Diálogos em Movimento Podcast Por Movimento Pessoas à Frente capa

Diálogos em Movimento

Diálogos em Movimento

De: Movimento Pessoas à Frente
Ouça grátis

Sobre este áudio

Diálogos em Movimento é o podcast semestral do Movimento Pessoas à Frente. Somos um movimento da sociedade civil, plural e suprapartidário, que elabora coletivamente diretrizes para uma gestão mais efetiva do Estado brasileiro. Com base em evidências, ajudamos a construir e viabilizar propostas para aperfeiçoar políticas de gestão de pessoas no setor público, com foco em lideranças.Movimento Pessoas à Frente Economia Gestão e Liderança
Episódios
  • Mulheres acessando carreiras públicas
    Jul 3 2025

    Para abrir a temporada Mulheres no Serviço Público do podcast Diálogos em Movimento, recebemos a ministra Esther Dweck.


    Economista, professora da UFRJ e servidora de longa trajetória na gestão pública federal, ela tem sido uma das principais vozes na construção de um Estado mais justo, eficiente e diverso. A ministra Esther também foi reconhecida como Economista do Ano pelo Conselho Federal de Economia em 2021.


    Neste episódio, vamos conversar sobre a entrada de mulheres no serviço público, sobre a presença delas no Concurso Nacional Unificado, como o MGI tem buscado estratégias para atrair mais mulheres para a administração pública e como a presença delas se relaciona com a modernização do Estado.


    Na gravação do episódio, a ministra exemplificou algumas regras que poderiam ser adotada para buscar uma maior participação de mulheres no certame. Após a gravação, na mesma semana, o Ministério da Gestão e inovação em Serviços Públicos (MGI), lançou o edital do CPNU 2, que traz um mecanismo de equidade de gênero para garantir que, quando o percentual de mulheres classificadas para a segunda fase (em qualquer cargo) for inferior a 50%, haja equiparação no número de mulheres convocada em relação ao número de homens.


    “A gente percebeu que, no CPNU e em outros concursos, o percentual de mulheres aprovadas foi menor do que o de mulheres inscritas. Por isso, no CPNU 2, vamos aplicar uma lógica para garantir a equiparação do percentual de mulheres que passam da prova objetiva para a discursiva, sem se tratar de reserva de vagas. Nenhum homem classificado deixa de entrar, todos os homens que passarem vão continuar, a diferença é que vamos chamar mais mulheres para ter exatamente o mesmo número de homens e mulheres fazendo a prova discursiva em cada cargo e em cada modalidade”, explicou a ministra do MGI em entrevista coletiva.


    O podcast Diálogos em Movimento é uma realização do Movimento Pessoas à Frente e está disponível no YouTube e nos tocadores de podcast. Ouça e compartilhe!


    #MulheresnoServiçoPúblico #CPNU #CarreirasPúblicas

    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • Nova temporada - Mulheres no Serviço Público
    Jun 24 2025

    A nova temporada do Diálogos em Movimento chega para provocar reflexões e abrir caminhos. Vamos conversar sobre mulheres no serviço público com episódios sobre o acesso, ascensão e permanência de mulheres, especialmente na liderança pública.


    Vamos apresentar dados, refletir sobre as oportunidades, as barreiras invisíveis e apontar caminhos e soluções para a um Estado que tenha a cara do Brasil.


    E temos mais uma novidade: está temporada possui apresentação e condução de Janiele de Paula, gestora pública, comunicadora, dedicada ao impacto social e integrante do Movimento Pessoas à Frente


    Inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga o Diálogos em Movimento no seu tocador de podcast preferido para não perder nenhum episódio.


    #Podcast #DiálogosemMovimento #MulheresnoServiçoPúblico

    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • T05 EP #07 - SEGURANÇA JURÍDICA, EFETIVIDADE DO ESTADO E FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA
    Mar 14 2025

    Para fechar a temporada "Modernização Administrativa e Democracia" do podcast Diálogos em Movimento com chave de ouro, convidamos Daiesse Jaala, Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do São Paulo (TCM-SP) e Chefe da Divisão de Auditoria de Licitações e Contratos na Secretaria de Controle Interno da AGU e Rafael Viegas, Doutor em Administração Pública e Governo (FGV) e pesquisador na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

    Você já ouviu falar em segurança jurídica na administração pública? Sabe o que diz a Lei de Improbidade Administrativa (LIA)? Sabia que a maioria de ações de improbidade administrativa recaem sobre os gestores municipais?

    A segurança jurídica é um princípio fundamental do Estado de Direito que garante previsibilidade, estabilidade e proteção contra mudanças arbitrárias nas regras e interpretações do ordenamento jurídico. No setor público, isso significa que gestores e agentes públicos devem ter clareza sobre as normas que regem suas ações, bem como garantias contra punições injustas por decisões tomadas de boa-fé.

    O que tudo tem a ver com modernização administrativa e democracia? É o que você vai descobrir neste episódio.


    #ImprobidadeAdministrativa #LIA #Podcast #PodcastBrasil #ReformaAdministrativa

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 21 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Diálogos em Movimento

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.