Episódios

  • #116 - Estados Unidos: Riscos institucionais e desafios para o Fed
    Oct 3 2025
    No episódio de hoje, Caio Megale e Luíza Pinese inauguram o novo formato do Econocast — agora também em vídeo — recebendo Paulo Leme, presidente do Comitê de Alocação Global da XP Advisory US. Paulo começa analisando o cenário econômico dos Estados Unidos diante da paralisação do governo e ao ambiente de incerteza institucional. Ademais, Paulo comenta as políticas de Donald Trump e como elas afetam a condução da política monetária pelo Fed, banco central. A conversa também destaca os desafios do Fed adiante, os possíveis desdobramentos para o dólar, a inflação e o que tudo isso pode significar para o Brasil e outros países emergentes.
    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • #115 - Copom mantém postura firme, mesmo com ajuda do Fed
    Sep 22 2025
    No episódio de hoje, Luíza Pinese conversa com Caio Megale, economista-chefe da XP, e Tiago Sbardelotto, economista responsável pelas projeções fiscais, sobre a retomada do ciclo de cortes de juros pelo banco central dos Estados Unidos (Fed) e a comunicação dura do Banco Central do Brasil na última reunião de política monetária. Caio analisa de que forma a decisão do Fed pode influenciar o cenário doméstico e detalha as projeções da XP para o início e a intensidade do ciclo de cortes de juros. Na sequência, Tiago destaca o papel da política fiscal na dinâmica dos juros no Brasil e comenta a importância das reformas para garantir o equilíbrio das contas públicas nos próximos anos.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • #114 - Como o cenário global deve influenciar o Brasil adiante?
    Sep 5 2025
    No episódio de hoje, os economistas Caio Megale e Luíza Pinese conversam com Maria Irene Jordão, estrategista global da XP, sobre a retomada do ciclo de cortes de juros pelo Fed, o banco central dos Estados Unidos, e as tensões políticas com a tentativa da Casa Branca de influenciar a autoridade monetária. Caio complementa a análise com os possíveis efeitos para o cenário macroeconômico brasileiro, enquanto Luíza Pinese detalha como esse ambiente pode impactar as projeções de taxa de câmbio.
    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
  • #113 - Revisão das projeções da XP e o que esperar do plano de contingência do governo
    Aug 13 2025
    No episódio de hoje, Luíza Pinese conversa com os economistas Rodolfo Margato, responsável pela cobertura de atividade, e Tiago Sbardelotto, responsável pelas projeções fiscais, para analisar as recentes revisões no cenário macroeconômico do Brasil. A XP reduziu as estimativas de crescimento do PIB e do IPCA para este ano e passou a projetar o cumprimento da meta de déficit primário não apenas em 2025, mas também em 2026. No bate-papo, Rodolfo e Tiago explicam a conjuntura econômica por trás dessas mudanças e comentam as possíveis medidas de contingência contra as tarifas dos Estados Unidos que o governo deve anunciar, avaliando se elas podem trazer novos vieses às projeções do time.
    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • #112 - Tarifas, cautela e desafios fiscais: As mensagens da Expert 2025
    Jul 30 2025
    Neste episódio, a economista Luíza Pinese, conversa com Caio Megale, economista-chefe da XP, e Fernando Ferreira, head de Research da XP, sobre as principais mensagens da Expert 2025. O evento contou com participações de Arnold Schwarzenegger, Morgan Housel e Kelly Slater, além de grandes nomes do mercado, que compartilharam suas experiências, percepções e debateram os temas mais relevantes e atuais do momento. Nesse contexto, Caio e Ferreira trazem os principais destaques da maior feira de investimentos do mundo.
    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • #111 - Onde investir no 2º semestre, em meio à desvalorização do dólar e às tarifas de Trump
    Jul 10 2025
    No episódio de hoje, Caio Megale e Luíza Pinese conversam com Raphael Figueiredo (Rafi) sobre o que esperar para o segundo semestre deste ano. Caio e Rafi discutem como a recentedesvalorização do dólar dos Estados Unidos impactou as projeções para a economia e para a Bolsa brasileira desde o início do ano, além de apresentarem as expectativas para os próximos meses.

    Eles também analisam os possíveis efeitos das tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump sobre o cenário econômico e as oportunidades de investimento no Brasil.

    Para mais detalhes, convidamos você a conferir os relatórios mencionados ao longo do episódio.

    Onde Investir no 2º semestre: https://conteudos.xpi.com.br/conteudos-gerais/onde-investir-2025/

    Modelo de regimes indica mudança: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/modelo-de-regimes-indica-mudanca/

    Impactos das tarifas dos EUA sobre o Brasil: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/impactos-das-tarifas-dos-eua-sobre-o-brasil/
    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos
  • #110 - O vaivém do IOF: Impactos para as contas públicas, o câmbio e os juros
    Jun 27 2025
    No episódio de hoje, os economistas Caio Megale e Luíza Pinese conversam com Tiago Sbardelotto sobre o vaivém do IOF e seus efeitos nas contas públicas neste e no próximo ano. Tiago analisa a possibilidade de alteração da meta fiscal para 2026 e discute a sustentabilidade do atual arcabouço fiscal. Apesar do cenário fiscal ainda incerto, Caio destaca que o câmbio permanece favorável e conclui o episódio explicando como esse contexto influencia as expectativas para o início do ciclo de corte de juros.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • #109 - IOF e outras medidas tributárias: como deve ser a discussão no Congresso, e os impactos sobre a taxa de juros
    Jun 16 2025
    No episódio de hoje, Caio Megale e Luíza Pinese recebem Bárbara Baião, analista política da XP, para discutir os desdobramentos da medida que elevou a alíquota do IOF em diversos tipos de transações e os possíveis impactos na economia. Bárbara analisa a relação atual entre Executivo e Congresso, além das perspectivas para a tramitação da Medida Provisória que prevê alternativas ao aumento do IOF. Já Caio Megale comenta os efeitos sobre a arrecadação federal e como essas medidas podem influenciar a trajetória da taxa Selic.
    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos