Episódios

  • O mercado gráfico europeu a partir da Fespa Berlim
    May 15 2025

    Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam este episódio, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

    Com cerca de 17 mil visitantes e mais de 550 expositores, a Fespa Global Print Expo é a maior entre as oito feiras organizadas anualmente pela Fespa no mundo. Voltada aos segmentos de comunicação visual, sinalização e impressão têxtil, o evento revelou lançamentos, tendências e uma movimentação crescente em torno de soluções voltadas à personalização e sustentabilidade.

    Neste episódio, jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem convidados internacionais para um bate-papo: Andreas Weber (Alemanha) e Jacques Michiels (Bélgica), especialistas na indústria gráfica e criadores do podcast #PrintIsBack. Também participa da conversa Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da Fespa Brasil, que compartilha impressões sobre a feira e as semelhanças e diferenças entre os mercados brasileiro e europeu.

    Ao longo da conversa, o grupo debate o avanço da automação, o papel da Inteligência Artificial, o novo olhar das gerações mais jovens em relação ao produto impresso e os obstáculos enfrentados por pequenas e médias empresas. Um episódio que joga luz sobre o panorama da impressão na Europa e aponta oportunidades para o mercado latino-americano.

    No canal do Ondas no Youtube, este episódio está legendado.

    Entrevistados:

    Andreas Weber

    Jacques Michiels

    Alexandre Keese


    Pra saber mais:

    Fespa Global Print Expo 2025

    #PrintIsBack Podcast


    Ondas Impressas

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • Impresso é luxo só
    Apr 30 2025

    Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é o tema deste episódio.

    A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho, e Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas, para entender o que está impulsionando essa nova fase do impresso. Entre os fatores apontados estão a fadiga digital e a busca por experiências diferenciadas, elementos que motivaram a volta das versões impressas de revistas como a Capricho e a Manchete.

    O caso da Capricho, a primeira revista lançada pela editora Abril, em junho de 1952, é emblemático. Destinada ao público jovem, a publicação deixou de ser impressa em 2015. E foi justamente o leitor da Geração Z que pressionou pela volta do papel. Teve até petição online para que a publicação retomasse a edição impressa, como conta a Andréa Martinelli.

    Entrevistados

    Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho

    Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas


    Pra saber mais

    Revista Capricho

    Revista Quatro Rodas

    Revista Manchete


    Ondas Impressas

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • Como usar a Inteligência Artificial na produção
    Apr 9 2025

    Muito se fala sobre Inteligência Artificial, mas pouco se explora seu uso concreto na indústria gráfica. Enquanto a IA generativa domina os holofotes, há um universo técnico de aplicações específicas que podem transformar a produção, desde o controle de qualidade até o consumo energético nas impressoras.

    Neste quarto episódio de nossa sexta temporada, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem Sandra Rosalen, pesquisadora sênior que atualmente lidera o Laboratório de Análise de Impressão e Materiais na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

    Sandra está à frente de pesquisas acadêmicas que buscam soluções reais para os desafios da indústria gráfica. No episódio, ela explica com clareza o que é e o que não é Inteligência Artificial, diferencia IA, Machine Learning e Deep Learning, e apresenta cases desenvolvidos em ambientes acadêmicos e aplicados no mundo real.

    Entre os destaques estão:

    • O uso de IA para prever mudanças de cor após a laminação em impressões offset UV
    • A combinação entre IA e Lean Manufacturing para reduzir o consumo de energia na impressão flexográfica
    • A Inteligência Artificial aplicada ao PCP (Planejamento e Controle de Produção)

    Além dos exemplos, Sandra também dá dicas práticas para quem quer começar a aplicar IA na produção, começando por um problema real, mapeando dados disponíveis e estruturando soluções viáveis com apoio técnico.

    Entrevistada

    Sandra Rosalen, pesquisadora sênior que atualmente lidera o Laboratório de Análise de Impressão e Materiais na Universidade de Wuppertal,


    Ondas Impressas

    www.ondasimpressas.com.br

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    X @ondasimpressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • Conteúdo patrocinado - Ondas na Fespa Brasil 2025: a evolução da tecnologia digital
    Mar 26 2025

    Em meio a um cenário marcado pela transformação digital na indústria gráfica, onde inovação e eficiência se tornam diferenciais competitivos, este episódio reúne insights valiosos sobre o futuro da impressão.

    O programa foi gravado ao vivo durante a Fespa Brasil 2025, realizada de 17 a 20 de março, em São Paulo. O evento contou com a participação de mais de 150 expositores e 750 marcas, evidenciando as principais tendências e desafios do setor.

    Dividido em dois blocos, o episódio traz, na primeira parte, um balanço da feira, abordando as principais tendências apontadas pela mostra.

    No segundo bloco, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Arnaldo Peres, diretor da Neoband; Felipe Chaves, gerente de vendas da EFI; e Rafael Machado, executivo de vendas da Serilon. A pauta é o lançamento da impressora digital UV LED Vutek M3h, desenvolvida pela EFI e comercializada pela Serilon. Trata-se da mais recente aquisição da Neoband, e o trio discute as implicações dessa inovação para a indústria de impressão e para o segmento de comunicação visual.

    Entrevistados

    Arnaldo Peres, Neoband

    Felipe Chaves, EFI

    Rafael Machado, executivo de vendas da Serilon


    Quer conhecer a nova impressora EFI Vutek M3h?

    Clique aqui


    Ondas Impressas

    www.ondasimpressas.com.br

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    X @ondasimpressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • Conteúdo patrocinado - Deu match: tecnologia e serviços
    Mar 12 2025

    Atualmente, 15% das folhas impressas no mundo são produzidas digitalmente, de acordo com a IT Strategies. E, segundo a Smithers, a impressão digital deve crescer 4,8% ao ano até o final da década. Esse cenário reflete a necessidade de soluções que unam tecnologia de ponta e suporte especializado, capaz de transformar os processos produtivos da indústria gráfica.

    Neste episódio, os desafios e oportunidades trazidos pela chegada da impressora digital inkjet Jet Press 750HS ganham destaque. O Brasil é o primeiro país na América do Sul a receber esse equipamento, também conhecido como “offset digital”, por meio da parceria recém-anunciada entre a Fujifilm Brasil e a VinilSul.

    Os âncoras do programa, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, conversam com Felipe Fontes, da FujiFilm Brasil, e com Marcelo Fontes, da VS Graphics e Labels, divisão do grupo VinilSul.

    Este episódio não só apresenta os benefícios de uma tecnologia avançada, mas também discute como a sinergia entre parceiros comerciais pode impulsionar o desempenho e a competitividade das gráficas.

    Entrevistados

    Marcelo Fontes, VinilSul

    Felipe Franco, FujiFilm Brasil


    Quer conhecer a nova impressora Jet Press 750HS?

    Clique aqui

    Para saber mais

    O futuro da impressão digital vs a offset até 2029 - Smithers

    Relatório Drupa Horizontes da Impressão - IT Strategies (página 5)


    Ondas Impressas

    www.ondasimpressas.com.br

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    X @ondasimpressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • Os cadernos se renovam
    Feb 19 2025

    Na estreia desta sexta temporada a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa contam como o produto caderno está se renovando.

    O gancho é o lançamento do caderno JandaIA, que incorpora ferramentas de Inteligência Artificial generativa. Trata-se de uma plataforma interativa que utiliza a IA para oferecer suporte educativo em tempo real, unindo o caderno e o aplicativo JandaIA. Quem conta essa história é Ivan Duckur Bignardi, diretor executivo da Jandaia Cadernos e do Grupo Bignardi.

    Ele fala dos bastidores do desenvolvimento do JandaIA, da campanha de divulgação, os primeiros resultados comerciais e sobre a ampliação da linha para o Volta às Aulas de 2026. O empresário também compartilha a sua visão sobre o mercado de cadernos.

    Entrevistado
    Ivan Bignardi, Jandaia Cadernos e Grupo Bignardi

    Para saber mais

    Gastos das famílias com material escolar

    Carderno Tilibra Linha Gabriel Medina


    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • Conteúdo patrocinado: Elyon lança franquia de gráfica online
    Nov 27 2024

    Criada para atender diretamente o consumidor final, a Ampliz propõe um modelo de microfranquia que alia tecnologia de ponta a um atendimento personalizado, visando solucionar as principais dificuldades enfrentadas por clientes ao contratar serviços gráficos online.

    O lançamento da Ampliz marca o encerramento de um ano especial para Elyon, que está celebrando 20 anos de história em 2024. No episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem o fundador e CEO da Elyon, Alexandre Almeida. Ele compartilha os marcos da trajetória da empresa, desde as madrugadas pegando serviço em bares da Vila Madalena (SP) até a compra da divisão offset da Neoband.

    Alexandre Almeida destaca que a Ampliz nasceu de uma demanda identificada no mercado: “A venda de produtos gráficos é técnica e, muitas vezes, frustrante para o consumidor final. Nosso modelo simplifica a experiência do cliente ao mesmo tempo em que oferece um suporte regionalizado por meio das franquias.”

    A Ampliz se diferencia por oferecer aos franqueados total apoio técnico e logístico. Todo o processo de produção será realizado no parque gráfico da Elyon, permitindo que o franqueado se concentre exclusivamente no atendimento e nas vendas.

    Outro diferencial é a acessibilidade do modelo de microfranquia. Inicialmente, os franqueados poderão operar de casa, com estrutura mínima, e futuramente expandir para pontos físicos, atendendo diretamente consumidores e pequenos negócios em suas regiões.

    Ondas Impressas

    ondasimpressaspodcast@gmail.com

    Instagram @ondasimpressas

    LinkedIn Ondas Impressas

    X @ondasimpressas

    YouTube @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • LearnI, nova plataforma de conteúdo para o universo da impressão
    Nov 13 2024

    Este episódio traz todos os detalhes sobre a LearnI, plataforma que promete ser um grande portal para o universo da impressão, reunindo cursos e os mais diversos conteúdos sobre a indústria gráfica e de conversão.

    Com estreia marcada para março de 2025, a LearnI busca unir profissionais gráficos, fornecedores, entidades, estudantes e especialistas do Brasil e de outros países, tornando-se um espaço de aprendizado e conexão para o setor.

    A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com os criadores da LearnI: Clovis Castanho, Ricardo Minoru e João Fidalgo. Clovis, técnico gráfico, ex-professor do Senai, inclusive tendo colaborado na criação da Faculdade de Artes Gráficas, traz sua visão acadêmica e prática sobre o setor. João Fidalgo, também técnico gráfico e autor de cursos online sobre softwares gráficos e inteligência artificial, compartilha sua expertise em inovação. Ricardo Minoru, autor de 82 livros e com vasta experiência na área de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, completa o time discutindo a importância de uma plataforma de formação e atualização para a indústria gráfica.

    A parceria com a LearnI também permitirá que o conteúdo do Ondas Impressas amplie seu alcance, chegando a novos públicos em 2025. O podcast estará disponível na plataforma, facilitando o acesso de profissionais e estudantes a discussões sobre tendências de mercado, tecnologia e inovação.

    Entrevistados
    Clovis Castanho
    Ricardo Minoru
    João Fidaldo

    Para saber mais

    Censo da Educação Superior

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas



    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos