Episódios

  • Guillermo Uribe Holguín e a Sonata para Violino e Piano nº 1
    May 28 2025

    Sonata para Violino e Piano nº 1 de Guillermo Uribe Holguín (1880–1971), um dos principais compositores colombianos do século XX. Esta obra faz parte de sua produção camerística mais refinada e está dividida em três movimentos, apresentando influências do romantismo tardio europeu, especialmente de compositores como César Franck e Johannes Brahms, além de um estilo pessoal que começava a assimilar elementos nacionais colombianos com mais sutileza.Apresentado por Aroldo Glomb com Aarão Barreto na bancada. Seja nosso padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/conversadecamara⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

    ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ RELAÇÃO DE PADRINS Aarão Barreto, Adriano Caldas, Gustavo Klein, Fernanda Itri, Eduardo Barreto, Fernando Ricardo de Miranda, Leonardo Mezzzomo,Thiago Takeshi Venancio Ywata, Gustavo Holtzhausen, João Paulo Belfort , Arthur Muhlenberg e Rafael Hassan.


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    1 hora e 35 minutos
  • Dmitri Shostakovich zombou da autoridade soviética com a Suite for Variety Orchestra
    May 17 2025

    Com a Suite for Variety Orchestra, Dmitri Shostakovich fez muito mais do que “música leve”. Ele criou uma obra que ri dos poderosos, dança com os oprimidos e pisca para os atentos.

    Logo após a Primeira Guerra Mundial, a Europa Ocidental caiu sob o feitiço dos estilos musicais populares americanos. O jazz, em especial, trouxe um ingrediente indiscutível para a formação de uma linguagem musical cada vez mais colocada a serviço do comentário social. Com suas infusões de ritmo, improvisação e leveza, o jazz representava tanto entretenimento e fuga quanto uma forma de emissão de julgamentos morais, seja de maneira flagrante ou velada.

    Na União Soviética, entretanto, o jazz era visto com desconfiança. Considerado uma importação ocidental indesejada, Stalin decretou que toda a “música leve” estaria sob controle estatal direto. Mesmo sob essa vigilância, Dmitri Shostakovich (1906–1975) ousou. Ele compôs duas suítes em estilo jazzístico — datadas de 1934 e 1938 — que prestavam homenagem aos estilos populares, desafiando, com ironia e astúcia, o regime.

    Até recentemente, uma peça intitulada Suite for Variety Orchestra (Suíte para Orquestra de Variedades), composta por oito movimentos, era equivocadamente identificada como a Jazz Suite No. 2. Na verdade, essa suíte foi provavelmente compilada após 1956, usando temas que Shostakovich já havia composto para filmes (como The First Echelon, de 1956), balés e peças teatrais.




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    1 hora e 34 minutos
  • Concerto para Piano e Orquestra Baseado em Temas Árabes é mágico
    May 3 2025

    O Concerto para Piano e Orquestra baseado em Temas Árabes, de Fikret Amirov (1922-1984) e Elmira Nazirova (1928-2014), é um dos poucos criados por dois compositores no mundo da música clássica.

    Se você não reconhece os nomes, ambos eram do Azerbaijão, e Amirov em particular é considerado um dos principais compositores de seu país. E para aqueles que não entendem de geografia, o Azerbaijão é uma nação turca na costa ocidental do Mar Cáspio e fez parte da URSS até 1991.


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    1 hora e 26 minutos
  • Trilhas de filmes que utilizaram música clássica
    Apr 30 2025

    Você já se emocionou com uma cena de filme sem saber exatamente por quê? Muitas vezes, a resposta está na trilha sonora. E, em alguns casos, essa trilha veio direto do universo da música clássica!

    No episódio de hoje, exploramos como grandes obras do repertório clássico foram escolhidas para dar mais profundidade, emoção e intensidade a momentos icônicos do cinema.

    🎻 Aarao destaca o poderoso "Adagio for Strings", de Samuel Barber, eternizado em "Platoon". A dor da guerra e a fragilidade humana ganham ainda mais força com essa peça que parece chorar com cada nota.

    🎼 Também com Aarao, seguimos para a gélida e tensa ação de "Duro de Matar 2", que utiliza "Finlândia Op. 26", de Jean Sibelius. Uma escolha ousada que mistura o heroísmo nórdico com a adrenalina hollywoodiana.

    🎶 Gustavo traz o lirismo do Intermezzo de Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, presente em "O Poderoso Chefão 3". Uma cena final carregada de tragédia e redenção ganha contornos operísticos com essa música que é puro sentimento.

    Prepare-se para ouvir trechos dessas obras, mergulhar nos bastidores dessas escolhas e entender por que compositores clássicos continuam sendo estrelas das trilhas sonoras até hoje.

    Dá o play e vem com a gente descobrir como a música clássica virou trilha sonora de grandes emoções do cinema!

    Apresentado por Aroldo Glomb com Aarão Barreto na bancada. Gustavão participou hoje. Seja nosso padrinho: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/conversadecamara⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

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    1 hora e 39 minutos
  • Johann Nepomuk Hummel fez o Concerto para Bandolim , era prodígio, amigo de famosos e brigou contra pirataria
    Apr 18 2025

    ​O Concerto para Bandolim em Sol Maior, S. 28, de Johann Nepomuk Hummel, é uma obra notável do período clássico, composta em 1799 e dedicada ao virtuose do bandolim Bartolomeo Bortolazzi. A orquestração inclui cordas, flauta, dois oboés, dois trompas e fagote, refletindo a estética vienense da época. ​

    Composto em 1799, o concerto foi dedicado ao virtuose do bandolim Bartolomeo Bortolazzi, um renomado músico italiano que desempenhou papel crucial na popularização do instrumento na Europa. A obra destaca-se por sua orquestração refinada, que inclui cordas, flauta, dois oboés, dois trompas e fagote, evidenciando a estética vienense do período clássico. ​

    Durante o século XIX, o concerto caiu em relativo esquecimento, possivelmente devido ao declínio da popularidade do bandolim em ambientes orquestrais. No entanto, a obra foi redescoberta e ganhou nova vida com uma versão revisada, que apresenta variações significativas na parte solo em todos os três movimentos, enfatizando os arpejos ressonantes que se adaptam bem às cordas duplas do instrumento

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    1 hora e 22 minutos
  • Sergei Prokofiev: Suíte Cita, a "sagração da primavera" russa?
    Apr 14 2025

    Prokofiev escreveu originalmente a música para o balé Ala i Lolli , cuja história se passa entre os citas .Os citas foram tipo os motoqueiros selvagens do passado — só que com cavalos e arcos em vez de Harleys e jaquetas de couro. Vieram da Ásia Central nos séculos IX-VIII a.C., tomaram conta da Ucrânia e do sul da Rússia, bancaram os donos da estepe por uns bons séculos, e adoravam uma briga (invadiam tudo que dava). Mas a Suíte Cita, deu muitos problemas...


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    1 hora e 17 minutos
  • Beethoven fora de controle? A monumental Sonata Hammerklavier
    Apr 4 2025

    No episódio desta semana do Conversa de Câmara, mergulhamos em uma das obras mais desafiadoras e revolucionárias da história da música clássica: a Sonata nº 29 em Si bemol maior, Op. 106 – Hammerklavier, de Ludwig van Beethoven. Considerada por muitos como uma verdadeira maratona pianística, essa sonata vai muito além da técnica: é intensidade, ousadia e genialidade em forma de música.

    Neste episódio, revelamos os bastidores da criação dessa obra colossal e o que ela significou na vida de Beethoven e na história do piano. Também falamos sobre os intérpretes que ousaram enfrentá-la, os desafios que ela impõe e por que ainda hoje a "Hammerklavier" é um divisor de águas para pianistas do mundo inteiro.

    Se você ama música clássica, piano ou simplesmente quer entender por que essa sonata é considerada uma das maiores já compostas, não pode perder!

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    1 hora e 45 minutos
  • Octeto de Schubert é de outro mundo
    Mar 22 2025

    O Octeto em Fá maior foi composto por Franz Schubert em março de 1824. Foi encomendado pelo renomado clarinetista Ferdinand Troyer e veio do mesmo período que duas outras grandes obras de câmara de Schubert , os quartetos de cordas 'Rosamunde' e 'A Morte e a Donzela' .


    Estrutura

    Composto por seis movimentos , o Octeto leva quase uma hora para ser executado.


    Adagio – Allegro – Più allegro

    Adágio

    Allegro vivace – Trio – Allegro vivace

    Andante – variações. Un poco più mosso – Mais lento

    Menuetto. Allegretto – Trio – Menuetto – Coda

    Andante molto – Allegro – Andante molto – Allegro molto

    O Octeto ostenta a maior escala para qualquer obra de câmara de Schubert. É pontuado para um clarinete , um fagote , uma trompa , dois violinos , uma viola , um violoncelo e um contrabaixo . Esta instrumentação é semelhante à do Septeto de Beethoven , diferindo apenas pela adição de um segundo violino.


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    2 horas e 5 minutos