Episódios

  • Segurança é alvo de medidas de Lula, tema central em 2026
    Oct 20 2025

    No podcast ‘Notícia No Seu Tempo’, confira em áudio as principais notícias da edição impressa do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ desta segunda-feira (20/10/2025):

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara iniciativas para combater a criminalidade no País. O tema deve ganhar ainda mais relevância com a proximidade das eleições de 2026 e o avanço das facções criminosas. A segurança pública é o que mais preocupa os brasileiros (30%), à frente de problemas sociais (18%), economia (16%), corrupção (14%) e saúde (11%), aponta pesquisa feita pela Genial/Quaest. O governo deve lançar até dezembro os resultados do projeto-piloto de retomada territorial, com dados de homicídios não solucionados, um centro de inteligência no Acre e um programa para investimentos na segurança municipal. Além disso, espera pela aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso, bem como o projeto de lei antimáfia.

    E mais:

    Economia: Alta nos preços dos alimentos já pressiona inflação do quarto trimestre

    Política: Parlamentares turbinam emendas Pix e ampliam repasses a prefeituras

    Internacional: Na Bolívia, contrabando e escassez são desafios para novo governo

    Cultura: Em assalto cinematográfico, bandidos levam joias do Louvre

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • #34 - Rumo a COP-30 entrevista Carlos Humberto de Souza, diretor-presidente do Grupo Risotolândia
    Oct 17 2025

    Grupo Risotolândia, do setor de refeições escolares e corporativas, envolve diretamente o produtor em sua cadeia produtiva.

    Era do Clima: Rumo à COP-30 é apresentado por Ajinomoto, Ambipar, BNDES, Governo Federal, Governo do Pará, Hydro e JBS e patrocinado por Zurich.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • Executando Boas Ideias: CEO da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki falar sobre empreendedorismo e a criação de projetos como o Ranking dos Políticos
    Oct 17 2025

    Alexandre Ostrowiecki é administrador pela FGV, com MBA no Insper, Economia pela Universidade de Jerusalém e OPM pela universidade de Harvard. É sócio controlador e chairman da Multilaser, fabricante de eletroeletrônicos e fundador do portal Ranking dos Políticos, que avalia parlamentares do Congresso Nacional. Além disso, é conselheiro no museu da imaginação de São Paulo, na escola Alef Peretz e na Casa do Saber.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • Lei muda e isenta 5 bancos em investigação da PF sobre lavagem de dinheiro
    Oct 17 2025

    No podcast ‘Notícia No Seu Tempo’, confira em áudio as principais notícias da edição impressa do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ desta sexta-feira (17/10/2025):

    Mudança na legislação sobre operações de câmbio isentou de responsabilidade cinco instituições financeiras que eram investigadas pela PF em suposta participação em esquema de evasão de divisas, informam Marcelo Godoy e Fausto Macedo. As operações envolviam compra de criptoativos e lavagem de dinheiro para organizações como o Hezbollah e o PCC. A alteração da lei tirou da PF o principal argumento para imputar a funcionários dos bancos os crimes de evasão de divisas e de gestão fraudulenta: a responsabilidade compartilhada com clientes do registro correto das operações de câmbio. Os bancos investigados eram Master, Genial, Travelex Banco de Câmbio S/A, Santander e Haitong. As instituições negam irregularidades.

    E mais:

    Política: Em reunião com Rubio, Mauro Vieira pede reversão de tarifaço e de sanções

    Metrópole: Licenciamento especial deve acelerar obras na Região Amazônica

    Internacional: Chefe militar dos EUA, responsável por ataques no Caribe, deixa o cargo

    Cultura: Legado de grandes nomes da MPB é celebrado em shows

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • Trump infiltra a CIA e cogita ataque por terra na Venezuela
    Oct 16 2025

    No podcast ‘Notícia No Seu Tempo’, confira em áudio as principais notícias da edição impressa do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ desta quinta-feira (15/10/2025):

    O presidente Donald Trump autorizou ontem a CIA a agir dentro da Venezuela. O reconhecimento, incomum entre presidentes americanos, apesar da documentada ação de agentes na América Latina, foi acompanhado de uma ameaça de ataque por terra: “Certamente, estamos pensando agora (em ir) por terra, porque já temos sob controle o mar”, disse Trump. Desde setembro, militares americanos vêm afundando barcos no Mar do Caribe, em águas internacionais perto da costa venezuelana. Os bombardeios já mataram 27. Trump alega que a ditadura de Nicolás Maduro envia criminosos para os EUA e não combate o narcotráfico. A estratégia desenvolvida pelo secretário de Estado, Marco Rubio, com a ajuda de John Ratcliffe, diretor da CIA, é tirar Maduro do poder.

    E mais:

    Internacional: Maduro faz exercício militar em favelas

    Economia: Correios terão empréstimo de R$ 20 bi e falam em lucro só em 2027

    Política: Governo demite indicados do Centrão, mas mantém aliado de Lira na Caixa

    Cultura: Pianista Dom Salvador faz shows no 6º Sesc Jazz ao lado de Amaro Freitas

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • MP liga gestores de fundos da Faria Lima a negócios com o PCC
    Oct 15 2025

    No podcast ‘Notícia No Seu Tempo’, confira em áudio as principais notícias da edição impressa do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ desta terça-feira (15/10/2025):

    Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP de SP, informaram à Justiça que a relação das gestoras de recursos Reag e Altinvest com o PCC vai além da administração de fundos de investimentos ligados à organização criminosa. Os investigadores disseram que a Reag e alguns de seus sócios e diretores, além de acionistas da Altinvest, têm participações em negócios ligados à facção. Segundo o MP, as duas empresas e pessoas ligadas a elas criaram estruturas jurídicas e societárias e estiveram à frente de fundos de investimento, o que dificultou a identificação dos verdadeiros donos de ativos. Empresas negam.

    E mais:

    Economia: Incêndio em subestação no Paraná causa apagão de até 2 horas nas 5 regiões do País

    Política: PF vê indício de desvio a firma de fachada em sindicato de irmão de Lula

    Metrópole: Polícia prende 6 em SP e diz que falsificação de bebidas ocorre por etapas

    Internacional: Israel reduz ajuda a Gaza após Hamas não devolver todos os corpos de reféns

    Esportes: Fabrício Bruno falha, Brasil leva virada e perde do Japão pela 1ª vez na história

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos
  • Israel e Hamas trocam 20 reféns por 2 mil presos; Trump vê ‘fim da guerra’
    Oct 14 2025

    No podcast ‘Notícia No Seu Tempo’, confira em áudio as principais notícias da edição impressa do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ desta terça-feira (14/10/2025):

    Os 20 reféns israelenses ainda vivos e que ficaram 738 dias em poder do Hamas foram soltos ontem. Os corpos de outras 28 pessoas, mortas, também devem ser devolvidos Em troca, Israel libertou cerca de 2 mil presos palestinos – 250 que cumpriam penas de prisão perpétua e 1,7 mil detidos durante a guerra, entre eles mulheres e crianças. Autor do plano de paz, o presidente dos EUA, Donald Trump, saudou “o fim da guerra” durante discurso no Parlamento israelense, em que foi ovacionado. Ele afirmou que o acordo é um “histórico amanhecer de um novo Oriente Médio”. Na chamada “praça dos reféns”, em Tel-Aviv, 65 mil pessoas comemoraram a libertação. Em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, também houve festa para os palestinos libertados.

    E mais:

    Economia: Rio lidera entre as cidades do País com mais perdas após o tarifaço

    Política: Lula 3 tem o pior aproveitamento do Executivo no Congresso desde 1988

    Metrópole: No Brasil, 19% convivem com a presença explícita de facções

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • #33 - Rumo a COP-30 entrevista Cesar Augusto Vilela, diretor da Ajinomoto Brasil
    Oct 13 2025

    De modo geral, na visão do executivo, a informação está cada vez mais acessível para que o agronegócio uma preocupação ambiental com eficiência produtiva.

    Era do Clima: Rumo à COP-30 é apresentado por Ajinomoto, Ambipar, BNDES, Governo Federal, Governo do Pará, Hydro e JBS e patrocinado por Zurich.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos