Teoria marxista e as relações de trabalho mediadas pelas plataformas digitais Podcast Por  capa

Teoria marxista e as relações de trabalho mediadas pelas plataformas digitais

Teoria marxista e as relações de trabalho mediadas pelas plataformas digitais

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este título

Produção acelerada, máquinas cada vez mais inteligentes... mas nossas horas de trabalho só aumentam. Onde está o ganho? 🤔

No episódio #103 as petianas Nina Costa e Maria Eduarda Veras recebem a professora Bianca Bonente e a doutoranda Maria Laura Paiva para uma conversa sobre teoria marxista e sua aplicabilidade nas relações de trabalho atuais, principalmente aquelas mediadas por plataformas digitais. Abordando conceitos como mais-valor, precarização do trabalho, mercadoria e mecanização, as entrevistadas deflagram algumas das várias contradições do capitalismo e afirmam a atualidade dos escritos de Marx para entendermos a realidade que vivemos. Dessa forma, nossas entrevistadas mostram como a precarização do trabalho no capitalismo é algo inerente ao seu funcionamento, e desse modo, tende a se manter e se reproduzir a partir da expansão do capital. Assim, o exemplo de trabalhadores por aplicativo evidencia como o avanço da tecnologia acelera o fluxo de trabalho e reforça a exploração do mais-valor.


📚 Para saber mais: PAIVA, Maria Laura. Veículos da exploração no século XXI: o trabalho mediado por plataformas digitais à luz das categorias de Marx. Revista Marx e o Marxismo – Revista do NIEP-Marx, 2025.

📱Nossa redes sociais:

Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


Roteiro e apresentação: Nina Costa e Maria Eduarda Veras / Edição: Gabriela Magalhães / Revisão: Nathalia Athanazio

Ainda não há avaliações