Episódios

  • Ana Paula Araújo: “A violência doméstica está muito mais perto do que pensamos.”
    Aug 24 2025
    Ana Paula Araújo é jornalista e apresentadora do telejornal “Bom Dia Brasil”. Ela é autora do livro ‘Abuso: a cultura do estupro no Brasil’ e também do recém-lançado ‘Agressão - a escalada da violência doméstica no Brasil’. E é sobre este último livro que esta conversa se debruça. Ana fala sobre a importância da lei Maria da Penha, explica por que o silêncio é conivente com o aumento da violência contra as mulheres, comenta casos midiáticos de feminício e detalha como a violência doméstica atinge mulheres de todas as classes sociais, raças e regiões no Brasil. Uma conversa dura mas urgente.
    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • Roberta Martinelli: “A Letrux é muito da música e sempre foi ‘da música’.”
    Aug 17 2025
    Roberta Martinelli é radialista, apresentadora e pesquisadora musical. Ela acaba de lançar o livro “Letrux: Em noite de climão” pela coleção “O Livro do Disco”, da Editora Cobogó. No livro, Roberta mergulha no álbum que foi ponto de virada na trajetória da artista carioca e se tornou tão referencial na cena alternativa nacional que, em apenas oito anos, o disco já se tornou tema de livro. Nesta conversa que traz a participação de Letícia Novaes – ou Letrux, como preferir -, Roberta conta seus processos de escrita e tudo mais que descobriu ao escrever o livro. Uma conversa bonita, elegante e sincera.
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • Cícero: “Esse (novo) disco foi um chamamento da vida”
    Aug 10 2025
    Cícero é cantor e compositor carioca. Nesta conversa bonita e sincera, o artista fala sobre os lutos que viveu nos últimos cinco anos. Fragmentado. Assim ficou Cícero no pós pandemia. “Passei minha vida registrando tudo em álbuns”. E em “Uma onda em pedaços” há muitos registros da vida do músico de 39 anos. “Comecei a cantar porque escrevia, mas agora me sinto confortável nas duas coisas”. Um papo sobre finais e recomeços, sobre sonoridades, processos, amizade e sua própria discografia.
    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Joyce Moreno: “Precisei voltar a falar sobre o feminino porque o momento pediu”
    Aug 3 2025
    Joyce Moreno é cantora, compositora e pioneira. A artista está na cena musical desde 1967, mas foi nos anos 70 que ganhou o Brasil com suas composições. Uma das primeiras mulheres da MPB a cantar o que compunha, Joyce Moreno está no Vozes da Vez para falar um pouco de sua trajetória e de seu novo disco, o lindissimo “O Mar É Mulher”. Partindo da descoberta de que mar é palavra feminina em outros idiomas a artista construiu um álbum inteiro. Aos 77 anos, Joyce continua surfando nas águas da mpb e desliza macio na onda feminina e feminista erguida por ela mesma cinquenta anos atrás. Nesta conversa, ela fala sobre música instrumental, João Gilberto, João Donato e da força da nossa música. (“A letra na música popular brasileira acessa um patamar altíssimo”)
    Exibir mais Exibir menos
    43 minutos
  • Tulipa Ruiz: “Meu grande desafio é estar presente em tudo que faço”
    54 minutos
  • Pedro Mariano: “Meu oxigênio está no palco”
    Jul 20 2025
    Hoje a nossa conversa é com um artista que carrega a música no nome, no sangue e na alma. Filho da inesquecível Elis Regina e do pianista e arranjador César Camargo Mariano, ele construiu uma carreira sólida, marcada por uma entrega emocional que atravessa gerações. No palco ou no estúdio, ele honra o legado da família sem jamais deixar de imprimir sua própria assinatura artística. Pedro Mariano é o convidado da semana do Vozes da Vez.
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • Pedro Luís: “E se tudo terminasse em amor?”
    Jul 13 2025
    Pedro Luís é um cantor de multidões. À frente do Monobloco, ele arrasta milhares de pessoas há 25 anos. Mas ele diz que o nervosismo bate quando está apresentando seus trabalhos solos para plateias menores. Neste papo, Pedro vai falar sobre seu álbum mais recente, “E se tudo terminasse em amor?”. Um disco bonito de se ouvir e melhor ainda para ser objeto de reflexão, ainda mais em tempos de cólera. Falamos também sobre a grandeza de Chico César, da obra de Caetano Veloso, da importância do reggae e dos desgastes promovidos pela propagação do ódio nas redes sociais. Sim, redes sociais (e não digitais) como bem nos lembrou o presidente Lula, recentemente.
    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos
  • Samuel de Sabóia: “Nunca tive vergonha de querer”
    Jul 6 2025
    O convidado do Vozes da Vez desta semana é um acontecimento. E ninguém aqui está exagerando. Ele é um artista multidisciplinar que sabe muito bem de onde veio e pra onde vai (“minha família sempre me incentivou e me deixou tomar minhas próprias decisões”). Ele já reconhecido e celebrado - sobretudo - no mundo das artes visuais. Agora resolveu também mostrar a todos sua musicalidade. Samuel de Saboia é pernambucano (“morei na casa de Naná Vasconcelos”) e seu disco de estreia, “As Noites Estão Cada Dia Mais Claras”, traz ousadia e escoamentos sonoros interessantíssimos.
    Exibir mais Exibir menos
    58 minutos