Carta Podcast Podcast Por CartaCapital capa

Carta Podcast

Carta Podcast

De: CartaCapital
Ouça grátis

Sobre este título

O Podcast da Revista CartaCapital Assine e Apoie o jornalismo de Carta, confira as opções em AssineCarta.com.brCartaCapital Política e Governo
Episódios
  • O Senado aprova a redução de penas a golpistas e o STF invalida o marco temporal | Fechamento Carta
    Dec 19 2025

    Neste episódio, Fabíola Mendonça, Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins comentam os principais acontecimentos da semana. Com direito a “peru de Natal” servido pelo líder do governo, Jaques Wagner, o Senado aprova a redução de penas para golpistas, incluindo Jair Bolsonaro. O Supremo Tribunal Federal forma maioria para derrubar a lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas. E o governo dos EUA anuncia o fim das sanções contra o ministro Alexandre de Moraes.O programa traz ainda os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Governos federal, estadual e municipal decidem encerrar o contrato com a Enel, mas o processo pode se arrastar por anos: o modelo de privatização do setor elétrico dificulta a punição de empresas que prestam um serviço precário. Para derrubar Nicolás Maduro, os Estados Unidos recorrem à pirataria no mar e decidem bloquear as exportações de petróleo da Venezuela. E mais: familiares de vítimas da ditadura cobram a atualização da lista oficial de mortos e desaparecidos no regime militar (1964-1985).

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • #CongressoInimigoDoPovo: Motta e Alcolumbre abraçam a agenda bolsonarista | Fechamento Carta
    Dec 12 2025

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os principais acontecimentos da semana. A Câmara reduz penas de golpistas, mantém o mandato da foragida Carla Zambelli e suspende o deputado Glauber Braga por seis meses, enquanto o Senado aprova a inclusão do marco temporal das terras indígenas na Constituição. Por que Hugo Motta e Davi Alcolumbre decidiram abraçar de vez a agenda bolsonarista?

    O programa traz ainda os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Sem combinar com os partidos do Centrão, Flávio Bolsonaro anuncia sua candidatura à Presidência da República. A Assembleia Legislativa do Rio revoga a prisão do deputado estadual Rodrigo Bacellar. Pesquisadores do Ipea alertam para os riscos da liberação indiscriminada dos mototáxis nas grandes cidades e o governo Lula cria um grupo de trabalho para discutir direitos dos entregadores de aplicativos. E mais: a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova revogação da Lei da Alienação Parental, cercada de controvérsias desde a sua criação.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 4 minutos
  • Após decisão de Gilmar Mendes, Congresso lança ofensiva para restringir poderes do STF | #FechamentoCarta
    Dec 5 2025

    Neste episódio, Fabíola Mendonça, Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins entrevistam o advogado Lenio Streck, procurador de Justiça aposentado e professor de Direito Constitucional da Unisinos, sobre a crise entre os Poderes. Ao determinar que apenas o procurador-geral da República pode apresentar pedidos de impeachment contra ministros do STF, Mendes tenta criar uma espécie de vacina contra o vírus autoritário ainda presente nas fileiras bolsonaristas e alimentado pelo oportunismo do “Centrão”. A reação do Congresso, porém, foi imediata: a tramitação de projetos que restringem a atuação dos ministros do STF ganhou velocidade.O programa também traz os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Da Carbono Oculto à Refit, as digitais do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, aparecem nos maiores escândalos do País. As fake news antivacinas avançam até mesmo entre médicos. São os doutores da mentira. E mais: afogado em uma dívida de 193 bilhões de reais, o governador do Rio de Janeiro decidiu promover uma liquidação de bens do estado. A “Black Friday” de Cláudio Castro inclui o Estádio do Maracanã, a gare da Central do Brasil e prédios que abrigam entidades históricas de direitos humanos, como o Tortura Nunca Mais e o Grupo Arco-Íris.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 8 minutos
Ainda não há avaliações