
T01E01 - Quem chora mais: a mãe ou o bebê?
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
O momento do nascimento do bebê é um momento mágico, mas você sabia que a felicidade pode não surgir nos primeiros dias? O puerpério, esta fase da vida que se inicia com o nascimento do bebê, pode ser um período repleto de dúvidas, inseguranças e tristeza.
O chamado "baby blues" ocorre nos primeiros dias pós-parto e pode durar 2-3 semanas. É muito mais comum do que se pensa e a maioria das mulheres vai apresentar choro fácil e labilidade emocional nesse período. Já a depressão pós-parto é uma entidade clínica que acomete mulheres nos primeiros meses após o nascimento do bebê. A grande maioria das mulheres sequer é diagnosticada.
Alguns fatores de risco são descritos como diagnóstico prévio de depressão, cesariana de emergência, transtorno de ansiedade e uma rede de apoio inadequada.
Nesse episódio, vamos contar nossas experiências no puerpério e como lidamos com essas dificuldades.
Leia mais em:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Depressão Pós-parto. São Paulo: Febrasgo; 2020. (Protocolo Febrasgo de Obstetrícia, nº 3/Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério).