Episódios

  • O que pensam e experienciam as mulheres brasileiras?
    Aug 14 2025

    No episódio final da temporada Mulheres no Serviço Público do podcast Diálogos em Movimento, analisamos duas pesquisas que ajudam a responder uma pergunta essencial: quais pautas importam para as mulheres brasileiras e como esses dados podem orientar políticas públicas para ampliar o acesso, a ascensão e a permanência delas nos espaços de decisão?


    Recebemos Marília Gomes, socióloga e coordenadora de projetos para o Brasil no Instituto Update e Michelle Fernandez, professora e pesquisadora do Instituto de Ciência Política da UnB e coordenadora do estudo Mulheres em Cargos de Liderança na Burocracia Federal, disponível no site do Movimento Pessoas à Frente.


    Com mediação de Janiele de Paula, a conversa parte de duas pesquisas complementares: Mulheres em Diálogos (Instituto Update), que mostra as prioridades das brasileiras e evidencia consensos possíveis mesmo em tempos de polarização e a pesquisa Mulheres em Cargos de Liderança na Burocracia Federal, que revela desigualdades de raça e gênero no serviço público.


    Este episódio encerra uma temporada marcada por reflexões e dados que apontam caminhos para um serviço público mais justo, plural e democrático.

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Assédio no serviço público
    Aug 11 2025

    Neste episódio do podcast Diálogos em Movimento, parte da temporada Mulheres no Serviço Público, o tema é a urgência de enfrentar institucionalmente o assédio moral e sexual na administração pública. Falamos sobre o que já existe, o que falta e o que pode ser feito para transformar ambientes tóxicos em espaços de permanência com dignidade. Recebemos Gabriela Perfeito, presidente do Sinditamaraty, e Ana Diniz, professora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero do Insper, com mediação de Janiele de Paula, do Movimento Pessoas à Frente.

    A conversa aborda dados alarmantes sobre assédio no setor público, como o fato de que 93% das secretárias estaduais já terem enfrentado violência psicológica no exercício do cargo. Também discutimos a baixa taxa de denúncias formais, o medo de retaliação, a ausência de legislação nacional abrangente e as falhas nos canais institucionais de acolhimento.

    Falamos ainda sobre o PL 1.458/2023, que propõe a criação de uma política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no serviço público, e refletimos sobre o papel das lideranças na criação de culturas organizacionais mais seguras e equitativas.

    Um episódio essencial para quem acredita que o Estado precisa ser um lugar seguro para todas as pessoas.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Licença paternidade e políticas de cuidado no serviço público
    Aug 5 2025

    O cuidado ainda é invisível para boa parte dasestruturas institucionais. E isso tem consequências diretas na permanência demulheres no serviço público.

    Neste episódio do podcast Diálogos em Movimento, parteda temporada Mulheres no Serviço Público, recebemos Mafoane Odara, psicóloga,executiva e referência em equidade; e Rodolfo Canônico, diretor-executivo daFamily Talks e Cofundador da Coalizão Licença Paternidade (CoPai).A mediação é de Janiele de Paula, integrante do Movimento Pessoas à Frente.

    A conversa gira em torno dos obstáculos que impedem apermanência de mulheres em cargos de liderança, especialmente após amaternidade. Discutimos como a desigualdade na divisão do trabalho de cuidadoainda impacta as trajetórias profissionais femininas e como políticas públicas,como a ampliação da licença paternidade, podem contribuir para a construção deum serviço público mais justo e sustentável.

    Também falamos sobre o PL 3.773/2023 e outras propostasem tramitação que visam transformar essa realidade.

    Ouça e compartilhe!

    🎧 Disponível também nas plataformas de podcast.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • Mulheres em conselhos de empresas públicas
    Jul 23 2025

    As mulheres são 51% da população brasileira, mas ocupam apenas 15,2% dos cargos em conselhos de administração e diretorias de empresas de capital aberto no país (IBGC, 2024). Como mudar essa realidade?


    No episódio 4, da temporada Mulheres no Serviço Público do podcast Diálogos em Movimento, recebemos a deputada federal Tabata Amaral e Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, e com elas vamos conhecer os desafios de acesso e ascensão de Mulheres em conselhos de empresas públicas.


    Falamos sobre o PL 1.246/2021, que propõe uma reserva mínima de 30% de mulheres nos conselhos de empresas públicas, sua tramitação no Congresso, os desafios de implementação e o papel da sociedade civil na promoção de um Estado mais justo, plural e representativo.


    Ouça também nas plataformas de podcast.


    #diálogosemmovimento #movimentopessoasàfrente #mulheresnoserviçopúblico

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • Redes e Mentorias: conexões que impulsionam a liderança
    Jul 18 2025

    Muitas mulheres que chegaram a posições de liderança no setor público sabem o que é escalar uma montanha sozinhas. Sem rede, sem espelho, sem alguém que dissesse “vai, que é pra você também”. Mas de vez em quando, alguém estende a mão: compartilha uma oportunidade, escreve uma carta, ou apenas escuta. E aí a gente entende: não precisa ser tão solitário assim. Porque rede é isso: criar vínculos onde antes havia só sobrevivência.


    No 3º episódio da nova temporada Mulheres no Serviço Público recebemos a presidente da Enap, Betânia Lemos e a chefe da Divisão de Auditoria de Licitações e Contratos da AGU, Daiesse Jaala, para entender por que redes de mulheres são estratégias extremamente úteis de visibilidade, influência e permanência.


    Vamos explorar a diferença entre mentoria e patrocínio — e pensar como governos podem fomentar redes sustentáveis dentro de instituições públicas marcadas por hierarquias rígidas.


    O podcast Diálogos em Movimento é uma realização do Movimento Pessoas à Frente e esta temporada conta com a apresentação de Janiele de Paula.


    #MulheresnoServiçoPúblico #MulheresnosGovernos

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • Ascensão para mulheres em governos subnacionais
    Jul 11 2025

    Antes de chegar a um cargo de liderança, muitas mulheres percorrem um caminho longo, às vezes solitário. No setor público, esse caminho ainda passa por disputas silenciosas: por legitimidade e pela disposição e qualificação para ascender que vai de encontro às inúmeras barreiras.


    Dados recentes do Censo das Secretárias, de 2024, pesquisa realizada pelo Instituto Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, mostram que apenas 28% dos cargos de secretarias estaduais e municipais são ocupados por mulheres. Isso significa que numa gestão com dez secretarias apenas três têm mulheres no comando.


    Além da baixa presença numérica, há também uma distribuição desigual entre áreas: as mulheres lideram majoritariamente pastas sociais (53%), com menor presença em áreas econômicas (15%) ou órgãos centrais (18%). E apenas três estados e uma capital atingem paridade de gênero em seus secretariados. Em 20 estados e 16 capitais, nem mesmo os 30% de mulheres são alcançados.


    ​​Neste episódio, recebemos Lia Gomes, secretária da mulher do Ceará e deputada estadual licenciada, e a diretora-executiva do Instituto Alziras, Marina Barros para tratar sobre a liderança de mulheres em governos estaduais e municipais e, mais precisamente, sobre reserva de vagas com esta finalidade, o de ascensão dessas mulheres, que é mais do que a presença, mas a legitimidade real para decidir.


    #MulheresnaLiderança #Podcast #LiderançasSubnacionais

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Mulheres acessando carreiras públicas
    Jul 3 2025

    Para abrir a temporada Mulheres no Serviço Público do podcast Diálogos em Movimento, recebemos a ministra Esther Dweck.


    Economista, professora da UFRJ e servidora de longa trajetória na gestão pública federal, ela tem sido uma das principais vozes na construção de um Estado mais justo, eficiente e diverso. A ministra Esther também foi reconhecida como Economista do Ano pelo Conselho Federal de Economia em 2021.


    Neste episódio, vamos conversar sobre a entrada de mulheres no serviço público, sobre a presença delas no Concurso Nacional Unificado, como o MGI tem buscado estratégias para atrair mais mulheres para a administração pública e como a presença delas se relaciona com a modernização do Estado.


    Na gravação do episódio, a ministra exemplificou algumas regras que poderiam ser adotada para buscar uma maior participação de mulheres no certame. Após a gravação, na mesma semana, o Ministério da Gestão e inovação em Serviços Públicos (MGI), lançou o edital do CPNU 2, que traz um mecanismo de equidade de gênero para garantir que, quando o percentual de mulheres classificadas para a segunda fase (em qualquer cargo) for inferior a 50%, haja equiparação no número de mulheres convocada em relação ao número de homens.


    “A gente percebeu que, no CPNU e em outros concursos, o percentual de mulheres aprovadas foi menor do que o de mulheres inscritas. Por isso, no CPNU 2, vamos aplicar uma lógica para garantir a equiparação do percentual de mulheres que passam da prova objetiva para a discursiva, sem se tratar de reserva de vagas. Nenhum homem classificado deixa de entrar, todos os homens que passarem vão continuar, a diferença é que vamos chamar mais mulheres para ter exatamente o mesmo número de homens e mulheres fazendo a prova discursiva em cada cargo e em cada modalidade”, explicou a ministra do MGI em entrevista coletiva.


    O podcast Diálogos em Movimento é uma realização do Movimento Pessoas à Frente e está disponível no YouTube e nos tocadores de podcast. Ouça e compartilhe!


    #MulheresnoServiçoPúblico #CPNU #CarreirasPúblicas

    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • Nova temporada - Mulheres no Serviço Público
    Jun 24 2025

    A nova temporada do Diálogos em Movimento chega para provocar reflexões e abrir caminhos. Vamos conversar sobre mulheres no serviço público com episódios sobre o acesso, ascensão e permanência de mulheres, especialmente na liderança pública.


    Vamos apresentar dados, refletir sobre as oportunidades, as barreiras invisíveis e apontar caminhos e soluções para a um Estado que tenha a cara do Brasil.


    E temos mais uma novidade: está temporada possui apresentação e condução de Janiele de Paula, gestora pública, comunicadora, dedicada ao impacto social e integrante do Movimento Pessoas à Frente


    Inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga o Diálogos em Movimento no seu tocador de podcast preferido para não perder nenhum episódio.


    #Podcast #DiálogosemMovimento #MulheresnoServiçoPúblico

    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos