Episódios

  • Por que as trajetórias não lineares são o futuro do trabalho | Interessa Podcast
    Aug 21 2025

    As mudanças são desafiadoras e precisam ser entendidas pelos colaboradores que querem se desenvolver profissionalmente. Para isso é preciso se entender, descobrir as próprias habilidades e capacidade de se adaptar. É que a evolução dos formatos de trabalho tem mudado, a cada dia, a concepção do que é carreira e exige dos profissionais novas estratégias. Atualmente tudo é muito dinâmico e aquela história de se fazer apenas carreira num único trabalho, profissão ou função não é mais a única opção. Ou seja, você pode ter uma carreira não-linear. Mas sabe o que é isso? O Interessa vai te explicar.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • A importância da educação sexual em tempos de adultização de crianças e adolescentes | Interessa Podcast
    Aug 20 2025

    Você tem redes sociais? São abertas? E costuma postar fotos dos seus filhos, sobrinhos ou netos nelas? Pois é… você pode estar expondo, justamente, as pessoas mais importantes da sua vida a um risco real: a pedofilia - mas isso não é novidade, né?

    Agora, o termo adultização, sim, está super em alta. A discussão sobre “adultização” infantil ganhou força nas redes na sexta-feira (8) e chegou ao Congresso depois que o youtuber Felca publicou um vídeo denunciando o influenciador Hytalo Santos por exploração sexual de menores. Segundo a Fundação Abrinq, adultização é quando crianças são expostas precocemente a comportamentos, responsabilidades e estímulos que deveriam pertencer apenas ao mundo adulto - e é claro que isso pode deixar marcas emocionais e psicológicas para sempre.

    Essa é uma das razões pela qual é tão importante tratar da educação sexual. Ouça!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • Afinal: o que é dar um tempo no relacionamento? | Interessa Podcast
    Aug 19 2025

    Às vezes, o relacionamento está tão desgastado que está por um fio - só que ainda existe tanto afeto, tanta história… que a dúvida aparece: termina ou tenta mais uma vez? Nessa confusão de sentimentos, dar um tempo pode parecer a única saída possível. Um respiro. Mas será que ajuda?

    Reorganizar o caos a dois pode ser quase impossível. Por isso, o afastamento pode funcionar como uma chance de reorganizar o pensamento individualmente. Só que tem gente que encara essa pausa como sentença final. Outros veem como uma oportunidade de autoconhecimento. E há quem enxergue como um teste: vale a pena seguir junto?

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • Celulite facial - o que é a condição que levou a internação da apresentadora Adriana Perroni?
    Aug 19 2025

    Quando a gente fala em celulite, logo pensa naquele aspecto de casca de laranja nas coxas, no bumbum... da pele furadinha, com excesso de gordura, flacidez. Quase nunca e quase ninguém vai imaginar que isso possa, talvez, acometer a pele... do rosto, não é mesmo? ‘Celulite facial’, será que existe isso? A resposta é sim - e é um problema sério.

    O assunto veio à tona com a internação da jornalista Adriana Perroni, da Record, não pela primeira, mas pela segunda vez com esse diagnóstico. Diferente da celulite estética, essa é uma infecção bacteriana causada por microorganismos como Streptococcus ou Staphylococcus aureus, que penetram a pele por cortes, fissuras ou até picadas de inseto. A infecção pode se espalhar rapidamente e atingir camadas mais profundas da pele.

    Considerada potencialmente grave, a celulite facial exige atenção e tratamento imediato. Se não for devidamente tratada, pode evoluir e até colocar a vida da pessoa em risco. Pode atingir mucosas como olhos e boca? Crianças podem ter? Como identificar os sintomas logo no início e buscar ajuda a tempo? Essa doença é contagiosa? Como é feito o diagnóstico?

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • Feliz em ver a parceria com outra pessoa? O nome disso é compersão
    Aug 18 2025

    Tem gente que é tão, mas tão ciumenta, que só de imaginar que a parceria já viveu outro relacionamento - amando outra pessoa - já sente o rosto ferver.

    A verdade é que dizer que nunca sentimos ciúmes dos nossos companheiros é uma baita falácia. Em um relacionamento, é natural que a gente se envolva tanto com a outra pessoa que só de pensar em perdê-la - ainda mais pra alguém - bate o medo. E é aí que o ciúme aparece.

    Curiosamente, no meio desse turbilhão de sentimentos, frente ao mesmo contexto, existe também um conceito que vai na contramão: a compersão. Você já ouviu falar nisso?

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Sem retorno às redes: gente que escolhe nem entrar
    Aug 18 2025

    "Nossa, você viu? Fulano excluiu o Instagram!" Quem nunca teceu esse tipo de comentário a respeito do comportamento de um conhecido, em tom apocalíptico, frente a decisão dele de deixar as redes sociais como se isso fosse, terminantemente, algo terrível e inimaginável numa era de conexões virtuais?

    O que dizer, então, de quem opta por nunca nem sequer criar um login para um perfil no Facebook, no X, por exemplo? Quem não tem instalado no aparelho celular o famoso WhatsApp?

    Recentemente, um jovem curitibano de 18 anos causou na internet após dar uma entrevista dizendo que não tem redes sociais. Tanto pela pouca idade (como assim, tão novo, não tem redes?)… quanto pela voz grave e jeito tranquilo - inclusive, no momento em que foi categórico ao dizer que não quer redes e não vê utilidade nisso. A propósito, provavelmente ele nem sabe que conquistou milhões de views na internet (afinal, é justamente o ambiente em que ele não frequenta e nem faz questão de frequentar).

    A decisão de viver fora das redes pode parecer radical para muitos, mas revela uma busca consciente por privacidade, tranquilidade e autonomia sobre o próprio tempo e bem-estar. No mundo em que tudo é compartilhado, escolher o silêncio digital vira, por si só, um manifesto. E por que algumas pessoas optam por não participar dessa lógica de exposição constante?

    Exibir mais Exibir menos
    58 minutos
  • “Amor é isso, sexo é aquilo”… Ainda se confunde sexo e sentimento? | Interessa Podcast
    Aug 12 2025

    "Amor é isso, sexo é aquilo”, como já cantarolava Rita Lee. Conceito super simples de ser compreendido, né? Ahãm, Cláudia. Senta lá.

    A gente sabe mesmo diferenciar uma coisa da outra? Na teoria, parece fácil separar o desejo carnal de um sentimento mais profundo. Na prática, a coisa muda. Aquela química insana, os encontros que viram rotina, a carência que bate junto com a libido... tudo isso vai criando um pensamento muito confuso, onde muita gente se vê envolvida emocionalmente por algo que, a princípio, era só física. É absolutamente possível se apaixonar pelo sexo de alguém? O corpo também tem memória afetiva: prazer intenso + confiança + regularidade = apego. E talvez por isso, tamanho dilema. Por que tanta gente tem dificuldade para separar sexo de sentimento?

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • O hype do “morango do amor” e os riscos para os dentes | Interessa Podcast
    Aug 12 2025

    Morango fresco, coberto por brigadeiro branco, envolto em uma casquinha de caramelo crocante: eis aí, com essa receita simples, o hypado “morango do amor”. A sobremesa virou hit nas redes e nas vitrines das confeitarias. Celebridades, chefs e influenciadores se renderam ao doce, que mistura sabor, estética e nostalgia. O que poucos falam e mostram, entretanto, é que o doce também pode ser o maior inimigo da saúde bucal.

    O próprio Conselho Federal de Odontologia soltou um alerta: a combinação açúcar em excesso e textura dura e pegajosa pode causar fraturas nos dentes, cáries, inflamações gengivais e até a perda de próteses e facetas. Nas redes, não faltam relatos de acidentes com lentes de contato dental e contenções arrancadas ao morder o caramelo. E quem usa aparelho ortodôntico ou já passou por procedimentos estéticos, será que pode consumir o tal morango? Ou deve evitar o consumo desse tipo de doce?

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos