Episódios

  • 240 - O surf e a fé
    May 15 2025

    A fumaça branca chegou até aqui, fomos tomados pelo assunto que dominou os noticiários e as rodinhas desde a semana passada e disso resultou o episódio mais santo do Surf de Mesa. No embalo da escolha do novo papa, Carol Bridi, Rapha Tognini e Junior Faria resolveram conversar sobre a relação entre o surf e a fé.


    O assunto trouxe à tona a história de Guido Schäffer, o surfista carioca que pode virar santo. Se você nunca ouviu a história incrível do surfista que se formou médico, virou seminarista e teve uma vida aplicada à fé e em fazer o bem aos outros, não só contamos um pouco no episódio como recomendamos fortemente uma pesquisa mais aprofundada. Considerado venerável pelo Papa Francisco em 2023, Guido está em processo de canonização.


    E pelos caminhos da fé, passamos também pela expressão religiosa de muitos dos surfistas profissionais em gestos pré-bateria e entrevistas pós-bateria. E chegamos à natureza espiritual da própria prática do surf, independente da religiosidade.


    Para ouvir, dá o play aqui:

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • 239 - Volta do Pipe Masters e o novo formato do CT da WSL
    May 8 2025

    Pipe de volta ao seu devido lugar no tour, status inédito de 15.000 pontos, fim da repescagem, corte quase no fim da temporada e aumento de vagas no tour feminino. As mudanças que a WSL vem anunciando para o CT a partir de 2026 parecem apontar na direção de um caminho mais amigo dos surfistas e dos fãs do surf.


    Neste episódio do Surf de Mesa, Carol Bridi, Rapha Tognini e Junior Faria praticam o esporte que mais gostam: bater aquele papo da forma mais despretensiosa e divertida sobre os rumos que o surf competitivo toma com as novidades mais recentes.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • 238 - Como transformar cidades através do surf e outros esportes |Surf de Mesa no REMA Saquarema Surf Festival
    Apr 20 2025

    O que acontece quando uma cidade entende a amplitude social e econômica do esporte e o coloca como uma de suas prioridades na sua estratégia de investimentos? Se alguém ainda tem dúvidas de que o caminho para o desenvolvimento, a dignidade e a saúde (física e financeira) da população passam por esse aspecto, deveria dar uma olhadinha no que vem acontecendo com Saquarema na última década.


    A cidade é a única no mundo que sedia eventos das três divisões do circuito mundial de surf, com Qualifying Series, Championship Tour da WSL e Challenger Series acontecendo em abril, junho e outubro, respectivamente. Saquarema desembolsa um investimento aproximado de R$ 1o milhões para as três etapas, segundo o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá, que conversou com Carol Bridi e Rapha Tognini neste episódio do Surf de Mesa, o último da série especial gravada durante o REMA Saquarema Surf Festival 2025.


    Dá o play aqui e depois vai importunar os gestores que estão no comando pra mostrar como é legal o que o esporte e a cultura podem fazer por uma cidade. Para cobrar de quem você elegeu, manda essa ideia acompanhada de um #ficaadica.


    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • 237 - O surf adaptado e a vida de Sol | Surf de Mesa no REMA Saquarema Surf Festival
    Apr 19 2025

    Aos 45 dias, um acidente com fogo mudou a vida de Sol para sempre. Biamputada, Maria do Sol Vasconcelos encontrou seus próprios caminhos em um mundo sem acessos. Hoje, é campeã de parasurf e 6ª no ranking mundial na categoria Kneel/Upright Feminino.


    A realidade é que seu espírito aventureiro, em muito, se deve à forma como seus pais também a conduziram: fazendo de tudo. Desde cedo, o mar também esteve presente. Nascida no Rio de Janeiro, depois de idas e vindas por aventuras, incluindo uma vida na natureza e longe da energia elétrica (onde teve suas cinco filhas), Sol reencontrou a água salgada e realizou um sonho antigo: surfar.

    Para ouvir tudo que rolou nesse papo com a Sol, é só dar play!


    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • 236 - Amizades do surf com Chloé Calmon e Yanca Costa | Surf de Mesa no REMA Saquarema Surf Festival
    Apr 18 2025

    Chloé Calmon e Yanca Costa são bests. Daquelas amizades que, mesmo quando rola um longo período de distância, no reencontro parecem ter se visto ontem. Duas surfistas profissionais. Duas competidoras. Pranchas e abordagens diferentes na onda. Entre a pranchinha e o longboard, há bem mais do que 3 a 4 pés de distância. E foi para falar sobre essas diferenças (e otras cositas más) que juntamos as duas nos microfones do Surf de Mesa.Apesar de serem vizinhas e de terem a mesma profissão, as duas não se encontravam desde janeiro. Afinal, é raro quando os dois circuitos se encontram no tempo e espaço. Mas dessa vez as duas compartilharam a mesma área de atletas no REMA Saquarema Surf Festival, que reúne competições válidas pelos rankings sul-americano do QS, Longboard e Pro Junior da WSL.No final de episódio, foi lançado um desafio que só depende de você.Se o vídeo alcançar 5 mil views no YouTube, vai ter filme da Flamboiar com Chloé de pranchinha (rosa), Yanca de long durante a prometida (e ainda não realizada) surf trip juntas, com direito a parada pra colocar o piercing dazamiga no final do rolê. Quer ajudar nisso? Dá o play aqui então!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 19 minutos
  • 235 - As ondas pesadas e o hiperfoco de Phil Rajzman | Surf de Mesa no REMA Saquarema Surf Festival
    Apr 17 2025

    Cinquenta por cento. Este é o máximo de rendimento com que o tricampeão mundial Phil Rajzman tem surfado durante o período de remissão do Linfoma não Hodgkin descoberto em janeiro de 2024.Do potencial máximo de 100% de sua capacidade física, Phil cai para 30% logo após as sessões bimestrais de imunoterapia e chega a 50% no fim de cada ciclo, antes de começar tudo de novo. É neste momento que está agora, enquanto compete as baterias do Longboard Pro no REMA Saquarema Surf Festival, que conta pontos para o ranking regional sul-americano do Qualifying Series de Longboard da WSL.A conversa com Carol Bridi e Rapha Tognini neste episódio de podcast passou ainda pela visão de Phil sobre as competições de longboard, nova geração, fabricação e versatilidade dos pranchões, long clássico e progressivo, as baterias vencidas contra o câncer e a relação profunda com o Hawaii, onde vive atualmente quando não está em Búzios, no Brasil. Como cereja do bolo, dislexia e hiperfoco, e os bastidores da lendária sessão em The Box, que foi eternizada em Surf Adventures 2.


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 10 minutos
  • 234 - A vida, a praya e a obra de Marcos Sifu
    Apr 16 2025

    Um foi pouco. Marcos Sifu não cabe em um episódio só de podcast. Terminamos esse Surf de Mesa já combinando o próximo porque quando a história é boa, a fala é fácil, os interesses são diversos e a pessoa fica à vontade, fica difícil terminar a conversa. E Sifu, ou Marcos Oliveira de Castro Menezes, antes de surf, voo ou cerveja, tem criatividade, curiosidade e, principalmente, um grande interesse em explorar a vida de diferentes pontos de vista. Talvez seja justamente essa multiplicidade de visões que faz dele um cara sem qualquer afetação, apesar dos feitos que coleciona.Percebeu cedo que não ia se criar na competição e nem precisou disso pra ter seu surf reconhecido. Da criança atacada por um tigre ao primeiro kerrupt flip completado por um surfista na história - o que inclusive o levou à abertura do clássico Campaign 2, de Taylor Steele -, lá estavam traços essenciais da sua personalidade. Sifu não só assume riscos com naturalidade como se dedica com vontade ao que o interessa.


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 35 minutos
  • 233 - Nova geração do surf feminino com Carol Bastides no REMA Saquarema Surf Festival
    Apr 15 2025

    No mês passado Carol Bastides estava indo para a primeira etapa de QS da sua vida.
    "Na brincadeira", ela disse.


    Mas parece que Carol não sabe brincar. Saiu de lá com o segundo lugar, deixando pelo caminho veteranas como a multicampeã Silvana Lima e habitués do pódio como Laura Raupp, atual campeã sul-americana do QS. O resultado surpreendeu não só quem viu, mas ela própria, que admite a competitividade como um traço inerente à sua personalidade.

    Aos 13 anos, além do vice em sua estreia no QS, Carol é quatro vezes campeã brasileira e oito vezes campeã paulista nas categorias de base e faz parte da atual seleção brasileira do ISA Junior, circuito mundial amador realizado pela International Surfing Association. Um belo início de carreira para quem só resolveu aprender a surfar para não ficar atrás em relação à irmã mais velha que, diga-se de passagem, manda bem demais nos esportes, mas se diverte mesmo longe de qualquer competição.

    Quer conhecer melhor a Carol? Dá o play aqui para ouvir a conversa que só não foi mais divertida porque não tinha chocolate na mesa.


    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos