Episódios

  • T04#07 - Amor Fati
    Jul 2 2025

    Neste episódio, estou conversando com meu amigo Alberto Luiz, mestre e doutorando em Filosofia, para uma conversa sobre o conceito de Amor Fati, expressão latina que significa “amor ao destino”. Partindo da tradição estoica e chegando à formulação radical de Friedrich Nietzsche, discutimos como esse princípio atravessa tanto a ética quanto uma estética da existência.

    O Amor Fati, em Nietzsche, não é mera aceitação resignada do que acontece, mas uma afirmação ativa da vida em sua totalidade, incluindo o sofrimento, a perda e a finitude. Conversamos sobre como esse pensamento se insurge contra a nostalgia, o idealismo e o ressentimento, propondo uma relação mais profunda e criadora com o tempo, com a história pessoal e com o mundo.

    Entre filosofia, experiência e sensibilidade, exploramos as implicações existenciais e políticas de amar o que nos acontece, não apesar de tudo, mas por causa de tudo.

    Vamos?

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Extra - As formações e deformações do analista
    Jun 7 2025


    O que é que forma um psicanalista?

    Essa pergunta que atravessa a história da psicanálise desde Freud, ganha contornos cada vez mais complexos no Brasil de hoje. Neste episódio extra do Tá Freud!, nós vamos fazer uma caminhada crítica sobre os impasses e as deformações que marcam os dispositivos de formação analítica na contemporaneidade. Começando lá na fundação da Sociedade Psicológica das Quartas-feiras e indo até a multiplicação de “cursos livres” e “formações-relâmpago” nas redes sociais, o objetivo é pensar o que se perde quando a transmissão da psicanálise é capturada por lógicas de certificação, performance e consumo.

    Vamos conversar um pouco sobre o modelo tradicional da IPA, suas contribuições e suas amarras, a crítica de Lacan à análise didática, a proposta do passe e as tentativas de refundação que surgem a partir daí, passando pelo impacto da racionalidade neoliberal sobre o campo psicanalítico, que transforma a formação em produto, o analista em influencer e o desejo em ferramenta de marketing. Mas não são só cenários ruins nessa história. É possível encontrar coletivos, núcleos experimentais e escolas autônomas que resistem, reinventam e mantêm vivo o gesto ético que sustenta a formação,

    Se você tem se perguntado sobre como estudar a psicanálise, por onde começar, o que considerar ao escolher um percurso, ou se já se encontra nele e tem que se haver com seus dilemas, esse episódio pode trazer algumas reflexões pra juntar com as suas. Porque, no fundo, a formação do analista é menos sobre um caminho único do que sobre a sustentação de uma aposta. E talvez o que justifique ainda hoje a existência da psicanálise seja justamente isso: o fato de que nenhuma instituição, por si só, pode garantir o efeito de desejo que funda essa experiência.


    E se quer conhecer o trabalho do Círculo de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, estão aqui os links:


    Site Institucional: https://www.circulojf.com.br/

    Instagram: @circulojf

    Formação: https://www.circulojf.com.br/curso


    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • T04#06 - Quando desistir?
    May 29 2025

    Desistir, tá aí uma palavra quase sempre associada a fraqueza, fracasso, covardia… Mas e se desistir fosse, em certos momentos, o único gesto possível de lucidez?

    Neste episódio, partimos do mito de Sísifo - o homem condenado a repetir eternamente um esforço sem fim - para pensar o quanto de nós também vive empurrando pedras que já não fazem mais sentido.

    Inspirado pelo livro “Sobre Desistir”, de Adam Phillips, publicado pela editora Ubu, vamos pensar um pouco sobre essa moral da perseverança que atravessa nossa cultura contemporânea. Uma moral que nos convoca a seguir, a resistir, a insistir, mesmo que isso custe o desejo e até mesmo a vida.

    Na escuta analítica, às vezes, o mais difícil não é continuar… mas permitir-se parar. Talvez a desistência, em certos casos, seja menos um recuo e mais um reencontro. Um espaço que se abre entre a repetição e o desejo. Entre o gozo e a liberdade.

    Sísifo não tinha escolha. Mas nós - pelo menos às vezes - temos.

    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • T04#05 - Ausências e presenças do luto (com Kelly Alcantara)
    May 15 2025

    Neste episódio conversei com a psicanalista e psicóloga Kelly Alcântara (@kelly.macedoalcantara) sobre um tema muito sensível: o luto.

    A morte e o morrer, enquanto fenômenos que compõem a vida humana podem ser lidos como fatalidades coletivas e individuais, mas isso, por si, não soluciona o desafio psíquico de ter que lidar com a separação daquele objeto.

    Mas o luto é vivenciado só diante da morte biológica? Existem outros tipos de luto? É possível medir o tempo em que alguém atravessa aquilo que Freud nomeou como 'trabalho do luto"?

    Se o tema te interessa, vem com a gente!


    ____________

    E segue também lá nas nossas redes sociais:

    @_vini.lara

    @circulojf

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • T04#03 - Culpa ou necessidade de punição?
    May 1 2025

    Você já se pegou sentindo culpa sem nem saber direito por quê? Ou achando que, de alguma forma, mereceria ser punido mesmo sem ter exatamente feito alguma coisa errada? Pois é, Isso tem tudo a ver com o Supereu – de acordo com a psicanálise, uma das instâncias psíquicas que nos constituem, que não dá trégua e está sempre cobrando alguma coisa.

    Para entender melhor esse tema, eu conversei com Aline Tavares, psicóloga, psicanalista, mestra e doutoranda em psicanálise pela UERJ, que pesquisa justamente sobre o Supereu. Percorremos um caminho entre Freud e Lacan para tentar entender um pouco melhor de onde vem esse sentimento de culpa e por que, às vezes, a gente mesmo se coloca na berlinda.

    O tema te interessa? Vem com a gente!

    __________

    E não se esqueça de seguir lá no Instagram:

    @_vini.lara

    @circuloJF


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 18 minutos
  • T04#02 - O Recalque
    Apr 17 2025

    Nesse episódio conversamos um pouco sobre o conceito de Recalque para a psicanálise, partindo de seus usos culturais no senso comum e tentando reconstruir o raciocínio freudiano quando propõe esse mecanismo que é fundante do Inconsciente (Isso) e parte atuante de todas as nossas operações psíquicas.


    Gostou? Me segue lá no Instagram pelos perfis @_vini.lara e @circulojf

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • T04#01 - A psicanálise no fim do mundo (Com Eduardo Silva)
    Apr 3 2025

    Começamos a 4º Temporada do Tá Freud!


    Nesse episódio estou conversando novamente com o psicanalista e amigo Eduardo Silva (@eduardosilva_psi) a respeito da crise climática mundial e também sobre as falhas e incongruências do nosso modelo produtivo e de organização social baseados na acumulação e na exploração dos recursos naturais e dos seres humanos. Se somos seres de desejo infinito, mas vivemos em um planeta com recursos limitados, como se harmonizam essas dimensões da vida humana?


    Além disso, como será que o sujeito do tempo presente chega ao consultório analítico diante dos atravessamentos da rotina de trabalho, do consumo e de uma ausência de ideal de futuro, elementos tão presentes na racionalidade contemporânea?


    O tema é instigante e o Eduardo é incrivelmente generoso em suas reflexões. Se interessa? Vem com a gente!


    E não deixe de nos seguir lá no Instagram nos perfis:

    @_vini.lara

    @circulojf

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Extra - O desejo na psicanálise
    Mar 20 2025

    Neste episódio conversamos um pouco sobre o desejo na psicanálise . Partindo dos textos básicos de Freud e percorrendo também alguns outros teóricos, construímos um cenário interessante sobre aquilo que nos caracteriza enquanto sujeito e conduz suas relações com o mundo.


    O tema te interessa? Vem comigo!

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos