Episódios

  • Enraizados - EP01
    Nov 16 2025

    Hoje iniciamos a nossa última série de mensagens do ano: “Enraizados”.

    Num tempo em que até a oração está sendo terceirizada por inteligência artificial, a gente corre o risco de viver um tipo de relacionamento raso com Deus, uma fé superficial, sem entrega, sem raiz.

    Entretanto, o convite de Deus pra nós é outro: aprofundar, criar raízes profundas neste relacionamento transformador com Ele.

    Nossa reflexão partiu do Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, que será base das próximas três mensagens.

    Na mensagem de hoje fomos chamados a três atitudes bem claras:

    1. Conhecer o caminho do Senhor
    2. Andar nesse caminho
    3. Depender humildemente do Senhor

    Só que nada disso é possível longe de Jesus, pois Ele é a videira verdadeira, e nós somos os ramos. Só nEle conseguimos conhecer de verdade, andar com firmeza e depender com confiança.

    Se você entende que está vivendo um relacionamento com Deus de modo superficial, sem frutos ou sem direção, o convite do Senhor é claro: “Volte. Permaneça em Mim. Eu sou a videira.”
    Esse é o caminho. Esteja nEle sabendo que Ele mesmo vai cuidar de regar essas raízes.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • As Marcas de uma Igreja Saudável - EP04
    Nov 3 2025

    Encerrando a série “As Marcas de uma Igreja Saudável”, refletimos sobre três características essenciais de uma igreja madura: amadurecimento espiritual, compromisso com a membresia e liderança servil.

    A verdadeira saúde de uma igreja não está no tamanho ou na estrutura, mas na sua fidelidade em proclamar o verdadeiro Evangelho, viver de acordo com a Palavra e investir na oração, comunhão e amor.

    O exemplo da igreja primitiva, em Atos, nos desafia a viver um discipulado autêntico que nos conduza ao crescimento pessoal e coletivo.

    O encerramento da série marcou também o início de um novo ciclo histórico para nossa comunidade: a abertura oficial do processo de autonomia da nossa igreja.

    Meu desejo e oração é que o Senhor continue nos moldando para sermos uma igreja saudável em todos os aspectos, firmada nos princípios bíblicos.

    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • As Marcas de uma Igreja Saudável - EP03
    Oct 26 2025

    Hoje refletimos sobre três marcas fundamentais de uma igreja saudável, conforme os relatos de Lucas: Oração, Santidade e Serviço.

    A verdadeira força da igreja não está na sua estrutura ou nas suas programações, mas na sua dependência do Espírito Santo.

    A igreja primitiva não possuía prédios nem tecnologia, mas tinha aquilo que nenhuma estrutura pode produzir: uma vida cheia do Espírito. Eles oravam com fervor, viviam em santidade e serviam com humildade.

    Meu desejo é que sejamos conhecidos, não por nossa estrutura, mas por nossa profunda dependência do Espírito Santo e por experimentarmos aquilo que somente Ele pode fazer, quando oramos, vivemos em santidade e servimos com alegria.

    Exibir mais Exibir menos
    58 minutos
  • As Marcas de uma Igreja Saudável - EP02
    Oct 19 2025

    Seguindo a nossa segunda reflexão sobre “As Marcas de uma Igreja Saudável”, refletimos sobre os três primeiros relatórios de Lucas no livro de Atos.


    Primeiro ele registra que a igreja aquela igreja nasceu fundamentada na pregação fiel da Palavra. Não foram métodos ou estratégias que transformaram vidas, mas a exposição das Escrituras, Cristo crucificado e ressurreto no centro. Sempre que a Palavra ocupa o lugar certo, ela gera transformação — foi assim nos dias de Josias, Esdras, Lutero e continua sendo hoje.


    Em seguida vimos que uma igreja saudável é moldada pela comunhão. Em Atos 2 vemos um povo que se dedicava com sinceridade aos relacionamentos, ao partir do pão e à oração, mostrando que comunhão não é marcada por networking, mas cuidado real, generosidade prática e discipulado constante. Ela transforma cidades, famílias e corações.


    Por fim, uma igreja saudável é impulsionada pela ousadia. Em Atos 4, mesmo sob ameaça e prisão, Pedro e João não se calaram: “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos.” A igreja cresce saudavelmente quando é fiel, mesmo sob opressão. Exemplos como a China e o Irã são hoje prova viva de que nenhuma força humana consegue impedir o avanço da Palavra.


    Minha oração é que esta Igreja que está começando tenha as marcas de uma igreja saudável, onde a Palavra da verdade é semeada com fidelidade, a comunhão seja regada com amor e a proclamação seja encarada com ousadia.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • As Marcas de uma Igreja Saudável - EP01
    Oct 12 2025

    “Não desprezem o dia dos pequenos começos.” Zacarias 4.10


    Neste domingo, fomos lembrados de que Deus costuma iniciar o extraordinário a partir do simples.


    Refletimos em Atos 19 e olhamos para o trabalho de Paulo e seus discípulos em Éfeso. Também fomos inspirados pela história dos irmãos Morávios, cristãos profundamente impactados pelo mover do Espírito Santo que deram início a uma vigília de oração que durou cem anos. Mesmo sem grandes estruturas ou recursos, enviaram missionários para os lugares mais improváveis do mundo.


    Essa mensagem abriu espaço para a nova série que será oficialmente iniciada no próximo domingo: Marcas de uma Igreja Saudável.


    Compartilhamos também um novo tempo que estamos vivendo: o início do processo de autonomia da Igreja Batista Fonte Nova Lima.


    Após quase cinco anos de caminhada, reconhecemos que o Senhor tem nos conduzido com firmeza rumo à maturidade, com coragem, dependência e o desejo sincero de sermos uma igreja saudável, missionária e relevante.


    Que olhemos para esse momento como uma grande oportunidade. É hora de seguir o conselho de Hudson Taylor: “Tente grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus.”


    Por isso, ore, se envolva e vamos juntos viver o que Deus tem para nós!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • 4 anos
    Sep 22 2025

    Neste domingo de celebração pelos quatro anos da Igreja Batista Fonte, fomos levados a relembrar momentos marcantes desde os primeiros passos da plantação. Histórias de transformação de vidas, desafios superados e o cuidado fiel do Senhor foram testemunhos vivos de que Ele tem conduzido cada etapa da nossa jornada.

    Inspirados pela carta de Paulo à igreja de Filipos, fomos desafiados a viver uma fé que confia plenamente em Deus, mesmo diante das incertezas. A alegria e a santidade não são frutos de circunstâncias favoráveis, mas da presença constante de Cristo em nós. E é Ele quem sustenta a missão, fortalece o coração cansado e nos convida a perseverar com esperança.

    O foco da nossa caminhada não está em nomes, estruturas ou estratégias, mas em viver o Evangelho com pureza, humildade e perseverança.

    O nosso compromisso é com Cristo, o fundamento inabalável, o centro da igreja, o autor e consumador da nossa fé. E como Paulo declarou aos filipenses, declaramos também com convicção: "Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar.” Filipenses 1.6

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • A esperança que sustenta os filhos de Deus
    Sep 11 2025

    Por que pessoas piedosas sofrem? Por que a vida parece injusta?


    Em Romanos 8, Paulo nos lembra que os sofrimentos do tempo presente não se comparam à glória que em nós será revelada. A criação inteira geme, mas não em desespero: são gemidos de parto, anunciando a nova realidade em Cristo.

    Mesmo quando não sabemos orar, o Espírito intercede por nós. E temos a promessa que sustenta nossa fé: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
    Para o mundo, a dor é fim. Para o povo de Deus, é apenas caminho para a glória.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • LAR DOCE LAR - EP02
    Aug 31 2025

    Hoje refletimos que um lar firmado em Cristo é chamado a ser lugar de graça, proteção e esperança. A Palavra nos lembra que não são muros altos ou estratégias humanas que garantem segurança, mas a submissão total ao Senhor, a resistência ao inimigo e a humildade diante de Deus.

    Assim como no tempo do profeta Oséias, Deus continua nos chamando à restauração. Não existem famílias perfeitas, mas existe um Deus perfeito que deseja habitar em nossos lares, curando feridas e fechando brechas que o inimigo tenta abrir. Quando nos aproximamos dEle, Ele mesmo se aproxima de nós e transforma nossa casa em um verdadeiro Doce Lar.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora