Episódios

  • Especial Olga Roriz (parte 1): “Entreguei giz a um grupo de reclusos, pus uma música e propus-lhes que desenhassem no chão a sua cela. Saiu uma obra de arte. Incrível.”
    Jul 4 2025

    Olga Roriz é uma das criadoras que mais marcaram o rumo da dança e das artes performativas em Portugal. Este ano, a sua companhia de dança completará 30 anos de existência e Olga celebrará 70 de vida e 50 de carreira. Nesta conversa, originalmente publicada em Agosto de 2024, a coreógrafa fala da pesquisa para o seu próximo solo, “O Salvado”, mais de 10 anos depois do seu último “A Sagração da Primavera”, estreado em 2013. A data deste seu regresso aos palcos está marcada para julho deste ano, primeiro no Porto depois em Lisboa. Olga levanta a cortina do que está a preparar e deixa o apelo: “Dancem mais.” Ouçam-na aqui nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Especial Olga Roriz (parte 2): “A dança para mim tem mais de profano. E nela habita um grande erotismo, muita paixão e um olhar obscuro”
    Jul 4 2025

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a bailarina e coreógrafa Olga Roriz (originalmente publicada em Agosto de 2024) que aqui revela como está a sentir e ressentir o passar dos anos e as novas possibilidades do corpo, agora mais maduro, e dá pistas de onde vem a sua força e energia inesgotável. Olga fala ainda do seu bom humor, que está a vir mais ao de cima nos últimos tempos, e que quer fazer uso dele no seu próximo solo. Dá também conta dos temas que mais lhe interessa atualmente refletir e levar a palco e ainda nos dá música. Depois lê magistralmente um texto seu e outro do escritor Pedro Paixão e dá sugestões culturais. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 13 minutos
  • Cleo Diára (parte 2): “Amava ser uma vilã na série ‘Black Panther’, da Marvel, que no final ficava boa, para os meus sobrinhos gostarem de mim”
    Jun 27 2025

    Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, a atriz Cleo Diára revela mais sobre a estreia na realização de uma curta metragem, em fase de produção, dos super poderes que gostaria de ter, dos filmes de super heróis que sonha protagonizar, da saudade e memórias ricas de Cabo Verde e dos seus ancestrais, e ainda fala dos amores românticos e dos desafios. A atriz partilha também as músicas e os livros que a acompanham e sugere outras possibilidades culturais para incluir na agenda. Isto e outras surpresas pelo meio. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 7 minutos
  • Cleo Diára (parte 1): “Sou 100% cabo-verdiana, ‘but also tuga’. Sou cachupa ‘plus’ cozido à portuguesa. Sou imigrante, ‘but also’ alfacinha. Vivo num entrelugar”
    Jun 20 2025

    Este é um ano especial para a atriz Cleo Diára, que acaba de ser distinguida em Cannes com o prémio de melhor interpretação feminina na secção “Un Certain Regard” com o filme “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho. Cleo nasceu em Cabo Verde, cresceu na periferia de Lisboa e afirma ter demorado a acreditar que merecia um lugar de destaque na representação. Cleo prepara-se agora para realizar uma curta metragem da sua autoria, sonha entrar na série “Black Panther”, da Marvel, e espera que esta sua recente premiação internacional faça outras raparigas imigrantes, e dos subúrbios, acreditarem nas suas próprias utopias e desejos. Ouçam-na nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 23 minutos
  • Filipe Vargas (parte 2): “O desafio da meia idade é não amargar, não cair nessa armadilha. É não deixar de ser positivo apesar das pancadas da vida”
    Jun 14 2025

    Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o ator Filipe Vargas fala dos novos desafios profissionais que vêm aí, como a condução de um podcast da sua autoria ou a estreia num musical. E revela como a sua rede de amigos, a terapia e a ajuda médica o impediram de cair após uma fase difícil a acompanhar o último capítulo da vida dos pais. Filipe partilha ainda as estratégias que usa para não cair na armadilha de amargar com a idade, os prazeres quotidianos, as músicas que o acompanham e deixa uma generosa lista de sugestões culturais que merecem ser escutadas com atenção e um bloco de notas. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • Filipe Vargas (parte 1): “A arte pode ser um sinal de esperança ou um amplificador da gravidade do que aí vem se não pararmos esta onda de ódio”
    Jun 13 2025

    Durante uma década foi criativo de publicidade em várias agências. Depois quis mudar de rumo, estudou representação em Madrid e, aos 35 anos, estreou-se como ator na popular série “Conta-me como Foi”, na RTP. Desde aí, tem feito um sem fim de papéis na televisão, no teatro e cinema. Após um ano emocionalmente duro em que acompanhou de perto o fim de vida dos pais, Filipe Vargas revela ter superado a fase com ajuda médica e da sua rede de amigos. Atualmente o ator revela-se preocupado com o rumo sombrio do mundo. “A perda do sentimento de comunidade é o grande drama da nossa atualidade. O egoísmo, a obsessão com o dinheiro, a falta de informação e de empatia, desumaniza-nos. O povo desunido vai sempre ser vencido.” Ouçam-no nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 34 minutos
  • Mário Cordeiro (parte 2): “Sou movido a paixões. Quando discuto é com a força dos deuses. Defendo as ideias em que acredito com muito entusiasmo”
    Jun 7 2025

    Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o médico pediatra Mário Cordeiro refere alguns dos principais desafios que as crianças e jovens enfrentam atualmente e destaca algumas ferramentas e estratégias de superação. Mário confessa uma certa angústia existencial sobre a finitude e como decidiu abrandar o ritmo nos últimos anos e dedicar mais tempo à família, aos amigos, ao cão, à escrita e às aulas de piano. No final, revela ainda algumas das músicas que o acompanham, sugere várias leituras e muitas outras sugestões culturais. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 18 minutos
  • Mário Cordeiro (parte 1): “Quando se fala destas novas gerações como ‘das mais bem preparadas’, digo que são também das mais mimadas e narcisistas”
    Jun 6 2025

    Pai de cinco filhos, avô de 7 netos e o mais novo de 8 irmãos, Mário Cordeiro revela que se tornou médico pediatra, seguindo a profissão do progenitor, talvez para curar o trauma do “bullying” que sofreu na infância. Preocupado com as novas formas de violência e “cyberbullying“, partilha alguns desses relatos que lhe chegam ao consultório. Mário completa 70 anos e, depois de superar um acidente cardíaco ocorrido há 7, garante que está “para as curvas“, como o seu velho automóvel. E aqui se afirma um “cãomaníaco”, com adoração pelo seu cão Chopin. “Acredito que os cães humanizam as pessoas.” Ouçam-no nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 16 minutos