Episódios

  • #144 - Federalização dos municípios: mudanças institucionais na Assembleia Nacional Constituinte de 1988
    Nov 28 2025

    No episódio 144 do Urbanidades, Luccas Eduardo Ferraz e Cassiane Santiago recebem Murilo Lopes Rosa para discutir sobre o processo de elevação dos municípios ao status de entes federados a partir de 1988. Em sua dissertação de mestrado, intitulada " Federalização dos Municípios: regras, estratégia e mudança institucional na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988", Murilo Lopes investiga como a interação entre as regras institucionais da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 e as estratégias dos grupos de interesse municipalistas impactou a pauta de federalização dos municípios, elevando-os a entes federados na Constituição de 1988.

    Murilo Lopes Rosa é mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015), com mobilidade acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Especialista em Direito Administrativo (UCAM, 2016) e em Direito Constitucional (IDP, 2017). Atualmente é Analista Judiciário (Assistente Técnico) na 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com atuação em processos de natureza administrativa, constitucional e tributária.

    A dissertação de Murilo Lopes estará disponível em breve no Banco de Teses e Dissertações da USP: https://www.teses.usp.br/

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Vaner Muniz.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • #143 - Performances político-torcedoras pela cidade
    Nov 14 2025

    No episódio #143 do Urbanidades, Otávio Cardoso e Jacqueline Custódio recebem Bruno Vieira Borges para conversar sobre como torcedores de futebol se apropriam de espaços da cidade e inventam novos significados políticos para seus repertórios culturais. A discussão baseia-se em uma etnografia feita por Bruno nas últimas eleições do Sport Club Corinthians Paulista e sublinha as estratégias traçadas e empregadas pelos torcedores a fim de driblar as barreiras institucionais que se lhes apresentavam, como a ausência de direito a voto.

    Bruno Vieira Borges é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Prof. Livre Docente Bianca Freire-Medeiros. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2019-2023), tendo sido bolsista FAPESP de Iniciação Científica da parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e o UrbanData-Brasil (2021-2023). Compõe o quadro de pesquisadores do MTTM: Mobilidades, Teorias, Temas e Métodos, e é um dos membros fundadores do Observatório do Lazer e do Esporte (OLÉ). Também escreve para o jornal Brasil de Fato na coluna Esportes Rebeldes.

    Acesse o artigo de Bruno: https://novosdebates.abant.org.br/revista/index.php/novosdebates/article/view/475

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Bruno Vieira Borges.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • #142 - As resistências dos atingidos pela mineração da Braskem em Maceió-AL
    Oct 31 2025

    No episódio 142 do Urbanidades, Paulo Henrique Matos Andrade e Luccas Eduardo Ferraz recebem Juliane Veríssimo Albuquerque Lima para conversar sobre o conflito ambiental provocado pela empresa Braskem em Alagoas e as lutas das pessoas atingidas no desastre-crime. Juliane Lima reconstrói a história de implantação da indústria até a descoberta do afundamento do solo de cinco bairros de Maceió-AL. Além disso, ela esclarece os dados coletados, discorre sobre as formas de resistência e apresenta os possíveis desdobramentos do conflito ainda em andamento. A conversa tomou por base a dissertação de mestrado de Juliane defendida em 2024, intitulada "Das bordas ao centro: desafios da resistência dos atingidos pela mineração da Braskem em Maceió-AL", que em breve será publicada como livro. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais.

    Juliane Veríssimo Albuquerque Lima é mestra em Sociologia pelo Programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (2024). Tendo atuado como membro consultivo da Comissão de defesa dos direitos humanos da OAB/ Alagoas (2022 - 2024), atualmente é agente de pesquisa e mapeamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

    Acesse a dissertação de Juliane: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/16053

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Vitória Teixeira.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • #141 - Grafite e rap Culturas Urbanas entre São Paulo e Lisboa
    Oct 17 2025

    No episódio 141 do Urbanidades, Otávio Cardoso e Vitória Teixeira recebem Gabriela Leal para discutir sua pesquisa sobre grafite paulistano e do rap kriolu em Lisboa. A conversa aborda como essas expressões artísticas reinventam o sentido de periferia, questionam os regimes de conhecimento urbano e constroem novas formas de pertencimento e resistência nas cidades. Gabriela Leal comenta ainda o papel das mulheres no rap, as cartografias do grafite em São Paulo e o conceito de “contra-encantamento”, que desafia as imagens turísticas e idealizadas das metrópoles.

    Gabriela é doutoranda em Estudos Urbanos (NOVA FCSH & Iscte) e pesquisadora do CICS.NOVA, onde desenvolve seu projeto com bolsa da FCT. Também é colaboradora do GEAC-USP e uma das cofundadoras do Coletivo de Antropologia Urbana (CAU – Lisboa). Possui mestrado em Antropologia Social e bacharelado em Ciências Sociais, ambos pela Universidade de São Paulo, além de uma pós-graduação em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

    Acesse o site de Gabriela e confira suas publicações, fotografias e demais projetos: https://gabsleal.com/

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Otávio Cardoso.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • #140 - A categoria município no Brasil: repensando tipologias a partir de questões fiscais
    Oct 3 2025

    No episódio 140 do Urbanidades, Mateus Cardoso, Luccas Eduardo Ferraz e Cassiane Santiago recebem o professor Eduardo Cesar Leão Marques para conversar sobre a Nota Técnica "Municípios e a questão fiscal no Brasil: Mais do que heterogêneos?", escrita em conjunto com Ursula Peres e Gabriela Armani. A nota discute o desequilíbrio fiscal e de gasto de cidades de pequeno porte no Brasil, propondo uma tipologia de municípios capaz de abarcar a heterogeneidade e as características sociais, políticas, institucionais e o comportamento fiscal dos diferentes tipos de cidades brasileiras.

    Eduardo Marques é Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e Diretor do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp).

    Acesse a nota em: https://centrodametropole.fflch.usp.br/sites/centrodametropole.fflch.usp.br/files/inline-files/nt23.pdf

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Cassiane Santiago.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • #139 - Controle Social e Democracia: Brasil e México em Perspectiva
    Sep 19 2025

    No episódio 139 de Urbanidades, Otávio Cardoso e Ana Yuki recebem o professor Adrian Gurza Lavalle para conversar sobre seu livro Democratizing the State: Social Accountability and Social Control Regimes in Mexico and Brazil, escrito em coautoria com Ernesto Isunza Vera. A entrevista aborda as diferenças entre os regimes de controle social no Brasil e no México, conceitos como o de social accountability e participação cidadã, além dos desafios impostos à governança democrática. O Prof. Adrian também discute como elementos dos modelos mexicano e brasileiro podem dialogar entre si e o que essa perspectiva analítica revela sobre a democracia e a participação social na América Latina.

    Adrian Gurza Lavalle é Professor Livre Docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Vice-Diretor do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM), Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Transformações da Participação, do Associativismo e do Confronto Político (INCT Participa) e pesquisador do Cebrap e do CEM.

    Confira a introdução do livro: https://www.academia.edu/127420471/Democratization_of_the_State_and_Regimes_of_Social_Control_in_Mexico_and_Brazil

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Ana Yuki.

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • #138 - Seguindo caminhonetes circuitos de mobilidade no sertão alagoano
    Sep 5 2025

    No episódio 138 do Urbanidades, que integra a série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos", Diego Peralta, Mateus Cardoso e Vitória Teixeira recebem Paulo Henrique Matos Andrade para conversar sobre os circuitos de mobilidades produzidos nas caçambas de caminhonetes no sertão alagoano, tema da sua dissertação de mestrado intitulada "Sertões 'on the move': Velhas caminhonetes e a mobilidade de pessoas e mercadorias em Alagoas".

    Paulo Henrique é licenciado em História e Mestre em Sociologia, ambos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL e atualmente é doutorando em Sociologia pela FFLCH/USP. É integrante do grupo de pesquisa MTTM/USP e Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações (GRUPPAES/UFAL).

    Acesse a dissertação de Paulo Henrique, "Sertões 'on the move': Velhas caminhonetes e a mobilidade de pessoas e mercadorias em Alagoas": http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15913

    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Vitória Teixeira.

    Exibir mais Exibir menos
    42 minutos
  • #137 - Conflitos no financiamento da educação básica e reforma tributária
    Aug 22 2025

    No episódio 137 do Urbanidades, Luma Mundin Costa e Luccas Eduardo Ferraz da Silva recebem Úrsula Dias Peres para discutir os desafios e disputas em torno do financiamento da educação básica no Brasil diante da atual reforma tributária. A conversa aborda como o novo desenho da tributação pode impactar a arrecadação destinada à educação, evidenciando tensões entre diferentes entes federativos e atores políticos. A Profa. Úrsula também examina as desigualdades regionais no financiamento escolar, as perspectivas para a redistribuição de recursos e os possíveis caminhos para garantir maior equidade e qualidade na educação pública.

    Úrsula é Professora Associada dos Cursos de Graduação e Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, Livre Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), na especialidade de Orçamento Público (2024). Também é pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole - CEM/USP e membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP e é da equipe de coordenação da Rede de Pesquisa Solidária. Desde 2023 é membro do Conselho Extraordinário do Orçamento Federal junto à SOF/MPO.

    Confira alguns estudos, utilizados para realização da entrevista, sobre orçamento federal e desigualdade e equidade na oferta de educação (FUNDEB e ICMS):

    https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/8041

    https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2024/03/06/icms-educacional-como-os-estados-abordam-a-equidade-em-seus-normativos/

    https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2022/09/01/icms-educacional-o-que-avancou-nos-estados-e-quais-os-riscos-e-incertezas-para-a-educacao/

    https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/tmTgwdLgwtqr5xstkzgwprG/


    Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/

    Este episódio foi editado por Otávio Cardoso.

    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos