Episódios

  • Febre do Oropouche: RJ confirma terceira morte, e casos passam de 1.500
    May 24 2025

    O Rio de Janeiro confirmou mais duas mortes por febre do Oropouche. As vítimas, duas mulheres moradoras de Macaé e Paraty, apresentaram os primeiros sintomas em março, foram internadas, mas não resistiram. Com isso, o estado soma três óbitos pela doença somente em 2025. Transmissível pelo mosquito conhecido como marium, o vírus do Oropouche provoca sintomas semelhantes aos da dengue e da chikungunya, o que dificulta o diagnóstico. Neste ano, mais de 1.500 casos já foram confirmados no estado. Por que os casos estão crescendo no Rio de Janeiro? Quando a doença pode ser fatal? E como se proteger? Giovanna Risardo e o repórter Pedro Paulo Filho conversam com a médica infectologista do Hospital Moriah, Marcela Bandeira.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Cirurgia bariátrica agora pode ser feita a partir dos 14 anos
    May 22 2025

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 16 para 14 anos a idade mínima para a realização de cirurgia bariátrica em adolescentes. A medida, que exige protocolo rigoroso, é voltada a pacientes com obesidade grave e IMC superior a 40. A expectativa é de aumento nos procedimentos, que já somaram mais de 291 mil entre 2020 e 2024. Existem riscos na redução da idade mínima para o procedimento? Quais são os benefícios de antecipar a cirurgia? E quais os preparativos para a realização de uma bariátrica com segurança? Luiz Fara Monteiro e o repórter Paulo Henrique Santos conversam com o gastrocirurgião do Hospital Moriah, Flávio Kawamoto.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Novo decreto restringe EAD em cursos da saúde e direito no Brasil
    May 22 2025

    O governo federal publicou um decreto que muda as regras do ensino superior à distância. A partir de agora, cursos como medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia só poderão ser oferecidos de forma presencial. Outras graduações da área da saúde e licenciaturas também terão regras mais rígidas. A medida levanta discussões sobre qualidade, acesso e regulação no ensino superior. Luiz Fara Monteiro e o repórter Rogério Guimarães conversam com a doutora em Educação e Diretora de Pesquisa do Instituto Península, Barbara Born, sobre os impactos da mudança na formação de novos profissionais e nas instituições de ensino.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • A polêmica dos reborns: vínculos que dividem opiniões
    May 21 2025

    Você já ouviu falar em “bebê reborn”? São bonecos hiper-realistas, com aparência de recém-nascidos, que vêm conquistando um público cada vez maior — não apenas crianças, mas principalmente adultos. Nas últimas semanas, os reborns voltaram ao centro de uma polêmica nas redes sociais e também fora delas. Afinal, o que leva tantas pessoas a criar um vínculo emocional tão forte com uma boneca? Por que adultos investem tanto tempo, dinheiro e afeto nesses brinquedos? E quando esse apego ultrapassa os limites do saudável? Luiz Fara Monteiro e o repórter Paulo Henrique Santos conversam com Talita Fabiano de Carvalho, conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), para entender essas questões.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Gripe aviária: países cancelam a importação de frango do Brasil
    May 20 2025

    O Rio Grande do Sul confirmou, na semana passada, o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. Em resposta, o governo federal decretou estado de emergência zoossanitária. A reação internacional foi rápida: vários países e regiões suspenderam temporariamente a importação de frango brasileiro. Entre eles estão China, União Europeia, Argentina, Canadá e Coreia do Sul. Já Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas impuseram um embargo limitado a Montenegro, cidade gaúcha onde o caso foi registrado. No último domingo (18), o Ministério da Agricultura e Pecuária informou que investiga duas novas suspeitas de gripe aviária no Brasil — uma no Rio Grande do Sul e outra em Tocantins. O que está sendo feito para evitar que a doença se espalhe? É seguro continuar consumindo frango e ovos? Houve falha no protocolo contra a doença? Luiz Fara Monteiro e o repórter Jairo Bastos conversam com o professor do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Eduardo Brandão.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Atlas da Violência: número cai, mas Brasil ainda tem 125 homicídios por dia
    May 16 2025

    O Brasil registrou quase 46 mil assassinatos em 2023 - uma média de 125 por dia. Apesar do número ainda elevado, o Atlas da Violência 2025 revela a menor taxa de homicídios em mais de uma década. A tendência de queda se repete nos últimos anos, mas os dados mostram contrastes preocupantes. Jovens seguem como as principais vítimas, a violência contra crianças aumentou e estados como o Rio de Janeiro seguem na contramão da média nacional. O que tem impulsionado a redução dos homicídios? Por que a violência contra os mais jovens ainda preocupa tanto? E o que explica os estados que destoam da média? Giovanna Risardo e o repórter Diogo Menezes conversam com Daniel Cerqueira, pesquisador do Ipea e coordenador do estudo.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Asma: entenda os riscos e como viver melhor
    May 15 2025

    Segundo o Ministério da Saúde, mais de seis milhões de pessoas acima dos 18 anos têm asma. A doença não é apenas um incômodo respiratório - ela pode interferir diretamente na rotina, limitar atividades cotidianas e, nos casos mais graves, levar a hospitalizações frequentes e até à morte. Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade sobre a asma? É possível viver bem após o diagnóstico? E de que forma a tecnologia pode ajudar no controle da doença? Giovanna Risardo e o repórter Rogério Guimarães conversam com o médico pneumologista e diretor médico da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), Rodrigo Santiago.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Roubo de cargas: impacto econômico no Brasil
    May 14 2025

    Mais de 60% das cargas no Brasil são transportadas por caminhoneiros, que enfrentam riscos altos com quadrilhas roubando cargas e sequestrando motoristas, gerando prejuízos milionários. O impacto vai muito além da segurança pública, atinge diretamente a economia e, claro, o bolso do consumidor. Quem paga essa conta? O que está sendo feito para combater esse tipo de crime? Por que os caminhoneiros seguem sendo tão vulneráveis nas estradas? Adriana Perroni e Caterina Achutti conversam com o especialista em segurança pública Leonardo Ostronoff sobre os impactos econômicos e as vulnerabilidades das estradas.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos