Episódios

  • 95. Cálculo da LIO na cirurgia de catarata da criança: o que temos de novidades?
    Nov 14 2025

    O cálculo da lente intraocular no planejamento da cirurgia de catarata em crianças é muito importante. Ele leva em consideração uma série de fatores, que vão desde o tamanho ocular da criança até a estimativa do tamanho futuro do globo ocular e como isso pode acarretar alterações refracionais. Ademais, deve haver um cuidado importante no pós-operatório, uma vez que esses pacientes estão sujeitos a complicações como glaucoma, opacidades e inflamação, dependendo de cada caso.
    Neste episódio, entrevistamos o Dr. Antonio Carlos Lotelli, que traz vários insights enriquecedores sobre sua prática, os trabalhos que tem desenvolvido, cálculo de lente e muito mais!

    Material Suplementar

    SBOPcast 27: Como eu manejo uma catarata congênita?


    SBOPCast 91: O que o oftalmopediatra precisa saber sobre anestesia pediátrica?

    Link para Calculadora


    Gouvea L, Wilson ME, Trivedi RH, Lottelli AC. Postoperative Keratometry Prediction Model in Children Undergoing Bilateral Cataract Surgery With Primary Intraocular Lens Implantation. J Refract Surg. 2025 Mar;41(3):e207-e212. doi: 10.3928/1081597X-20250123-02. Epub 2025 Mar 1. PMID: 40067662.

    Lottelli AC, Trivedi RH, Jorge EC, Wilson ME. External Validation of a Model to Predict Postoperative Globe Axial Length in Children After Bilateral Cataract Surgery. Am J Ophthalmol. 2024 Aug;264:162-167. doi: 10.1016/j.ajo.2024.03.006. Epub 2024 Mar 21. PMID: 38521155.

    Lottelli AC, Silva VF, Queiroz MFN. Surgical outcomes of primary intraocular lens implantation for the treatment of aphakia in pediatric cataracts in the Brazilian public health system. Arq Bras Oftalmol. 2023 May-Jun;86(3):210-216. doi: 10.5935/0004-2749.20230045. PMID: 35319656; PMCID: PMC11826555.


    Lottelli AC. Predicting future axial length in patients with paediatric cataract and primary intraocular lens implantation. Eur J Ophthalmol. 2021 Jul;31(4):2095-2100. doi: 10.1177/1120672120948740. Epub 2020 Aug 5. PMID: 32757635.


    Lottelli AC. Intraocular lens power estimation for future emmetropia in pediatric cataract surgery. Arq Bras Oftalmol. 2022 May-Jun;85(3):249-254. doi: 10.5935/0004-2749.20220036. PMID: 34586237; PMCID: PMC11826760.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • 94. Luz Vermelha e Miopia: O que o oftalmopediatra precisa saber sobre os novos estudos?
    Oct 31 2025

    Sobre o Episódio
    Neste episódio conversamos com a Dra Celia Nakanami sobre os estudos sobre o tratamento de miopia com luz vermelha. Ele tem benefícios em comparação com outros tratamentos? Já foi aprovado em algum local para o uso? Venha conferir suas perspectivas futuras e suas impressões sobre esta nova modalidade de tratamento para miopia.

    Sobre a convidada:

    Doutor e Mestre pela UNIFESP. Diploma em Community Eye Health pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Ex- Presidente da SBOP - 2009-2011. Chefe do Nucleo de Oftalmopediatria UNIFESP. Chefe do Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual UNIFESP


    Material de Apoio:
    SBOPCast 23 – Lentes Defocus e o controle da miopia: Quando e como usar?

    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • 93. O melhor do Subspecialty Day da WSPOS na ESCRS
    Oct 17 2025

    Nossas convidadas de hoje, Dra Julia Rossetto e Dra Luisa Hopker vêm nos contar em primeira mão sobre o: WSPOS Subspecialty Day que ocorreu no ESCRS. O ESCRS WSPOS Subspecialty Day, realizado durante o Congresso ESCRS 2025 em Copenhague, é uma sessão especializada organizada pela World Society of Pediatric Ophthalmology and Strabismus que aborda temas avançados em oftalmologia pediátrica, especialmente catarata infantil e estrabismo. O evento oferece palestras, discussões e atualizações técnicas conduzidas por especialistas internacionais, sendo uma oportunidade valiosa para oftalmologistas que desejam aprofundar conhecimentos e práticas clínicas nas subáreas pediátricas, complementando o amplo programa do congresso principal.

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • 92. Pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia: Como isso impacta na Oftalmopediatria?
    Oct 3 2025

    Neste episódio a Dra Christiane Rolim conversa com nossa convidada Karine Duarte Bojikian sobre as pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia. A Dra Karine é professora Assistente de Oftalmologia na Universidade de Washington, em Seattle e nos traz vários insights muito enriquecedores que podem contribuir para a pratica do oftalmopediatra.


    Material de apoio

    Os artigos Citados no Episódio encontram-se nesta pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1rGdKNCBJDrIR5H-n283aPhr5GuGpfi-i?usp=sharing

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • 91. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre anestesia pediátrica?
    Sep 19 2025

    Neste episódio conversamos com a Dra Priscilla Maekawa sobre a anestesia pediátrica nas cirurgias oftalmológicas. O Hospital que você trabalha é seguro para as crianças que você opera? Quais são os critérios para a realização de uma anestesia pediátrica com segurança? Existe risco para as crianças na realização de múltiplos exames sob sedação? Como o oftalmologista pode contribuir na analgesia do pós operatório? Ouça essa conversa enriquecedora que traz vários aprendizados para a nossa prática como oftalmopediatras.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • 90. O cenário da Oftalmologia Pediátrica no Brasil
    Sep 5 2025

    No episódio de hoje, entrevistamos a presidente do CBO, Dra. Wilma Lelis Barboza, em uma conversa enriquecedora sobre o cenário da oftalmologia pediátrica no Brasil. A Dra. Wilma compartilha um pouco sobre o início de sua carreira, novos projetos do CBO relacionados à saúde ocular na infância e como o CBO tem se estruturado para garantir um cuidado maior a todas as crianças pelo Brasil.

    Material Suplementar

    - Ep 4. Glaucoma Infantil: Dificuldades e possíveis soluções no acesso dos pacientes ao cuidado no SUS

    - Ep 9 Parceria CBO e SBOP: ações sociais, inovação e fortalecimento da oftalmologia pediátrica

    Exibir mais Exibir menos
    43 minutos
  • 89. Passagem de bastão: aprendizados e desafios para conduzir o SBOPCast
    Aug 8 2025

    Neste episódio a Dra Christiane Rolim entrevista a Dra Julia Rossetto em um bate papo enriquecedor sobre os bastidores do SBOPCast, experiencias e novas perspectivas para o SBOPCast.

    Material Suplementar:

    Ep 38: Tudo sobre o SBOPCast – Entrevista com Dra Luisa Hopker

    Ep 73: Bastidores, Ideias e Produção – Tudo O Que Acontece Antes de Chegar aos seus Ouvidos


    Exibir mais Exibir menos
    26 minutos
  • 88. Como Levar a Saúde Ocular para Todas as Crianças?
    Jul 25 2025

    Hoje recebemos o Dr Marcos Ávila especialista em retina pela Harvard Medical School, professor Titular de Oftalmologia da FM/UFG 1997, Ex presidente da SBRV, Ex presidente do CBO. E também recebemos o Dr Lucas Zago que é especialista em retina pela EPM e Coordenador Médico do Programa Olhar para Todos.

    No Episódio de hoje conhecemos os bastidores do Programa Olhar Para Todos: Um programa do Governo de Goiás que oferece atendimento oftalmológico gratuito a estudantes da rede pública estadual, incluindo exames, diagnóstico, entrega de óculos e encaminhamento para tratamentos, quando necessário. Já beneficiou mais de 20 mil alunos, visando melhorar o desempenho escolar e reduzir a evasão. A iniciativa, realizada em parceria com a UFG, SEDUC e OVG, pretende atender todos os mais de 495 mil estudantes até 2026.

    Material Suplementar:

    Livro: Saúde Ocular no SUS

    Vídeo sobre o projeto

    Site do Projeto Olhar Para Todos

    Detalhes sobre o Projeto:
    O Projeto tem objetivo de promover saúde ocular gratuita aos estudantes, por meio de avaliação, diagnóstico, acompanhamento especializado e entrega gratuita de óculos.

    O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), já atendeu 20.062 estudantes da rede pública estadual nos últimos 7 meses. O número corresponde a 64,1% dos alunos das escolas visitadas e que tiveram autorização dos pais/responsáveis.

    O Olhar Para Todos, lançado em novembro de 2024, é considerado o maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Por meio de um consultório móvel, a ação disponibiliza oftalmopediatras e equipamentos de ponta nas escolas para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos e/ou encaminhamento, via regulação estadual, para acompanhamento ambulatorial ou cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    O programa já esteve em 59 escolas da rede estadual de educação e encaminhou 1.201 estudantes para acompanhamento no Cerof/GO que oferece atendimento especializado em problemas oculares, como glaucoma, estrabismo, córnea, retina e outros. Dentre os estudantes atendidos 6.428 precisavam da prescrição de óculos, os quais foram ofertados pela OVG.

    O objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes até 2026. A presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o alcance do programa Olhar Para Todos. “Não fazemos apenas o exame. Quem precisa de cirurgia também é atendido. “Fazemos isso para mostrar que não existe governo se não for para cuidar das pessoas”, afirmou.

    Segundo dados do Governo de Goiás, programas de exames e doação de óculos podem reduzir em 12% a repetência e a evasão escolar. O Secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, enfatizou a importância do projeto. “O Olhar para Todos assegura que os estudantes tenham acesso a consultas oftalmológicas e tratamentos necessários, garantindo melhores condições para alcançar bons resultados acadêmicos”, acrescentou.

    De acordo com o presidente do conselho administrativo do Cerof/UFG, Marcos Ávila, a iniciativa leva até a comunidade escolar consultórios modernos e completos, dispostos em ônibus, para oferecer atendimento de qualidade aos jovens pacientes. “Esse projeto é inovador em termos de diminuir a repetência, a evasão e tantos problemas que quem não enxerga enfrenta em uma sala de aula”, destacou.

    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos