O Mundo a Seus Pés Podcast Por Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna capa

O Mundo a Seus Pés

O Mundo a Seus Pés

De: Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna
Ouça grátis

Sobre este título

Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Ana França, Hélder Gomes, Catarina Maldonado Vasconcelos, Pedro Cordeiro e Mara Tribuna. Episódios semanais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados

2025 Expresso
Política e Governo
Episódios
  • “Estamos hoje mais longe da existência de um Estado ou liderança palestiniana viáveis” apesar dos últimos dois anos
    Oct 13 2025

    O acordo de paz reduziu o martírio dos palestinianos em Gaza e levou os reféns para os braços de quem os esperava. Isto sabemos. Sobre o desarmamento do Hamas não há certezas, sobre a reconstrução urgente ou sobre um modelo futuro de Governo do território também não. As violência interpalestiniana adensa-se, os colonos ameaçam, batem e matam na Cisjordânia e nem por isso Israel está mais seguro

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • Israel-Hamas: Acordo é “o mínimo essencial”. Reconciliação, reparação e justiça “ficam para o fim do caminho”
    Oct 9 2025

    Israel e Hamas já têm um acordo assinado, está prevista a libertação dos 20 reféns vivos, todos de uma vez, e também de cerca de 1.950 presos palestinianos. Donald Trump foi essencial na assinatura deste acordo e é pouco provável que permita grandes desvios ao seu amigo Netanyahu.

    Talvez tudo isto esteja a acontecer porque Donald Trump quer mesmo muito vencer o Nobel da Paz, que se anuncia esta sexta-feira e, se perder, pode voltar a desinteressar-se pelo tema. Mas as pessoas que durante dois anos esperaram o regresso dos reféns, as pessoas que viveram sob bombardeamentos indiscriminados e passaram fome não estão interessadas nas razões do Presidente dos Estados Unidos, apenas que ele se esforce para que o cessar-fogo se torne permanente, que os reféns regressem e que a guerra não volte a eclodir.

    Os indicadores parecem alinhados para que isso se verifique: não só o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Sa’ar, já veio dizer que Israel não tenciona voltar às hostilidades, como o próprio Trump é esperado como convidado em Israel do domingo - e deve mesmo participar na reunião do gabinete de segurança de Israel esta quinta-feira, de forma a pressionar os mais periclitantes a aprovarem este documento de 20 pontos que garante “o mínimo essencial”, nas palavras da investigadora Joana Ricarte, que, neste episódio extra, explica ao Expresso o que está neste acordo e quais os cenários mais prováveis para a sua implantação.

    A posição de quem olha para a História a longo prazo, a atmosfera é de “otimismo cauteloso”. Não há “um horizonte político claro”, porque “toda a ideia futuro do estabelecimento de mecanismos de governação, desarmamento do Hamas, de alteração de situação política no terreno e retirada das tropas de Israel ainda são passos apresentados de forma genérica”. Além disso, continua Ricarte, “não se refere neste acordo nem a ocupação nem o Estado palestiniano” e por isso “estamos muito distantes de uma solução viável”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Tal como em Portugal, extrema-direita liderada por Farage cresce porque a fórmula “nunca foi testada”
    Oct 6 2025

    Nos últimos oito anos, o Reino Unido queimou nada menos do que quatro primeiros-ministros. Que ameaças enfrenta Keir Starmer, que não é, segundo o embaixador Francisco Seixas da Costa, “um líder extremamente mobilizador, nem carismático”, mas que é “seco, com uma imagem um pouco burocrática”? Entretanto, o Reform UK, de Nigel Farage, continua a subir nas sondagens.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
Ainda não há avaliações