que Said realmente dizia sobre literatura universal e eurocentrismo?Nesta gravação, analiso um dos argumentos centrais de "Cultura e Imperialismo": a crítica ao conceito de "literatura universal" (Weltliteratur) e como ele perpetua uma visão geográfica do poder cultural.🔍 VOCÊ VAI ENTENDER:- Por que o conceito de "literatura universal" de Goethe era antieurocêntrico (mas foi distorcido)- Gramsci vs. Lukács: geografia vs. temporalidade como método crítico- Haroldo de Campos e a "Razão Antropofágica": o Brasil como Alemanha periférica- Por que a literatura brasileira (e africana, asiática) continua sendo tratada como "tardia"- Leitura contrapontística: ler Jane Austen E Frantz Fanon juntos- A questão do Sul da Itália em Gramsci e PasoliniEdward Said não criou uma teoria fechada sobre imperialismo cultural - ele propôs uma GEOGRAFIA do poder que desmonta a teleologia europeia. Este vídeo é parte da série "Narrativa Descolonizadora".Referências: Edward Said (Cultura e Imperialismo, Orientalismo), Gramsci (Questão Meridional), Lukács (História e Consciência de Classe), Haroldo de Campos (Razão Antropofágica), Goethe (Weltliteratur), Pasolini, Carlo Ginzburg📝 Artigos completos no Substack: https://oabertinho.substack.com/📱 Instagram com mais conteúdo: https://www.instagram.com/o_abertinho/🎓 Comunidade e cursos: comunidade.aengenhoca.com#EdwardSaid #CulturaEImperialismo #Orientalismo #PensamentoDecolonial #NarrativaDescolonizadora #Gramsci #Lukács #LiteraturaUniversal #Eurocentrismo #HaroldodeCampos #Palestina #ColumbiaUniversity #EpistemologiasDoSul

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    22 minutos
  • Joãozinho da Goméia: memória social, patrimônio cultural
    Apr 21 2024
    A tese de doutorado de Leon Araújo (defendida na Unirio), um dos participantes do tombamento do terreiro da Goméia, mostra um itinerário importante das disputas atuais sobre patrimônio e memória social. No mais, nós ajuda a compreender melhor a história política, social e cultural em nosso país nos últimos cinquenta anos. #patrimôniocultural #historiadobrasil #historiadoriodejaneiro #candomblé #culturapopular #memoria #historia
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  • Sobre a possível leveza da teoria na história
    Mar 22 2024

    Confira o curso a ser ministrado em breve e os preços promocionais: https://www.sympla.com.br/corpo-e-alma-do-brasil-entre-conciliacao-e-personalismo__2374648

    Será que a teoria em história tem que ser pensada de forma negativa, com um peso para alunos e professores? Ela também não tem um lado polêmico que quase às vezes faz esquecer seu peso intelectual? A partir de um relato da professora Rebeca Gontijo, faço um breve relato sobre o leve peso da teoria para a história.

    #historia #historiografia #teoria #cultura #culturabrasileira

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  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (Aula 2 - caps. I a VI)
    Mar 1 2024
    Nos primeiros capítulos de A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin historiografa o que ele entende por técnica e introduz suas primeiras noções: a de áura e a de valor de culto/valor de exposição. É o início de sua visão sobre a reprodução técnica na modernidade. GOSTOU DO PROGRAMA? ENVIE UMA GORJETA NA CHAVE PIX rogeriomattos28@gmail.com REDES SOCIAIS Site: oabertinho.com.br Twitter: @oabertinho Instagram: @o_abertinho #walterbenjamin #benjamin #obradearte #filosofia #história #cultura #criticaliteraria
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    38 minutos
  • Diante da imagem (cap. 3), de Didi-Hubeman (A história da arte nos limites de sua simples razão)
    Feb 8 2024

    No capítulo 3 do livro Diante da imagem, "A história da arte nos limites de sua simples razão", Didi-Huberman denuncia o conjunto de fórmulas mágicas (esquematismo) a que se limitou a história da arte a partir do tom kantiano adotado pela disciplina depois da invenção da iconologia por Panofsky. Continuo a série de leituras de cada capítulo desse livro, agora explicitando os pressupostos da crítica do autor francês feita a sua disciplina. GOSTOU DO PROGRAMA? ENVIE UMA GORJETA NA CHAVE PIX rogeriomattos28@gmail.com REDES SOCIAIS Site: oabertinho.com.br Twitter: @oabertinho Instagram: @o_abertinho #cultura #história #filosofia #arte #artes #históriadaarte #historiadaarte

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    37 minutos
  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (Aula 1 - Apresentação + Preâmbulo)
    Jan 31 2024

    Talvez o texto mais conhecido de Walter Benjamin, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica passou por décadas por um estranho e deliberado processo de esquecimento. A história da criação e recepcão desse ensaio, e o comentário sobre seu preâmbulo, é o que apresento nessa primeira aula. Aos poucos, através de uma leitura lenta e atenta, em outras aulas tentarei dar conta do texto como um todo. GOSTOU DO PROGRAMA? ENVIE UMA GORJETA NA CHAVE PIX rogeriomattos28@gmail.com REDES SOCIAIS Site: oabertinho.com.br Twitter: @oabertinho Instagram: @o_abertinho #walterbenjamin #benjamin #obradearte #filosofia #história #cultura #criticaliteraria

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    52 minutos
  • A literatura e o mal, de Georges Bataille [resenha]
    Jan 29 2024

    Por que a literatura tem um vínculo com o mal? Bataille acredita que o escritor é jogado em não lugar social, e que o eventual reconhecimento que eles possam ter surge mais de um acaso ou sorte do que de um cálculo previamente estabelecido. A literatura como função soberana joga com a transgressão, com a morte e o erotismo. Seu livro expõe como esse jogo faz borrar as fronteiras entre bem e mal, e rechaça qualquer vínculo da literatura com o utilitarismo. GOSTOU DO PROGRAMA? ENVIE UMA GORJETA NA CHAVE PIX rogeriomattos28@gmail.com REDES SOCIAIS Site: oabertinho.com.br Twitter: @oabertinho Instagram: @o_abertinho #cultura #criticaliteraria #literatura #filosofia

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