Episódios

  • Reconhecimento facial e vigilância racista
    May 16 2025
    João Antônio Trindade Bastos, jovem negro de 23 anos, foi detido durante um jogo de futebol de seu time. Francisco Ferreira da Silva, aposentado de 80 anos, foi levado à delegacia enquanto fazia um trabalho voluntário. Ambos foram identificados e confundidos por meio de sistemas de reconhecimento facial de suas cidades. Eles só conseguiram ser liberados após a polícia confirmar o erro. Esses casos são exemplos recentes que refletem um padrão histórico de prisões injustas contra a população negra.

    O aumento de programas de vigilância digital, como o Smart Sampa, lançado pelo prefeito Ricardo Nunes, na cidade de São Paulo, expõe os limites e os riscos dessa tecnologia, especialmente quando aplicada à segurança pública. E para analisar como o uso crescente de câmeras e algoritmos têm aprofundado o racismo estrutural no Brasil, o Pauta Pública desta semana recebe Pedro Diogo Carvalho, que é coordenador de Vigilância e Novas Tecnologias no Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN) e integrante da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira. Para ele, mais tecnologia não significa mais segurança, principalmente quando ela reforça desigualdades históricas e viola direitos fundamentais.

    Ouça o episódio completo e nos ajude a continuar oferecendo conteúdo gratuito e de qualidade. Você pode fazer um pix de R$ 10,00 hoje para contato@apublica.org. Contamos com seu apoio, e não esqueça de comentar o que achou deste episódio.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • Maternidade atípica e o que temos a ver com isso
    May 9 2025
    Nenhuma mãe está alheia às pressões do ideal construído sobre a maternidade. Mesmo que nos últimos anos falar sobre exaustão, sobrecarga, falta de rede de apoio e solidão no cuidado com os filhos tenha se tornado mais comum, esses desafios continuam recaindo, quase exclusivamente, sobre as mulheres. Um cenário que é ainda mais complexo na maternidade atípica, cuidar de uma criança neurodivergente, ou fazer parte de uma família que não se enquadra nos padrões esperados pela sociedade.

    Para falar sobre como a experiência de cada maternidade é única, mas que o cuidado precisa ser coletivo, o Pauta Pública desta semana recebe Luciana Viegas, pedagoga e diretora-executiva do Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam. Autista e mãe de autista, Luciana aponta caminhos e reflexões para transformar as dificuldades em luta e construir uma sociedade mais acolhedora, que entenda a diversidade e a impossibilidade de criar um filho idealizado a partir de uma ‘normalidade’.

    Confira o episódio completo e não deixe de seguir e curtir o Pauta Pública, no seu tocador favorito. Compartilhe também o que achou deste episódio nos comentários.
    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • CLT virou meme? O trabalho nas mãos dos algoritmos
    May 2 2025
    O avanço das tecnologias e da inteligência artificial, somados à crescente precarização, têm feito a CLT ser vista com desdém por parte da juventude, como um símbolo ultrapassado de um modelo de trabalho que já não parece mais acessível. A reforma trabalhista aprovada no governo Temer, em 2017, pavimentou esse cenário ao flexibilizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o IBGE, o Brasil conta com pelo menos 2,1 milhões de brasileiros trabalhando por meio de plataformas digitais, que cumprem jornadas mais longas e têm menos proteção previdenciária do que os demais brasileiros.

    Para falar como as relações de trabalho vêm se transformando nas últimas décadas, o Pauta Publica desta semana entrevista o sociólogo Ruy Braga que analisa como termos — antes sinônimo de estabilidade e conquista — passaram a ser criticados e desprezados. “Esse desmanche da utopia da sociedade salarial brasileira — de você ter um emprego protegido, ganhar um salário digno, trabalhar durante muitos anos numa empresa, viver uma aposentadoria digna, enfim — isso tudo fica para trás. [...] E se não é alcançável, deixa de ser desejável. E se não é desejável, muitas vezes se transforma em algo que é motivo de repulsa.”

    Confira o episódio completo e não deixe de seguir e compartilhar o Pauta Pública.
    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • A reforma de Francisco e a disputa política no Vaticano
    Apr 25 2025
    Frei Betto analisa o papado francisco e as movimentações para a escolha do novo

    Papa Primeiro papa latino-americano e jesuíta, o Papa Francisco - morto no dia 21 de abril - que governou a Igreja Católica nos últimos 12 anos, deixa um legado reformista e de ruptura com tabus até então intocados pelo Vaticano. A escolha do novo Papa, em meio ao avanço da extrema direita pelo mundo - torna ainda mais importante o resultado do conclave que decidirá o futuro político da instituição

    Neste episódio do Pauta Pública, Andrea Dip e Claudia Jardim recebem o Frei Betto — frade dominicano, escritor e assessor de movimentos pastorais e sociais — que acompanhou de perto os principais marcos do papado de Francisco. De acordo com Betto, a atual conjuntura social, política e econômica do Ocidente exige espírito e habilidades diplomáticas do novo Papa para representar uma Instituição que congrega mais de 1 bilhão de fieis pelo mundo.

    Conte o que você achou deste episódio nos comentários. Não esqueça de seguir, curtir e compartilhar o Pauta Pública. Você também pode colaborar com o nosso jornalismo, fazendo uma doação de qualquer valor em apoie.apublica.org
    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • Anistia a golpistas e a erosão da democracia
    Apr 18 2025
    Na última segunda, dia 14, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) protocolou um requerimento de urgência para levar ao plenário o projeto que concede anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

    Diante deste cenário de pressão para anistiar crimes contra o Estado e as possíveis consequências para a democracia, o Pauta Pública desta semana entrevista o filósofo Vladimir Safatle, professor livre-docente da Universidade de São Paulo que, em 2018, no período em que Jair Bolsonaro viria a ser eleito presidente, havia alertado que “quando você não acerta as contas com a história, a história te assombra”, em referência a outra Anistia, a de 1979, que concedeu perdão a todos os que cometeram crimes políticos ou conexos na Ditadura Militar (1964-1985).Safatle defende que conceder perdão a golpistas agora seria repetir o erro histórico de garantir impunidade para ações antidemocráticas.

    Ouça o episódio completo e conte o que achou nos comentários. não deixe também de seguir, curtir e compartilhar o Pauta Pública.
    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • O que fazer com essa tal ansiedade?
    Apr 11 2025
    O psicólogo Alexandre Coimbra Amaral fala sobre saúde mental, desigualdade e o impacto do caos global na vida cotidiana

    O cotidiano da população brasileira é marcado por desigualdades sociais, precarização do trabalho, violência urbana e até mesmo pela insegurança alimentar. A isso se somam as incertezas globais, como as mudanças climáticas, que ameaçam a vida no planeta. Como consequência, vemos uma sociedade ansiosa, marcada pelo medo e pela exaustão.

    De acordo com dados da Our World in Data, o Brasil lidera o ranking mundial de países com mais casos de transtorno de ansiedade, em um cenário que piorou após a pandemia. Para discutir as raízes sociais da ansiedade e os possíveis caminhos de cuidado coletivo e acolhimento da saúde mental, o Pauta Pública da semana recebe o psicólogo, escritor e podcaster Alexandre Coimbra Amaral. Autor do livro Toda Ansiedade Merece um Abraço.

    Confira o episódio completo e não deixe de avaliar o episódio no seu tocador
    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • "Adolescência": a machosfera para além dos incels
    Apr 4 2025
    A adolescência é uma fase de muitas mudanças, que até desejos se transformam junto com uma intensa necessidade de se afirmar como indivíduo. “Adolescência” é também o nome de uma nova minissérie da Netflix que aborda temas sensíveis sobre a influência dos discursos de ódio disseminados nas redes sociais entre os jovens.

    Para falar sobre esse tema, o Pauta Pública da semana recebe a jornalista Marie Declercq, especialista no estudo das redes masculinistas da internet. Ela analisa como essas dinâmicas evoluíram nos últimos anos e como, ao mesmo tempo que esses grupos oferecem pertencimento, também alimentam discursos de ódio que influenciam os adolescentes. O Pauta discute aborda como tudo isso envolve as famílias, escolas, plataformas digitais e toda a sociedade.

    Confira o episódio completo e não deixe de curtir e compartilhar o Pauta Pública.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • Golpe de Estado mata: as marcas da ditadura e a luta por justiça
    Mar 28 2025
    Há 61 anos começava a ditadura militar brasileira, um dos períodos mais nefastos da história do país. Muitos crimes ainda seguem impunes e parte da população desconhece ou releva as atrocidades de um regime que registrou pelo menos 502 casos de tortura ocorridos no DOI-CODI, de acordo com A Comissão Nacional da Verdade.

    No Pauta Pública desta semana, a historiadora Janaína Teles conta como a ditadura atravessou sua vida e a de sua família. Ainda criança, Janaína foi levada ao DOI-Codi e obrigada a ver seus pais, militantes políticos, serem torturados a mando do torturador, coronel do Exército, Carlos Alberto Brilhante Ustra. O episódio discute a importância da memória, da justiça e da responsabilização do Estado sobre os crimes cometidos. A urgência da preservação da memória como instrumento de defesa da democracia, para fazer valer o “Ditadura, nunca mais!”.

    Gostou do programa? Não deixe de curtir, comentar e compartilhar o Pauta Pública.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos