Episódios

  • 92. Pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia: Como isso impacta na Oftalmopediatria?
    Oct 3 2025

    Neste episódio a Dra Christiane Rolim conversa com nossa convidada Karine Duarte Bojikian sobre as pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia. A Dra Karine é professora Assistente de Oftalmologia na Universidade de Washington, em Seattle e nos traz vários insights muito enriquecedores que podem contribuir para a pratica do oftalmopediatra.


    Material de apoio

    Os artigos Citados no Episódio encontram-se nesta pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1rGdKNCBJDrIR5H-n283aPhr5GuGpfi-i?usp=sharing

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • 91. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre anestesia pediátrica?
    Sep 19 2025

    Neste episódio conversamos com a Dra Priscilla Maekawa sobre a anestesia pediátrica nas cirurgias oftalmológicas. O Hospital que você trabalha é seguro para as crianças que você opera? Quais são os critérios para a realização de uma anestesia pediátrica com segurança? Existe risco para as crianças na realização de múltiplos exames sob sedação? Como o oftalmologista pode contribuir na analgesia do pós operatório? Ouça essa conversa enriquecedora que traz vários aprendizados para a nossa prática como oftalmopediatras.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • 90. O cenário da Oftalmologia Pediátrica no Brasil
    Sep 5 2025

    No episódio de hoje, entrevistamos a presidente do CBO, Dra. Wilma Lelis Barboza, em uma conversa enriquecedora sobre o cenário da oftalmologia pediátrica no Brasil. A Dra. Wilma compartilha um pouco sobre o início de sua carreira, novos projetos do CBO relacionados à saúde ocular na infância e como o CBO tem se estruturado para garantir um cuidado maior a todas as crianças pelo Brasil.

    Material Suplementar

    - Ep 4. Glaucoma Infantil: Dificuldades e possíveis soluções no acesso dos pacientes ao cuidado no SUS

    - Ep 9 Parceria CBO e SBOP: ações sociais, inovação e fortalecimento da oftalmologia pediátrica

    Exibir mais Exibir menos
    43 minutos
  • 89. Passagem de bastão: aprendizados e desafios para conduzir o SBOPCast
    Aug 8 2025

    Neste episódio a Dra Christiane Rolim entrevista a Dra Julia Rossetto em um bate papo enriquecedor sobre os bastidores do SBOPCast, experiencias e novas perspectivas para o SBOPCast.

    Material Suplementar:

    Ep 38: Tudo sobre o SBOPCast – Entrevista com Dra Luisa Hopker

    Ep 73: Bastidores, Ideias e Produção – Tudo O Que Acontece Antes de Chegar aos seus Ouvidos


    Exibir mais Exibir menos
    26 minutos
  • 88. Como Levar a Saúde Ocular para Todas as Crianças?
    Jul 25 2025

    Hoje recebemos o Dr Marcos Ávila especialista em retina pela Harvard Medical School, professor Titular de Oftalmologia da FM/UFG 1997, Ex presidente da SBRV, Ex presidente do CBO. E também recebemos o Dr Lucas Zago que é especialista em retina pela EPM e Coordenador Médico do Programa Olhar para Todos.

    No Episódio de hoje conhecemos os bastidores do Programa Olhar Para Todos: Um programa do Governo de Goiás que oferece atendimento oftalmológico gratuito a estudantes da rede pública estadual, incluindo exames, diagnóstico, entrega de óculos e encaminhamento para tratamentos, quando necessário. Já beneficiou mais de 20 mil alunos, visando melhorar o desempenho escolar e reduzir a evasão. A iniciativa, realizada em parceria com a UFG, SEDUC e OVG, pretende atender todos os mais de 495 mil estudantes até 2026.

    Material Suplementar:

    Livro: Saúde Ocular no SUS

    Vídeo sobre o projeto

    Site do Projeto Olhar Para Todos

    Detalhes sobre o Projeto:
    O Projeto tem objetivo de promover saúde ocular gratuita aos estudantes, por meio de avaliação, diagnóstico, acompanhamento especializado e entrega gratuita de óculos.

    O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), já atendeu 20.062 estudantes da rede pública estadual nos últimos 7 meses. O número corresponde a 64,1% dos alunos das escolas visitadas e que tiveram autorização dos pais/responsáveis.

    O Olhar Para Todos, lançado em novembro de 2024, é considerado o maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Por meio de um consultório móvel, a ação disponibiliza oftalmopediatras e equipamentos de ponta nas escolas para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos e/ou encaminhamento, via regulação estadual, para acompanhamento ambulatorial ou cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    O programa já esteve em 59 escolas da rede estadual de educação e encaminhou 1.201 estudantes para acompanhamento no Cerof/GO que oferece atendimento especializado em problemas oculares, como glaucoma, estrabismo, córnea, retina e outros. Dentre os estudantes atendidos 6.428 precisavam da prescrição de óculos, os quais foram ofertados pela OVG.

    O objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes até 2026. A presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o alcance do programa Olhar Para Todos. “Não fazemos apenas o exame. Quem precisa de cirurgia também é atendido. “Fazemos isso para mostrar que não existe governo se não for para cuidar das pessoas”, afirmou.

    Segundo dados do Governo de Goiás, programas de exames e doação de óculos podem reduzir em 12% a repetência e a evasão escolar. O Secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, enfatizou a importância do projeto. “O Olhar para Todos assegura que os estudantes tenham acesso a consultas oftalmológicas e tratamentos necessários, garantindo melhores condições para alcançar bons resultados acadêmicos”, acrescentou.

    De acordo com o presidente do conselho administrativo do Cerof/UFG, Marcos Ávila, a iniciativa leva até a comunidade escolar consultórios modernos e completos, dispostos em ônibus, para oferecer atendimento de qualidade aos jovens pacientes. “Esse projeto é inovador em termos de diminuir a repetência, a evasão e tantos problemas que quem não enxerga enfrenta em uma sala de aula”, destacou.

    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos
  • 87. Journal Club: Digital Screen Time and Myopia: A Systematic Review Meta-Analysis
    Jul 11 2025

    Hoje recebemos a convidada Dra. Christiane Rolim de Moura que é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e possui residência médica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da USP e realizou especializações no Setor de Glaucoma do Doheny Eye Institute, em Los Angeles, e no Children’s Hospital of Los Angeles. Atua como médica oftalmologista na Reitoria da UNIFESP e ocupa o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) na gestão 2023-2025.


    Neste episódio a Dra Julia Rossetto e a Dra Christiane Rolim discutem sobre esta revisão sistemática e meta-análise de dose-resposta de 45 estudos envolvendo 335.524 indivíduos que revelou uma associação significativa de entre o tempo de tela e as chances de miopia.


    Também falamos sobre: o que é uma meta-análise e sua importância na pesquisa científica; os principais pontos que devemos observar ao ler uma meta-análise para avaliar a robustez de suas conclusões; uma explicação detalhada de como foi realizada a meta-análise em discussão.

    Material Suplementar:

    Ha A, Lee YJ, Lee M, Shim SR, Kim YK. Digital Screen Time and Myopia: A Systematic Review and Dose-Response Meta-Analysis. JAMA Netw Open. 2025 Feb 3;8(2):e2460026. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2024.60026. PMID: 39982728; PMCID: PMC11846013.


    Gostou deste episódio? Ouça também:

    #SBOPCAST EP 43 – Journal Club: Artigo PEDIG: atropina 0,01 não funciona para evitar progressão da miopia? -

    Playlist Miopia

    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • 86. Como tornar sua agenda organizada e produtiva?
    Jun 27 2025

    No episódio de hoje “Como tornar sua agenda organizada e produtiva?”, a Dra. Júlia Rossetto recebe Márcia Campiolo: psicóloga, especializada em Gestão de Recursos Humanos e na área da Saúde, com mais de 30 anos de experiência na área de Gestão em Oftalmologia. Gestora de Hospital dia Oftalmológico, palestrante e autora de livros na área com publicação nacional e internacional. Um dos seus livros é o Agenda Médica, Muito Além do Trivial que aborda a gestão da agenda de forma estratégica. Atuou também como: Ex diretora da SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia e da LASOA-Latin Americam Society of Ophthalmic Administrators.

    Nesta conversa enriquecedora, ela nos explica como organizar melhor a agenda médica, destacando a importância de treinar bem as secretárias na comunicação, dicas para oferecer horários aos pacientes, como lidar com consultórios muito movimentados, e como agir quando pacientes ou médicos se atrasam. Ela também compartilha várias dicas práticas para quem trabalha com oftalmopediatria, tudo para ajudar a deixar o atendimento mais eficiente e a agenda mais produtiva.

    Gostou deste episódio? Ouça também:

    SBOPCast Episódio 57: Como investir de forma segura e garantir sua aposentadoria?


    SBOPCast Episódio 70: Como fazer seu consultório render mais e melhor?



    Para mais informações sobre a convidada de hoje, acesse:
    Site: Márcia Campiolo

    Livros:

    · AGENDA MÉDICA: Muito além do trivial

    · Gestão do Consultório Médico - 2ª Edição

    · Medical Management Office: Developing and Managing Systems with High Quality Customer Service

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • 85. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre reumatopediatria?
    Jun 13 2025

    Neste episódio recebemos a convidada Dra. Adriana Maluf Elias, médica assistente da Unidade do Instituto da Criança do HCFMUSP e professora livre-docente da FMUSP, compartilha sua experiência em reumatopediatria, abordando os principais casos que encontra e o papel do oftalmologista no acompanhamento dessas doenças.

    Conversamos sobre a importância de um raciocínio clínico cuidadoso para evitar exames desnecessários, os tratamentos e seus efeitos colaterais, além de destacar condições como Lúpus juvenil, síndrome de Sjögren, doença de Behçet, Espondiloartrites, Sarcoidose e Síndrome de Blau, enfatizando a colaboração entre reumatologistas e oftalmologistas para o manejo eficaz das manifestações oculares em crianças.

    Material complementar

    Se você gostou deste episódio, ouça também:

    SBOPCAST Ep 11 – With an eye on treatment and monitoring Juvenile Idiopathic Arthritis related Uveitis Brazilian guideline.

    SBOPCAST Ep 52 – Como eu manejo uveítes em crianças?

    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos