Um Número para uma Nação Podcast Por  capa

Um Número para uma Nação

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Sobre este título

O artigo se concentra em uma análise do relacionamento entre o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), da OCDE, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo INEP no Brasil. O texto examina como a implementação de avaliações padronizadas, tanto nacionais quanto internacionais, está ligada à Nova Gestão Pública (NGP) e influencia a política educacional brasileira desde os anos noventa. Os autores discutem as conexões estatísticas, metodológicas e políticas entre o PISA e o IDEB, notando que o PISA é frequentemente usado como referência de qualidade para o IDEB, apesar das diferenças em seus objetivos e metodologias de avaliação. A pesquisa utiliza dados de entrevistas com pesquisadores do INEP para ilustrar como a influência da OCDE se manifesta no Brasil e como essa dinâmica afeta as políticas públicas e os atores escolares, gerando questões de desalinhamento e confiabilidade nos indicadores. O artigo conclui que o uso de indicadores padronizados em um contexto de profunda desigualdade pode estar encobrindo problemas locais e promovendo um modelo educativo que desconsidera as especificidades socio-históricas do Brasil.

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