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Educação Felipe Brito

Educação Felipe Brito

De: Educação Felipe Brito
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Sobre este título

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente, cursa Licenciatura em Psicopedagogia e é mestrando em Educação (UNIVALI), com foco em pesquisas interdisciplinares. É especialista em Psicologia do Esporte, Metodologia do Ensino Superior, Educomunicação e Tecnologia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Física Escolar e Psicomotricidade, consolidando expertise em educação, saúde e desenvolvimento humano. Atua como Orientador Educacional.Educação Felipe Brito
Episódios
  • 📚 Políticas Docentes: Formação, Carreira e Avaliação
    Oct 6 2025

    O texto apresenta uma análise detalhada das políticas educacionais e docentes no Brasil, concentrando-se em aspectos como financiamento, carreira, remuneração e formação de professores nos níveis federal, estadual e municipal. Ele examina a regulamentação do currículo, o sistema de avaliação (como o Ideb e o PISA) e as diretrizes nacionais para o magistério, destacando os desafios de qualidade educacional e a luta pela profissionalização docente. Além disso, o material inclui estudos de campo que mapeiam e caracterizam as ações de formação continuada e apoio aos professores em secretarias estaduais e municipais, revelando a diversidade de iniciativas e as fragilidades na implementação dessas políticas. A discussão frequentemente contrapõe o currículo ético-profissional com o modelo econômico-burocrático e questiona a qualidade e a expansão da formação a distância.

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  • Uma Década de Dados Escolares
    Oct 6 2025

    O texto é um artigo acadêmico que apresenta uma análise longitudinal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental em 49 municípios de médio porte no Estado de São Paulo, abrangendo o período de 2007 a 2019. Os autores utilizaram a técnica estatística multivariada de Análise de Componentes Principais (ACP) para avaliar o desempenho médio, a taxa de crescimento e o cumprimento de metas do Ideb. A pesquisa identificou os municípios de melhor e pior desempenho, destacando o ano de 2013 como o mais relevante para explicar a variância dos dados e apontando a existência de um platô ou estagnação no Ideb entre 2017 e 2019. Por fim, a conclusão do estudo também aborda o impacto negativo da pandemia de COVID-19 nos resultados do Ideb de 2021.

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  • Um Número para uma Nação
    Oct 6 2025

    O artigo se concentra em uma análise do relacionamento entre o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), da OCDE, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo INEP no Brasil. O texto examina como a implementação de avaliações padronizadas, tanto nacionais quanto internacionais, está ligada à Nova Gestão Pública (NGP) e influencia a política educacional brasileira desde os anos noventa. Os autores discutem as conexões estatísticas, metodológicas e políticas entre o PISA e o IDEB, notando que o PISA é frequentemente usado como referência de qualidade para o IDEB, apesar das diferenças em seus objetivos e metodologias de avaliação. A pesquisa utiliza dados de entrevistas com pesquisadores do INEP para ilustrar como a influência da OCDE se manifesta no Brasil e como essa dinâmica afeta as políticas públicas e os atores escolares, gerando questões de desalinhamento e confiabilidade nos indicadores. O artigo conclui que o uso de indicadores padronizados em um contexto de profunda desigualdade pode estar encobrindo problemas locais e promovendo um modelo educativo que desconsidera as especificidades socio-históricas do Brasil.

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