Porta Podcast Por Gabriele Welter capa

Porta

Porta

De: Gabriele Welter
Ouça grátis

Sobre este título

Bem-vindos ao PORTA, um podcast criado para permitir aproximação. Eu sou a Gabi, e resolvi criar esse espaço para compartilhar um pouco da minha jornada e reflexões. Pode entrar sem bater, a única chave que você precisa é a escuta. É um prazer receber você, sinta-se em casa! Beijo da Gabi!Gabriele Welter Ciências Sociais
Episódios
  • Porta 35 - Morte
    Aug 4 2025

    Cada morte que atravessa a nossa vida ensina algo. Nas últimas semanas, algumas mortes me impactaram de formas diferentes, seja pela proximidade, pela circunstância ou pela reflexão provocada.

    Uma delas, foi da minha avó materna, cuja despedida final no pude participar por conta da distância geográfica. Isso também me causou desconforto, mas também aprendizados.

    Outras provocações e estímulos também surgiram e por isso não pude fugir, mesmo sendo um tema delicado - e talvez por causa disso, chegou a hora de trazê-lo aqui. Afinal, toda reflexão sobre a morte é, acima de tudo, uma reflexão sobre a vida.


    Boa escuta!


    Produção e edição: Gabriele Welter

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Porta 34 - Passado
    Jul 1 2025

    Já cantava Belchior "O passado é uma roupa que não nos serve mais”.

    E o Porta de hoje veio justamente de perceber que mesmo aquilo que foi muito legal no passado, pode não fazer mais sentido no nosso presente.


    Deixar para trás o que foi ruim é fácil, quase uma obrigação.

    Mas o que foi bom? Também!


    Claro que o que vivemos não sai da gente, somos resultado das nossas histórias e vivências.
    Mas é importante, pelo menos de vez em quando, organizar as memórias, assim como fazemos com os armários de tempos em tempos.


    Só assim, o que é novo tem espaço para chegar.


    Produção e edição:

    Gabriele Welter

    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • Porta 33 - Resiliência
    May 11 2025

    “Uma boa costureira não é aquela que faz a costura perfeita, mas a que tem a paciência de desfazer a costura imperfeita e melhorá-la”.


    Foi assim que minha mãe respondeu quando elogiei uma saia, que com tanto amor ela havia costurado. Talvez a Dona Maristela nem tenha noção do impacto dessa frase, dita na simplicidade e naturalidade de uma conversa corriqueira.


    Mas é fato que aquela fala me pegou, reverberou e ganhou um espaço cativo na minha mente e no coração. Quanta sabedoria vinda de uma mulher que sequer concluiu o ensino fundamental embora tivesse desejado tanto. Universidade então? Apenas para ver o sonho realizado na geração seguinte.


    A fala de minha mãe foi tão valiosa que eu anotei pra nunca mais esquecer. Chegou a hora de escrever sobre ela, pra deixar gravada não apenas em áudio, mas na mente e no coração.

    Produção e edição:

    Gabriele Welter


    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
Ainda não há avaliações