Episódios

  • A expansão da colonização italiana no Brasil
    Jun 23 2025

    Depois das colônias na Serra e na Região Central, imigrantes italianos e seus descendentes ocuparam outras áreas do Rio Grande do Sul. Em busca de novas terras, ao longo do século 20, avançaram pelo Brasil, até a Amazônia. No último episódio da temporada do Aconteceu no RS, o historiador e professor Cesar Augusto Prezzi relata o processo contínuo da colonização italiana.

    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • Talian: a língua dos descendentes de imigrantes italianos
    Jun 16 2025

    Por muito tempo considerado um dialeto, o Talian é hoje reconhecido como uma língua própria, com características estáveis, incorporando elementos dos dialetos originais e até do português. É falado principalmente em zonas rurais e cidades da região de colonização italiana no Rio Grande do Sul, com presença também em Santa Catarina e Paraná. Neste episódio do Aconteceu no RS, a professora e pesquisadora Giselle Mantovani Dal Corno conta a história da "língua do afeto".

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • A história da maior cidade da colonização italiana no RS
    Jun 9 2025

    Com quase 500 mil moradores, Caxias do Sul é hoje a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Sua origem remonta à Colônia Fundos de Nova Palmira, criada em 1875 para acolher imigrantes italianos em um território antes habitado por povos indígenas e percorrido por tropeiros. Neste episódio do Aconteceu no RS, a socióloga e doutora em História Vania Herédia resgata o processo de formação e emancipação da cidade que se tornou o maior símbolo da colonização italiana no Estado e um dos principais polos industriais da Serra Gaúcha.

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • A gastronomia dos imigrantes italianos
    Jun 2 2025

    Galeto, massa, polenta e tantas outras delícias fazem parte da gastronomia associada à imigração italiana. Para muitos imigrantes, que deixaram a Itália fugindo da pobreza e da fome, a fartura virou o símbolo da superação das dificuldades. Neste episódio do programa Aconteceu no RS, o professor de gastronomia da UCS e da Unisinos Israel Bertamoni conta a história da culinária nas colônias italianas no Estado.

    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos
  • Entenda o papel das mulheres na Imigração Italiana
    May 26 2025

    Nos séculos 19 e 20, a sociedade esperava que as mulheres cumprissem primeiro o papel de mães, em famílias de muitos filhos. Mesmo com protagonismo negligenciado, a mulher foi pilar das comunidades. As "nonnas" são figuras icônicas das colônias italianas do Rio Grande do Sul. Elas são lembradas pela gastronomia, pelo carinho, pelos conselhos e pelo trabalho, mas antes de virarem avós, foram mães e filhas. Neste episódio do Aconteceu no RS, a historiadora e professora da Unisinos Maíra Vendrame resgata o papel das mulheres na imigração italiana no Estado.

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • As escolas e os professores da Imigração Italiana
    May 19 2025

    As escolas das colônias italianas no Rio Grande do Sul foram erguidas pelo esforço comunitário. Nos povoados, os pequenos prédios, onde estudavam juntas as crianças de várias idades, ficavam ao lado da capela e do salão paroquial. O conceito básico era ensinar a ler, escrever, contar e rezar. Neste episódio do Aconteceu no RS, a a historiadora e professora da UCS Terciane Luchese conta como era o ensino nas escolas italianas.

    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • Como eram as casas dos imigrantes italianos
    May 12 2025

    As primeiras moradias construídas pelos imigrantes italianos quando chegaram no Rio Grande do Sul eram simples barracões. Com o passar do tempo, as técnicas se aperfeiçoaram e surgiram casas maiores, construídas com madeira de araucária, pedra de basalto e tijolos de barro. As casas tinham um padrão de construção que incluía porão de pedra com chão batido para guardar os alimentos, o térreo de madeira que era usado para moradia e o sótão onde eram estocados cereais. A cozinha ficava separada da casa principal para evitar incêndios, assim como o banheiro, por questões higiênicas. Neste episódio do Aconteceu no RS, a arquiteta e professora Margit Fensterseifer explica como eram as casas típicas das colônias italianas no Estado.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • O papel da uva e do vinho na Imigração Italiana
    May 6 2025

    Os imigrantes italianos não foram os primeiros a produzir vinho no Rio Grande do Sul, mas a chegada dos colonos a partir de 1875 impulsionou a vitivinicultura. Como era tradição na Itália, as famílias faziam em casa a bebida para consumo próprio, e com o tempo, surgiram as grandes vinícolas e as cooperativas. Neste episódio do Aconteceu no RS, o enólogo Lucindo Copat fala da relação dos imigrantes italianos com a uva e o vinho no Estado.

    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos