
V+M Pesquisa#6 – Visualidade em Jonathan Crary
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
Esse é o quinto encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.
Neste encontro, tivemos o privilégio de receber a Rafa Sarinho, pesquisadora doutora pela PUC.Rio e formada em design pela UFPE, universidade federal de Pernambuco.
A professora Rafaela debateu a visualidade em Jonathan Crary, autor que se vale dos estudos de Michel de Foucault para pensar historicamente o 'regime do visível'.
Articulando esses dois autores, as visualidades serão pensadas neste encontro a partir de sua constituição e de seus efeitos, como articuladoras das práticas, valores e discursos que compõem saberes médicos/científicos.
Em uma pequena arqueologia das visualidades do corpo, a pesquisadora desenha conexões entre os modos de ver e interpretar o feminino, destacando a fotografia como um instrumento de produção do saber médico/científico.
O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e partcipação dos membros do grupo.
Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui: https://www.visualmente.com.br/grupo