Episódios

  • Porta 33 - Resiliência
    May 11 2025

    “Uma boa costureira não é aquela que faz a costura perfeita, mas a que tem a paciência de desfazer a costura imperfeita e melhorá-la”.


    Foi assim que minha mãe respondeu quando elogiei uma saia, que com tanto amor ela havia costurado. Talvez a Dona Maristela nem tenha noção do impacto dessa frase, dita na simplicidade e naturalidade de uma conversa corriqueira.


    Mas é fato que aquela fala me pegou, reverberou e ganhou um espaço cativo na minha mente e no coração. Quanta sabedoria vinda de uma mulher que sequer concluiu o ensino fundamental embora tivesse desejado tanto. Universidade então? Apenas para ver o sonho realizado na geração seguinte.


    A fala de minha mãe foi tão valiosa que eu anotei pra nunca mais esquecer. Chegou a hora de escrever sobre ela, pra deixar gravada não apenas em áudio, mas na mente e no coração.

    Produção e edição:

    Gabriele Welter


    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Porta 32 - Não virtualizar a vida
    Apr 21 2025

    A vida é real, não virtual; não acontece num visor, mas no mundo! Por favor, não virtualizem a vida! Eu repito, não virtualizem a vida que é concreta."


    Essa foi uma das primeiras frases que apareceram para mim (justamente no Instagram), após o anúncio da morte do pontífice. Ela não só tocou, mas me atravessou, porque se conectava com uma reflexão bem latente por aqui. Nesse fim de semana, finalmente assisti a tão falada série do Netflix “Adolescência”, que tem como um dos temas o impacto da rede social nos adolescentes.


    Procurei o discurso completo para entender o contexto em que a frase havia sido dita por Francisco, e o restante do texto foi o empurrão que eu precisava para retomar o Porta. Afinal, reflexão quando transborda, vale à pena ser compartilhada.


    Deixo aqui os links dos conteúdos que comento:


    Discurso Papa Francisco: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-04/papa-francisco-hungria-jovens-discurso.html

    Série Adolescência: https://www.netflix.com/title/81756069

    Livro A Geração Ansiosa: https://a.co/d/fjcFVal


    Produção e edição: Gabriele Welter

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Porta 31 - Prejuízo ou Privilégio?
    Nov 9 2024

    O que um acontecimento, situação ou condição desfavorável representa na nossa vida?

    Como reconhecer que foi por conta de uma situação difícil ou por algo que nos faltou, que nos tornamos ainda melhores, sem necessariamente glamourizar sofrimento?

    Jung dizia “Eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar”. Mas vamos combinar que esse exercício de escolha não é tão simples e depende de inúmeros fatores.

    Talvez nem tudo nessa vida possa ser colocado em caixinhas. Aliás, eu diria que talvez a maioria das situações e sentimentos não pode. Navegamos entre tantas polaridades que alguns prejuízos, podem vir a ser também (mas não só), privilégios.

    E isso, rende muito assunto!


    Então pega o fone de ouvido, aumenta o volume e diminui o ritmo, que o papo está só começando.


    Produção e edição: Gabriele Welter

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Porta 30 - Tempo
    Aug 17 2024

    Quanto tempo demora para algo fazer sentido? Quanto tempo pra entender o que se sente ou porque determinadas situações aconteceram? Uma semana, um mês, um ano. 10 anos. Honestamente, eu não sei. Acho que não existe fórmula. Ou se existe, ninguém me ensinou.

    Aliás, há quanto tempo eu não aparecia por aqui. É… eu sei. Podcasts precisam de periodicidade, a audiência quer saber quando um novo episódio estará disponível, as pessoas precisam de rotina. Eu preciso de rotina.


    Mas o Porta não é esse lugar, da obrigação, da periodicidade. Ele nasceu dessa tentativa, de transformar o meu sentir e o pensar em uma nova forma de agir. Uma forma que seja corajosa, mas ao mesmo tempo acolhedora para o outro, mas especialmente para mim. E embora eu pense e sinta todo santo dia (e não que isso me torne especial, todo mundo pensa e sente, mas perceber isso é que são elas), o ponto é que nem sempre consigo processar ou ter respostas no mesmo tempo. Se fôssemos uma máquina, um robô, poderíamos programar o mesmo tempo de resposta. Mas acontece que somos humanos, e daqueles bem falhos - sem falsa modéstia aqui - e meu tempo de resposta nem sempre é instantâneo, pelo menos não daquilo que realmente importa.


    A reflexão desse episódio começou há alguns meses, mas ela é permeada pelas provocações de um ciclo de 10 anos, talvez de uma vida inteira. Mas como uma vida inteira mal cabe na gente, quem dirá em um podcast, resolvi que esse poderia ser um bom gancho para o episódio 30. Aliás, foi com 30 anos que comecei o Porta, mas antes que você imagine que estou fazendo alguma projeção numerológica - o que não seria um problema, a não ser pelo fato de que não estou - é hora de aumentar o volume e diminuir o ritmo. Porque o nosso papo está só começando.

    Produção e edição: Gabriele Welter

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • Porta 29 - Ler/Ser Suficiente
    Feb 17 2024

    Tirar um tempo para refletir sobre as leituras do ano passado foi uma experiência e tanto. E, nesse exercício, experimentei diferentes sensações, que foram puxando outras reflexões, e não apenas sobre os conteúdos lidos, mas sobre a vida. E um pouquinho delas eu compartilho por aqui.


    Achei que não tinha lido o suficiente. Mas, afinal, quanto é SUFICIENTE? Se não olharmos com a atenção para nossa trajetória, podemos pensar que não somos (ou fomos), suficientemente bem em algo, o que pode ser resultado da nossa memória nos enganando ou até de parâmetros errados. Olhar com mais gentileza pra gente, é fundamental.


    Esse episódio não é uma análise do que li, embora eu compartilhe a primeira experiência do ano. É sobre o exercício de olhar para algumas coisas em perspectiva e, a partir disso, seguir, lendo, vivendo, contando e compartilhando histórias.

    Se gostou do episódio, tem alguma sugestão ou comentário, pode deixar no Instagram @portapodcast ou na caixinha sugestão na caixinha aqui do Spotify. Vou adorar receber a sua mensagem.

    Um beijo,

    Boa escuta!

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Porta 28 - O limite da empatia
    Dec 1 2023

    Eu sou e sempre serei uma defensora da empatia. Acredito realmente na importância de fazermos o exercício de nos colocarmos no lugar do outro, para entender as diferentes perspectivas possíveis diante de uma mesma situação.

    No entanto, percebi que podemos "errar a mão", até nisso. Ser empático demais e deixar o outro (nem sempre merecedor), invadir um espaço que é só seu e aí vira permissividade.

    Preocupar-se com o sentimento do outro é importante, mas não pode ser ao custo de negligenciar as próprias vontades, pelo menos não sempre.

    Definir limites é fundamental, inclusive para preservar aquelas relações que realmente importam. E a reflexão de hoje é sobre esse exercício, que por aqui, às vezes parece tão difícil.


    Um beijo e boa escuta,

    Gabi



    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Porta 27 - Ser não 'Algoritmizável'
    Oct 7 2023

    O que algoritmos, gostos musicais, conversas de whatsapp, política, filosofia, cultura, pequi e chimarrão tem em comum? Em um primeiro olhar e isoladamente talvez pouco ou nada, você pode imaginar. 


    Mas nas últimas semanas essas e muitas outras coisas “não óbvias” se conectaram em uma reflexão sobre a complexidade da nossa individualidade, pertencimento, diferenças e acolhimento - de nós mesmos e do outro. 


    E cá estou para compartilhar essa reflexão com vocês em forma de podcast.


    Deixo aqui o link do vídeo que cito ao final do episódio, como uma provocação complementar.

    ⁠https://www.youtube.com/watch?v=El5NgfCrDpk⁠


    Um beijo da Gabi e boa escuta.


    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Porta 26 - (des)equilíbrio
    May 28 2023

    Por mais que a gente tente manter uma vida próxima daquela considerada "equilibrada", há momentos em que somos tomados pelo cansaço. Aliás, esse assunto é tão complexo que às vezes a busca pelo equilíbrio (aquele das fórmulas prontas), é mais uma forma de imprimir o cansaço e uma frustração absurda em nossas mentes e corpos. Então, se tem algo que eu fiquei com vontade de dizer é: você não precisa ser equilibrado, pelo menos não o tempo todo!

    E é essa a provocação que me faz voltar aqui, depois de alguns meses desde o último episódio, porque sim, hoje foi possível!

    Te desejo uma boa escuta do episódio, mas especialmente de você mesmo.


    Um beijo da Gabi!


    Produção e edição:

    Gabriele Welter


    Quer seguir o perfil do Porta no Instagram?

    https://www.instagram.com/portapodcast/

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos