
T04E08 | Educação | Reprovados pela pandemia ou pela desigualdade?
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A pandemia de Covid-19 mudou drasticamente a educação no Brasil e a pesquisa buscou entender os efeitos dessa crise sobre os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O principal objetivo foi descobrir se a pandemia aumentou os índices de reprovação e de abandono escolar e se esse impacto foi diferente entre os alunos que ingressaram por cotas e os de ampla concorrência. Essa investigação é fundamental, pois as dificuldades enfrentadas por esses jovens estudantes podem afetar não apenas seu futuro individual, mas também a qualificação dos profissionais que chegarão ao mercado de trabalho nos próximos anos.
Esse foi o tema da pesquisa de doutorado de Alberto Alexandre Lima de Almeida junto ao Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e é o nosso convidado deste episódio 8 da quarta temporada do Rasgaí. Ele analisou os registros escolares de 3.284 estudantes de 20 campi do IFRN, acompanhando suas trajetórias desde 2019, antes da pandemia, até o fim de 2022. Além de analisar os números, ele fez uma análise qualitativa com alunos e pedagogas para entender as experiências e os desafios vividos durante o período de ensino remoto. Essa combinação de análise de dados e entrevistas permitiu uma visão mais completa do cenário.
Os resultados mostraram que o índice de reprovação dos alunos cotistas foi maior do que o dos não cotistas durante todo o período analisado. Curiosamente, a taxa de abandono (evasão) foi parecida para os dois grupos. As conversas revelaram que a maior dificuldade para todos foi a adaptação ao ensino a distância, especialmente a falta de concentração nas aulas. No entanto, para os alunos cotistas, as condições familiares, muitas vezes mais desafiadoras, tornaram esse obstáculo ainda maior. A conclusão do estudo reforça a importância de políticas públicas, como o sistema de cotas, para garantir a igualdade de oportunidades na educação. Os achados servem como um alerta e um argumento para que essas políticas não só continuem, mas sejam fortalecidas, criando uma rede de apoio que ajude os estudantes a superar as adversidades e a concluir seus estudos com sucesso.
Acesse a pesquisa completa para saber mais no link: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60493