
Uma Década de Dados Escolares
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
O texto é um artigo acadêmico que apresenta uma análise longitudinal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental em 49 municípios de médio porte no Estado de São Paulo, abrangendo o período de 2007 a 2019. Os autores utilizaram a técnica estatística multivariada de Análise de Componentes Principais (ACP) para avaliar o desempenho médio, a taxa de crescimento e o cumprimento de metas do Ideb. A pesquisa identificou os municípios de melhor e pior desempenho, destacando o ano de 2013 como o mais relevante para explicar a variância dos dados e apontando a existência de um platô ou estagnação no Ideb entre 2017 e 2019. Por fim, a conclusão do estudo também aborda o impacto negativo da pandemia de COVID-19 nos resultados do Ideb de 2021.