
Um Número para uma Nação
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
O artigo se concentra em uma análise do relacionamento entre o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), da OCDE, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo INEP no Brasil. O texto examina como a implementação de avaliações padronizadas, tanto nacionais quanto internacionais, está ligada à Nova Gestão Pública (NGP) e influencia a política educacional brasileira desde os anos noventa. Os autores discutem as conexões estatísticas, metodológicas e políticas entre o PISA e o IDEB, notando que o PISA é frequentemente usado como referência de qualidade para o IDEB, apesar das diferenças em seus objetivos e metodologias de avaliação. A pesquisa utiliza dados de entrevistas com pesquisadores do INEP para ilustrar como a influência da OCDE se manifesta no Brasil e como essa dinâmica afeta as políticas públicas e os atores escolares, gerando questões de desalinhamento e confiabilidade nos indicadores. O artigo conclui que o uso de indicadores padronizados em um contexto de profunda desigualdade pode estar encobrindo problemas locais e promovendo um modelo educativo que desconsidera as especificidades socio-históricas do Brasil.