
T05#02 - Era uma vez uma auto-análise
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
Este episódio discute a chamada auto-análise de Freud, realizada entre 1897 e 1900, período em que ele elaborou suas primeiras hipóteses sobre o inconsciente, os sonhos e a sexualidade. O ponto de partida é a parceria anterior com Josef Breuer, médico com quem publicou Estudos sobre a histeria em 1895 ea correspondência de Freud com Wilhelm Fliess .
A relação com Breuer e Fliess revela dois modos distintos de interlocução: o primeiro,marcado por uma relação quase filial e bastante tranquila, já o segundo, marcado pela intensidade pessoal e pelo compartilhamento das ideias ainda em formação. É nesse espaço intermediário que se deu a famosa a auto-análise de Freud, um processo que uniu reflexão teórica, elaboração, escrita e que estaria na posição de mito fundador da psícanálise.
O episódio retoma a leitura de Henri Ellenberger, Erik Porge e Peter Gay dentre outros para discutir em que medida a autoanálise de Freud pode ser compreendida como um exercício clínico ou, antes, como um mito.
Bora? Bora!
E se gostou, segue a gente lá no Instagram: @_vini.lara e @circulojf
Também vale conferir a divulgação do nossa Jornada de Estudos Psicanalíticos de 2025, com o Tema A psicanálise e suas práticas - para mais informações --> CLIQUE AQUI
BIBLIOGRAFIA DO EPISÓDIO:
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
GAY, Peter. Freud: uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ELLENBERGER, Henri F. A descoberta do inconsciente: história e evolução da psiquiatria dinâmica. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
FREUD, Sigmund; BREUER, Josef. Estudos sobre a histeria (1895). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. II. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
FREUD, Sigmund. História do movimento psicanalítico (1914). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
PORGE, Éric. Freud/Fliess: mito e quimera da autoanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998
LACAN, Jacques. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: o seminário, livro 11 (1964). Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
SULLOWAY, Frank J. Freud, biologist of the mind: beyond the psychoanalytic legend. 2. ed. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.
VIDAL, Paulo Eduardo Viana. A invenção da psicanálise e a correspondência Freud/Fliess. Estilos clin., São Paulo , v. 15, n. 2, p. 460-479, dez. 2010 . Disponível em . acessos em 17 out. 2025.