MULHERES DE 50 Podcast Por Maria Tereza Gomes capa

MULHERES DE 50

MULHERES DE 50

De: Maria Tereza Gomes
Ouça grátis

Sobre este título

Um dos três podcasts de saúde e bem-estar mais admirados do país pelo Prêmio Einstein 2023. Somos quatro irmãs discutem o que significa ter 50 anos hoje: Tereza, 59, é jornalista e mora em São Paulo, capital; Lúcia, 56, é médica ginecologista e obstetra em Toledo, no Paraná; Marilza, ou Mel, 54 anos, é veterinária em Naviraí, no Mato Grosso do Sul; e Sandra, 51 anos, é advogada em Curitiba, Paraná. Uma vez por semana, as quatro se reúnem virtualmente para uma conversa descontraída sobre os desafios da idade, relembrar os ícones de sua geração e dar dicas Maduras.Maria Tereza Gomes Ciências Ciências Sociais
Episódios
  • T 16 - EPS 03: O amor tem idade?
    Oct 13 2025

    Globalmente, a diferença média de idade em casais heterossexuais é de cerca de 4,2 anos, sendo os homens normalmente mais velhos. Um estudo com 36 mil casais em 28 países revelou que os homens tendem a preferir parceiras significativamente mais jovens conforme envelhecem (a cada 5 anos, a idade preferida aumenta 1 ano). Para as mulheres, a diferença de idade do parceiro aumenta cerca de 1 ano a cada 10 anos da sua idade. Isso mostra que, por diversos motivos, são mais raros os relacionamentos entre mulheres mais velhas com homens mais novos.

    Para discutir esse assunto, o podcast recebeu a psiquiatra Cintia Sayd, 56 anos. Na entrevista, falamos sobre o preconceito, que ainda persiste, e sobre a importância do autoconhecimento para valorizar a própria trajetória e aceitar as transformações do corpo e da vida.

    “As diferenças (de idade) podem ser pontes; a experiência de um pode se complementar com a energia do outro; o mais importante é a compatibilidade, a conexão emocional e sexual, o respeito e a admiração”, afirma ela.

    Ouça, comente e compartilhe com suas amigas.

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • T 16 - EPS 02: Sexualidade madura: prazer e intimidade sem tabus
    Oct 7 2025

    Não podemos falar de amor maduro, sem falar de sexualidade. Para isso, entrevistamos a sexóloga Aline Ambrósio, 54 anos, que também é ginecologista e obstetra. Segundo Aline, pesquisas têm mostrado que estamos fazendo mais sexo que os jovens, pela dificuldade deles de de se conectarem. Segundo ela, a sexualidade feminina após os 50 anos é um processo de redescoberta do prazer, que pode ser mais intenso e consciente, mesmo diante das mudanças físicas da menopausa, como diminuição do colágeno, alteração hormonal, secura vaginal e possível dor nas relações. A especialista ressalta a importância de trabalhar a autoestima, os tabus e o diálogo no casal, além de valorizar o toque, o beijo e outras formas de prazer além da penetração. Ela menciona terapias hormonais, fisioterapia do assoalho pélvico e tratamentos estéticos como ferramentas para melhorar a função sexual, aumentar a autoestima e reduzir desconfortos.

    Ouça, comente e compartilhe com suas amigas.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • T 16 - EPS 01: O que é amor maduro
    Sep 30 2025

    Como é o amor para nós, mulheres de meia-idade? O que queremos de um casamento? Que barreiras preconceituosas estamos prontas para quebrar? Apesar de tudo o que conquistamos nas últimas décadas, o amor na maturidade ainda é um tabu — e este é o tema da 16ª temporada do nosso podcast. “A maturidade sempre foi vista como o fim. Eu a vejo como um recomeço”, diz Carol Petrolini, 47 anos, psicóloga e autora do livro “Depois da Última Lua”, entrevistada do primeiro episódio. Para escrever o livro “Depois da Última Lua: uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura”, Carol mergulhou nas implicações da menopausa em nossas vidas, cujos sintomas impactam diretamente nossa autoestima e, por consequência, nossos relacionamentos.

    Ouça, comente e compartilhe com suas amigas.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
Ainda não há avaliações