Ondas Impressas Podcast Por Tânia Galluzzi capa

Ondas Impressas

Ondas Impressas

De: Tânia Galluzzi
Ouça grátis

Sobre este áudio

O seu podcast sobre o universo da impressão© 2025 Ondas Impressas Economia
Episódios
  • O mercado gráfico europeu a partir da Fespa Berlim
    May 15 2025

    Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam este episódio, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

    Com cerca de 17 mil visitantes e mais de 550 expositores, a Fespa Global Print Expo é a maior entre as oito feiras organizadas anualmente pela Fespa no mundo. Voltada aos segmentos de comunicação visual, sinalização e impressão têxtil, o evento revelou lançamentos, tendências e uma movimentação crescente em torno de soluções voltadas à personalização e sustentabilidade.

    Neste episódio, jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem convidados internacionais para um bate-papo: Andreas Weber (Alemanha) e Jacques Michiels (Bélgica), especialistas na indústria gráfica e criadores do podcast #PrintIsBack. Também participa da conversa Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da Fespa Brasil, que compartilha impressões sobre a feira e as semelhanças e diferenças entre os mercados brasileiro e europeu.

    Ao longo da conversa, o grupo debate o avanço da automação, o papel da Inteligência Artificial, o novo olhar das gerações mais jovens em relação ao produto impresso e os obstáculos enfrentados por pequenas e médias empresas. Um episódio que joga luz sobre o panorama da impressão na Europa e aponta oportunidades para o mercado latino-americano.

    No canal do Ondas no Youtube, este episódio está legendado.

    Entrevistados:

    Andreas Weber

    Jacques Michiels

    Alexandre Keese


    Pra saber mais:

    Fespa Global Print Expo 2025

    #PrintIsBack Podcast


    Ondas Impressas

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • Impresso é luxo só
    Apr 30 2025

    Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é o tema deste episódio.

    A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho, e Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas, para entender o que está impulsionando essa nova fase do impresso. Entre os fatores apontados estão a fadiga digital e a busca por experiências diferenciadas, elementos que motivaram a volta das versões impressas de revistas como a Capricho e a Manchete.

    O caso da Capricho, a primeira revista lançada pela editora Abril, em junho de 1952, é emblemático. Destinada ao público jovem, a publicação deixou de ser impressa em 2015. E foi justamente o leitor da Geração Z que pressionou pela volta do papel. Teve até petição online para que a publicação retomasse a edição impressa, como conta a Andréa Martinelli.

    Entrevistados

    Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho

    Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas


    Pra saber mais

    Revista Capricho

    Revista Quatro Rodas

    Revista Manchete


    Ondas Impressas

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • Como usar a Inteligência Artificial na produção
    Apr 9 2025

    Muito se fala sobre Inteligência Artificial, mas pouco se explora seu uso concreto na indústria gráfica. Enquanto a IA generativa domina os holofotes, há um universo técnico de aplicações específicas que podem transformar a produção, desde o controle de qualidade até o consumo energético nas impressoras.

    Neste quarto episódio de nossa sexta temporada, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem Sandra Rosalen, pesquisadora sênior que atualmente lidera o Laboratório de Análise de Impressão e Materiais na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

    Sandra está à frente de pesquisas acadêmicas que buscam soluções reais para os desafios da indústria gráfica. No episódio, ela explica com clareza o que é e o que não é Inteligência Artificial, diferencia IA, Machine Learning e Deep Learning, e apresenta cases desenvolvidos em ambientes acadêmicos e aplicados no mundo real.

    Entre os destaques estão:

    • O uso de IA para prever mudanças de cor após a laminação em impressões offset UV
    • A combinação entre IA e Lean Manufacturing para reduzir o consumo de energia na impressão flexográfica
    • A Inteligência Artificial aplicada ao PCP (Planejamento e Controle de Produção)

    Além dos exemplos, Sandra também dá dicas práticas para quem quer começar a aplicar IA na produção, começando por um problema real, mapeando dados disponíveis e estruturando soluções viáveis com apoio técnico.

    Entrevistada

    Sandra Rosalen, pesquisadora sênior que atualmente lidera o Laboratório de Análise de Impressão e Materiais na Universidade de Wuppertal,


    Ondas Impressas

    www.ondasimpressas.com.br

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    X @ondasimpressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Ondas Impressas

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.