MULHERES DE 50 Podcast Por Maria Tereza Gomes capa

MULHERES DE 50

MULHERES DE 50

De: Maria Tereza Gomes
Ouça grátis

Sobre este áudio

Um dos três podcasts de saúde e bem-estar mais admirados do país pelo Prêmio Einstein 2023. Somos quatro irmãs discutem o que significa ter 50 anos hoje: Tereza, 59, é jornalista e mora em São Paulo, capital; Lúcia, 56, é médica ginecologista e obstetra em Toledo, no Paraná; Marilza, ou Mel, 54 anos, é veterinária em Naviraí, no Mato Grosso do Sul; e Sandra, 51 anos, é advogada em Curitiba, Paraná. Uma vez por semana, as quatro se reúnem virtualmente para uma conversa descontraída sobre os desafios da idade, relembrar os ícones de sua geração e dar dicas Maduras.Maria Tereza Gomes Ciências Ciências Sociais
Episódios
  • T 15 - EPS 10: Como planejar seus sonhos
    Jul 8 2025

    Neste último episódio da temporada sobre finanças pessoais para mulheres, entrevistamos Edson Moraes, 61 anos, gerontólogo e mestre em Ciências do Envelhecimento. Edson destaca que o dinheiro, embora importante, não resolve todas as questões da velhice. “Ter recursos financeiros elimina uma preocupação fundamental, que é a manutenção da própria vida, mas não garante tudo”, afirmou. Para ele, a autonomia — que vai além do aspecto financeiro — é essencial para que você possa fazer escolhas e não se sinta dependente de terceiros. “Quem vai cuidar da gente somos nós mesmos. Não serão os filhos”, reforçou.

    Segundo Edson, planejamento financeiro não se resume a poupar. “É preciso entender e tomar decisões conscientes ao longo da vida, ter uma percepção realista da situação financeira e responsabilidade nas escolhas de consumo.” Ele ressalta a importância de conversas difíceis e necessárias sobre temas como envelhecimento, dinheiro e morte, ainda considerados tabus em nossa sociedade.

    O episódio reforça a necessidade de repensar o envelhecimento com autonomia, consciência e abertura para novas formas de viver e conviver. E a gestão das finanças é fundamental para isso.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 7 minutos
  • T15 - EPS 08: Dinheiro na mão, poder no coração
    Jun 24 2025

    É possível aprender a gostar de dinheiro, mesmo que o mundo financeiro pareça distante ou complicado. Quem diz isso é Denise Damiani, 64 anos, coautora do livro “Ganhar, Gastar, Investir - O Livro do Dinheiro para Mulheres”, engenheira formada pela USP, e que nos últimos anos tem se dedicado ao empoderamento feminino por meio da inteligência financeira. "Não é necessário estudar em Harvard para entender o básico: o segredo está em três passos simples — ganhar mais do que se gasta, investir bem a diferença e manter essa disciplina ao longo do tempo", diz Denise nesta entrevista exclusiva ao Mulheres de 50.

    Denise lembra que ainda existe um preconceito que associa ambição financeira feminina a algo negativo, como se “mulher ambiciosa” fosse um xingamento, ou que mulheres que buscam independência financeira acabem “sozinhas”, porque “homem nenhum aguenta mulher assim”.

    Não há mágica: construir riqueza é um processo lento e exige mudança de mentalidade. Não adianta ganhar muito se você não souber gastar menos e investir a diferença. Por exemplo, quem ganha 10 mil e gasta 7 mil é mais rico do que quem ganha 100 mil e gasta 99 mil. A riqueza está na diferença entre o que entra e o que sai.

    Gostou da entrevista? Então, compartilhe.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos

O que os ouvintes dizem sobre MULHERES DE 50

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.