Episódios

  • Acuados pelas ruas, deputados aprovam isenção de IR para quem ganha até 5 mil reais | Fechamento Carta
    Oct 3 2025

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam a aprovação unânime, pela Câmara dos Deputados, do projeto que isenta do IR quem ganha até cinco mil reais por mês, medida compensada pela criação de um imposto mínimo para quem fatura acima de 50 mil reais mensais. Que outras proezas a mobilização popular ainda pode alcançar?O programa apresenta ainda os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. A letargia da Anvisa em regular o cultivo de cannabis faz o Brasil desperdiçar oportunidades em um mercado que movimenta 30 bilhões de dólares por ano no mundo. Edson Fachin assume a presidência do Supremo Tribunal Federal. E o novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, cobra do Legislativo uma regulamentação para proteger os trabalhadores plataformizados.O #Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe a reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • A 'química' entre Lula e Trump vai durar? | Fechamento Carta
    Sep 26 2025

    Nesta terça-feira 23, na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula fez um discurso forte, em defesa da soberania do Brasil, da democracia e do multilateralismo. Na sequência, o norte-americano Donald Trump entregou uma fala recheada de fake news sobre saúde e meio ambiente e apelos a temas de interesse de sua base no movimento "MAGA". Mas Trump também surpreendeu ao sinalizar para uma possível conversa com Lula. O presidente brasileiro, por sua vez, não negou a possibilidade de um encontro: "nós temos muito que conversar", afirmou em coletiva de imprensa no dia seguinte. Em meio às sanções norte-americanas contra o Brasil e novos ataques contra autoridades do Judiciário, a "química" entre Trump e Lula deve durar? Ou o convite poderá se concretizar em uma situação constrangedora para o presidente do Brasil, a exemplo do que ocorreu com Volodymyr Zelensky e Cyril Ramaphosa na Casa Branca?Para comentar os bastidores, a repercussão e os pontos altos (e baixos) dos discursos de Trump e Lula, o "Fechamento" desta semana conta com a participação de Jamil Chade, colunista de CartaCapital, e Clarissa Carvalhaes, jornalista em Nova York.

    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos
  • Golpe continuado: deputados aprovam PEC da Impunidade e a urgência da anistia | Fechamento Carta
    Sep 18 2025

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da PEC da Impunidade e da urgência da anistia aos golpistas. Senadores prometem conter a tramitação, enquanto o Supremo Tribunal Federal pretende por um ponto final à farra das emendas parlamentares.O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Candidato da Faria Lima, Tarcísio de Freitas não consegue ser nem bolsonarista nem moderado. Na reta final do mandato, Lula destrava programas para beneficiar os jovens, um eleitorado que se afastou da esquerda nos últimos anos. E mais: Comissão Independente de Investigação da ONU reconhece que Israel promove um genocídio em Gaza.O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • Justiça inédita: Bolsonaro condenado a 27 anos e 3 meses pela trama golpista | Fechamento Carta
    Sep 12 2025

    Nesta quinta-feira 11 de setembro, em decisão da Primeira Turma do STF, o ex-capitão Jair Bolsonaro e mais sete comparsas foram condenados pela participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. O ex-presidente pegou 27 anos e 3 meses de pena. Também foram condenados Walter Braga Netto, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Alexandre Ramagem e Mauro Cézar Barbosa Cid. As condenações marcam um feito inédito da Justiça e apontam para uma virada histórica no combate à impunidade de quem tenta derrubar a democracia. Para comentar o resultado do julgamento, nesta edição especial do programa Fechamento, Mauricio Thuswohl e Leonardo Miazzo recebem o cientista político Josué Medeiros, professor da UFRJ e coordenador do Observatório Político e Eleitoral (OPEL) e do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB).

    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • A despedida de Mino Carta e o julgamento de Bolsonaro e seus comparsas | Fechamento Carta
    Sep 5 2025

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins relembram a trajetória de Mino Carta, que faleceu na terça-feira 2, aos 91 anos. Responsável pela criação das revistas ‘Quatro Rodas’, ‘Veja’, ‘IstoÉ’ e ‘CartaCapital’, além do ‘Jornal da Tarde’ e do ‘Jornal da República’, o jornalista deixou um legado marcado pela ousadia, pela honestidade e pelo compromisso inabalável com a verdade factual.“Mino mostrou que a imprensa livre e a democracia andam de mãos dadas”, afirmou o presidente Lula, momentos antes de decretar luto oficial de três dias e viajar a São Paulo para comparecer ao velório do amigo. “Em meio ao autoritarismo do regime militar, as publicações que dirigia denunciavam os abusos dos poderosos e davam voz àqueles que clamavam por liberdade.”A equipe de ‘CartaCapital’ também comenta os primeiros lances do julgamento do chamado “núcleo central” da trama golpista, iniciado na terça-feira 2 pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. A peça final do procurador-geral da República, Paulo Gonet, demole os sofríveis argumentos que negam a tentativa de golpe. Já os comparsas de Jair Bolsonaro não hesitaram em jogá-lo aos leões.O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de ‘CartaCapital’ no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • A PEC da Blindagem e a classe média volta a crescer | Fechamento Carta
    Aug 29 2025

    No programa "Fechamento", a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Neste episódio, Sergio Lirio e Fabiola Mendonça recebem o cientista político Leonardo Avritzer, coordenador do Observatório das Eleições e professor da UFMG, para discutir as novas movimentações no Congresso Nacional: a oposição se mobiliza para votar a chamada "PEC das Prerrogativas", enquanto a base do governo critica o texto e classifica a medida como blindagem para parlamentares. Enquanto isso, no Supremo Tribunal Federal, a expectativa para o início do julgamento de Jair Bolsonaro por sua participação na trama golpista.O programa também conta com a participação do economista Waldir Quadros, professor aposentado da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, autor de um novo estudo que mostra que o aumento do emprego, da renda e dos benefícios sociais nos dois primeiros anos do atual governo repetem o padrão do primeiro mandato do presidente Lula, de 2002 a 2006.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • PF expõe plano de fuga e o barraco entre Bolsonaro, o filho Eduardo e Malafaia | Fechamento Carta
    Aug 22 2025

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam o indiciamento de Jair Bolsonaro e do filho Eduardo pelo crime de coação no curso do processo. Desde março, “Zero Três” está nos EUA, conspirando abertamente para que o governo Trump promova uma retaliação comercial contra o Brasil e imponha sanções às autoridades responsáveis pelo julgamento de seu pai. Agora, a Polícia Federal apresenta detalhes da articulação, revela o rascunho de um pedido de asilo do ex-presidente ao argentino Javier Milei e expõe os entreveros do clã familiar em aplicativos de mensagens.O programa traz, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Jamil Chade percorre a região do Xingu, na Amazônia, e relata as angústias de povos indígenas e populações ribeirinhas com o avanço do PL da Devastação. Barrocal revela detalhes da investigação que apura desvios de recursos de uma emenda do deputado Hugo Motta para a cidade administrada pelo pai do presidente da Câmara. E mais: após a repercussão do vídeo-denúncia feito por Felca — com 47 milhões de visualizações em uma semana — os deputados finalmente aprovam, em regime de urgência, um projeto de lei para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital. O texto agora segue para o Senado.O #Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Enquanto a boiada passa, golpistas e malandros selam pacto de impunidade no Congresso | Fechamento Carta
    Aug 15 2025

    Neste episódio, Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins entrevistam Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima. A organização acaba de divulgar um mapeamento da atividade legislativa no Congresso, que identificou 46 ameaças de retrocessos ambientais em projetos em tramitação. A especialista comenta ainda os impactos do PL do Licenciamento, sancionado com vetos pelo presidente Lula.Na segunda metade do programa, o deputado federal Tarcísio Motta, do PSOL do Rio de Janeiro, comenta o acordo que encerrou o motim da extrema-direita no Congresso. Costurado por Arthur Lira, ex-presidente da Câmara, o acerto prevê uma troca de apoio entre bolsonaristas e líderes do “Centrão” para duas pautas: a anistia aos golpistas e o fim do foro privilegiado, o convém a parlamentares investigados por desvios de emendas.Este é, por sinal, o tema da reportagem de capa de CartaCapital nesta semana. O programa apresenta ainda outros destaques da edição: na tentativa de conter a onda de feminicídios que assola o País, uma megaoperação coordenada pelo governo federal resultou na prisão de quase 400 agressores e assassinos de mulheres. Sem Evo Morales nas cédulas eleitorais e com o campo popular rachado, a direita boliviana tem sua melhor chance de voltar ao poder em 20 anos.

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos