Sufrágio  Por  capa

Sufrágio

De: Folha de S.Paulo
  • Sumário

  • As mulheres são hoje mais da metade do eleitorado brasileiro. Mas, do outro lado da urna, elas não chegam nem perto da parcela de homens eleitos. No ano em que o voto feminino completa 90 anos, a jornalista Angela Boldrini viaja o Brasil para contar a história de eleitoras, candidatas e eleitas e entender por que a desigualdade de gênero na política ainda é imensa. Sufrágio é um podcast da Folha que tem o apoio do Pulitzer Center for Crisis Reporting. Os episódios são publicados às quintas-feiras nas principais plataformas de podcast.

    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • [DICA] Conheça o Caso das 10 Mil, novo podcast da Folha sobre aborto e política no Brasil
    Aug 30 2023

    Caso das 10 Mil é um podcast narrativo da Folha que conta a história do maior processo judicial sobre aborto do Brasil. A partir de 30 de agosto, as repórteres Angela Boldrini e Carolina Moraes investigam a derrocada da Clínica de Planejamento Familiar de Campo Grande (MS), relatam as implicações do caso para as milhares de mulheres afetadas e mostram como o aborto foi parar no centro do debate político brasileiro. Os episódios vão ar às quartas-feiras e podem ser ouvidos nos principais tocadores de podcast e no site da Folha.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • V. Exa, a eleitora
    Oct 6 2022

    Em 2022, o direito das mulheres de ir às urnas completou 90 anos e o voto feminino nunca foi tão cobiçado. O episódio final do Sufrágio explica os motivos do protagonismo do eleitorado feminino na corrida presidencial.

    O episódio também debate os resultados do Legislativo e dos governos estaduais. Desde o aumento menor que o de 2018 no Congresso até conquistas inéditas como a eleição de mulheres trans, a série conversa com eleitas e especialistas para entender o que as eleições do domingo (2) nos dizem sobre a presença feminina no poder.

    O podcast conversa com as deputadas federais eleitas Erika Hilton (PSOL-SP) e Sônia Guajajara (PSOL-SP); a repórter da Folha especializada em religião Anna Virginia Balloussier; a vereadora de Toritama (PE) Carol Gonçalves (MDB); a diretora do Instituto Vamos Juntas, Larissa Alfino e as cientistas políticas Débora Thomé e Hannah Maruci.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • Marielle
    Sep 29 2022

    No dia 14 de março de 2018, o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) mudou para sempre a política brasileira. Notícia no mundo inteiro, o atentado levou milhares às ruas no Brasil e gerou uma onda de candidaturas femininas negras. O sexto episódio do Sufrágio debate a simbologia de Marielle e a violência política de gênero contra eleitas e candidatas.

    Participam do episódio a diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), a deputada estadual Isa Penna (PC do B-SP), a candidata a deputada estadual Flávia Gontijo (SD-MG), a professora de filosofia da UFRJ Carla Rodrigues e a assessora parlamentar Mariana Medeiros.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos

Sinopse

As mulheres são hoje mais da metade do eleitorado brasileiro. Mas, do outro lado da urna, elas não chegam nem perto da parcela de homens eleitos. No ano em que o voto feminino completa 90 anos, a jornalista Angela Boldrini viaja o Brasil para contar a história de eleitoras, candidatas e eleitas e entender por que a desigualdade de gênero na política ainda é imensa. Sufrágio é um podcast da Folha que tem o apoio do Pulitzer Center for Crisis Reporting. Os episódios são publicados às quintas-feiras nas principais plataformas de podcast.

Mais do mesmo

O que os ouvintes dizem sobre Sufrágio

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.