Dahlia Talks Podcast Por Dahlia Capital capa

Dahlia Talks

Dahlia Talks

De: Dahlia Capital
Ouça grátis

Sobre este áudio

Acompanhe em nosso podcast Dahlia Talks os áudios das nossas cartas, entrevistas do time de gestão e demais conteúdos relacionados às nossas teses. Link cartas: https://www.dahliacapital.com.br/blogDahlia Capital Economia Finanças Pessoais
Episódios
  • Carta Mensal: Ozzy Housel
    Aug 8 2025

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    Ozzy Osbourne foi um dos primeiros grandes artistas a acreditar e confirmar sua presença no primeiro Rock in Rio, em 1985. O festival marcou não só pela presença de grandes artistas, como Queen, AC/DC e Iron Maiden, mas também por marcar a virada para a Nova República no Brasil.


    A carreira de Ozzy foi marcada por altos e baixos, muitas vezes imprevisível. Assim como os mercados atualmente. O nível de incerteza parece mais elevado, mas é importante mantermos uma visão sobre o todo. Como Morgan Housel diz, temos que ser otimistas com o longo prazo, mas paranóicos com o que pode nos evitar de chegar lá.

    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • Carta Jun/25: Fluxo, para que te quero
    Jul 8 2025

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),

    Seguindo a trilogia dos três P’s dos investimentos, focamos nesta carta no "posicionamento". Os dois P’s anteriores (profits – lucro – e policy – política monetária) costumam ser mais relevantes para explicar o comportamento dos ativos ao longo do tempo. No entanto, o posicionamento dos investidores ajuda a medir pontos de inflexão e pode acentuar esses movimentos.

    Existem várias formas de medir esse posicionamento, que podemos organizar em três grandes grupos: 1) alocação (quanto está de fato investido), 2) fluxo (para onde está indo o dinheiro marginal) e 3) sentimento (como os investidores estão ou gostariam de estar posicionados). Indicadores de curto prazo sugerem um sentimento mais construtivo para Brasil do que meses atrás. Por outro lado, os dados estruturais apontam que ainda há espaço considerável de realocação em ativos brasileiros.

    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • Carta Maio/25: Lucro para que te quero
    Jun 5 2025

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),

    Este é um dos nossos mantras: os preços das ações perseguem lucros que crescem mais. Como escrevemos em nossa última carta, os lucros das empresas são um dos três principais pilares dos investimentos em ações.

    Uma parte importante do nosso processo de análise é tentar projetar quais serão os lucros das empresas que estudamos, tentando buscar assimetrias (lucros acima ou abaixo do esperado). Alinhado a essa análise micro e ao nosso processo de investimentos, que combina macro com micro, tentamos identificar as variáveis macroeconômicas que mais ajudam ou atrapalham as empresas.

    Em países emergentes como o Brasil, a parte mais crítica da projeção de lucros de uma empresa é calibrar a margem. Nossos estudos estatísticos indicam que crescimento econômico, taxas de juros e preços de commodities são os principais fatores que explicam a variação de margens ao longo do tempo.

    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
Ainda não há avaliações