Educação Felipe Brito Podcast Por Educação Felipe Brito capa

Educação Felipe Brito

Educação Felipe Brito

De: Educação Felipe Brito
Ouça grátis

Sobre este título

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente, cursa Licenciatura em Psicopedagogia e é mestrando em Educação (UNIVALI), com foco em pesquisas interdisciplinares. É especialista em Psicologia do Esporte, Metodologia do Ensino Superior, Educomunicação e Tecnologia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Física Escolar e Psicomotricidade, consolidando expertise em educação, saúde e desenvolvimento humano. Atua como Orientador Educacional.Educação Felipe Brito
Episódios
  • Inteligência Artificial + Educação: Práticas Pedagógicas no Tempo Presente
    Dec 13 2025

    A coletânea "Inteligência Artificial + Educação: Práticas Pedagógicas no Tempo Presente" reúne diversas perspectivas sobre a interseção da Inteligência Artificial (IA) com o campo educacional, abrangendo desde a Educação Básica até a Superior. O texto explora o potencial transformador da IA na personalização da aprendizagem, nas práticas pedagógicas e na formação de professores, ao mesmo tempo em que levanta discussões críticas sobre seus desafios éticos e sociais, como o viés algorítmico e a desumanização do processo. Os artigos enfatizam a necessidade de um letramento digital crítico para educadores e estudantes, destacando o papel essencial do professor como mediador e "juiz" do processo, especialmente no uso de ferramentas generativas como o ChatGPT. Além disso, o material inclui análises comparativas do desempenho de modelos de IA e reflexões sobre a engenharia de prompts como uma nova competência pedagógica indispensável. A tônica geral é que a tecnologia deve ser moldada por escolhas pedagógicas intencionais e humanizadoras, com foco na autonomia, na escuta sensível e na justiça educacional.

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • 🤖 Chatbots e Metacognição: Impacto e Satisfação no Ensino Superior
    Dec 6 2025

    A fonte é um artigo de pesquisa, publicado em 2023 no jornal Heliyon, que examina a satisfação percebida de estudantes universitários com o uso de chatbots como ferramenta para aprendizagem autorregulada (AAR). Os autores aplicaram uma metodologia mista com 57 estudantes de Ciências da Saúde, comparando alunos de graduação e mestrado. Os resultados indicaram que estudantes de mestrado apresentaram maior frequência de uso do chatbot e melhores resultados de aprendizagem, além de maior satisfação percebida com a ferramenta. O estudo também explorou a relação entre a frequência de uso do chatbot e as estratégias metacognitivas dos estudantes, bem como sugestões qualitativas para melhorias na tecnologia. Em geral, o trabalho sugere que o uso de chatbots é promissor, mas aponta a necessidade de designs pedagógicos aprimorados e maior treinamento para os usuários.

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • 🤖 IA Generativa no Ensino: Avaliação Crítica e Alfabetização Informacional
    Dec 1 2025

    Este artigo da Pennsylvania Libraries: Research & Practice aborda a integração de ferramentas de IA generativa no ensino de letramento informacional para estudantes de graduação. Os autores, Denise A. Wetzel e Justin Kani, defendem que os bibliotecários estão bem posicionados para orientar o uso ético e eficaz dessas tecnologias na academia. O trabalho propõe alinhar o uso da IA com o ACRL Framework for Information Literacy, incluindo uma análise comparativa de cinco chatbots populares e suas capacidades de fornecer fontes e citações. Para demonstrar a aplicação prática, o artigo descreve duas atividades adaptáveis em sala de aula, utilizando o Perplexity AI, ferramenta escolhida por sua capacidade de incluir links de fontes verificáveis nas respostas. Essas tarefas se concentram em aprimorar o processo de pesquisa e avaliação crítica dos estudantes, guiando-os para refinar seus tópicos e verificar a credibilidade dos recursos sugeridos pela IA. O objetivo final é usar a IA de forma a apoiar o sucesso dos estudantes, preparando-os para as complexidades da pesquisa moderna.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
Ainda não há avaliações