Episódios

  • V+M Pesquisa#7 – Imagens do Nordeste
    Oct 7 2025

    Sejam bem-vindos ao setimo encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.


    Rafael Efrem é professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPB - Campus Cabedelo. É Bacharel e Mestre em Design pelo UFPE e atualmente é doutorando pela linha de Teoria e História do Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da USP (FAU-USP).


    Na conversa de hoje, Rafael Efrem vai discutir a formação da imagem do Nordeste, como se tornou possível, a partir de produções visuais, a construção da própria região e centrar o foco nas ideias do Movimento Regionalista, Tradicionalista e, a seu modo, modernista do Recife, amalgamadas no “mestre de Apipucos”, Gilberto Freyre, e em como suas ideias conformam e são conformadas pela visualidade.


    O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e participação dos membros do grupo.


    Os encontros ocorreram às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.


    Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui:

    https://www.visualmente.com.br/grupo

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 51 minutos
  • V+M Pesquisa#6 – Visualidade em Jonathan Crary
    Oct 3 2025

    Esse é o quinto encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.

    Neste encontro, tivemos o privilégio de receber a Rafa Sarinho, pesquisadora doutora pela PUC.Rio e formada em design pela UFPE, universidade federal de Pernambuco.

    A professora Rafaela debateu a visualidade em Jonathan Crary, autor que se vale dos estudos de Michel de Foucault para pensar historicamente o 'regime do visível'.

    Articulando esses dois autores, as visualidades serão pensadas neste encontro a partir de sua constituição e de seus efeitos, como articuladoras das práticas, valores e discursos que compõem saberes médicos/científicos.

    Em uma pequena arqueologia das visualidades do corpo, a pesquisadora desenha conexões entre os modos de ver e interpretar o feminino, destacando a fotografia como um instrumento de produção do saber médico/científico.

    O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e partcipação dos membros do grupo.

    Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui: https://www.visualmente.com.br/grupo

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 55 minutos
  • CineV+M #23 – Ainda Estamos Aqui
    Mar 9 2025

    Espero tenham tido um belo carnaval torcendo pelo Brasil nos Oscars. Nesse programa Leo, Ricardo e Almir fazem uma análise dos Oscars e alguns dos filmes que concorreram.

    È sempre bom lembrar que o podcast visual+mente não morreu, pelo nós ainda estamos aqui!

    00:00 Oscar 2025

    19:45 Anora (Melhor Filme, Direção, Edição, Roteiro e Atriz)

    30:35 Conclave (Melhor Roteiro Adaptado)

    36:35 Quanto vale um Oscar?

    39:20 Ainda Estou aqui (Melhor Filme Estrangeiro)

    46:25 O Brutalista (Melhor Cinematografia, Trilha Sonora Original e Ator)

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 39 minutos
  • V+M Pesquisa#5 – Design contra a verdade
    Mar 8 2025

    Esse é o quinto encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.

    Neste encontro, Daniel B. Portugal vai discutir o conceito de conhecimento e mostrar como, tradicionalmente, ele exclui o tipo de saber-fazer que hoje podemos associar ao design. Sua principal referência será o diálogo platônico Górgias, no qual Sócrates, o protagonista, procura desqualificar a retórica, argumentando que ela não estaria ancorada no único tipo de saber necessariamente verdadeiro: o conhecimento. Desde então, no Ocidente, o saber-fazer tende a figurar como um escravo do conhecimento, sua mera aplicação. Neste encontro, vamos questionar essa posição e defender um saber-fazer rebelde, que se volta contra o conhecimento, seu algoz. Poderia o design ser entendido como o saber-fazer finalmente desacorrentado?

    O texto elencado para o debate é o capítulo do "Existe Design" intitulado "Sobre Sócrates e alces" (PORTUGAL, 2013), e pode ser encontrado na bibliografia do nosso grupo de estudos.

    Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui: https://www.visualmente.com.br/grupo

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 7 minutos
  • CineV+M #22 – David Lynch
    Jan 23 2025

    Esse é um episódio muito especial para a gente porque é uma homenagem ao cineasta, David Lynch, que faleceu recentemente. Nós falamos de Lynch como diretor de cinema, artista plástico, fotógrafo, músico, ator e até designer de móveis. Além disso disso, comentamos alguns filmes que foram importantes em nossas vidas e que devem ser visto por todos que amam obras de arte que exploram o lado estranho da alma.

    12:08 Veludo Azul

    22:30 Eraserhead

    25:45 O Homem Elevante

    29:00 Duna

    36:33 Coração Selvagem

    47:30 Twin Peaks

    57:40 Lost Highway

    01:07:33 Cidade dos Sonhos

    01:28:55 Curta metragens e vida artística de Lynch

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 43 minutos
  • V+M Pesquisa#4 – Design, poder e ficção
    Oct 7 2024

    Esse é o quarto encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.

    Neste encontro, Marcos Beccari debate “Design, poder e ficção”​ a partir de sua leitura de Michel Foucault. Para compreender as condições necessárias para que algo tenha valor/significado, são elencadas as seguintes coordenadas analíticas:

    (1) relações de poder,

    (2) regimes de verdade,

    (3) discurso e visualidade,

    (4) arte e design.

    Ao cabo, iremos discutir sobre a ficção enquanto atividade que mobiliza, engendra e materializa determinado conjunto de valores, discursos e olhares.

    O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e partcipação dos membros do grupo. Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.

    Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui: https://www.visualmente.com.br/grupo

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 48 minutos
  • CineV+M #21
    Oct 1 2024

    Neste CineV+M, Leo, Almir e Ricardo debateram a segunda temporada dos Anéis do Poder. A série tem recebido muitos ataques do críticos e, é claro, o CineV+M não iria deixar de contribuir com as suas pauladas também.

    Ao longo do programa, o trio também mencionou o final da Casa do Dragão. Foi um programa dedicado aos altos e baixos do mundo da fantasia inspirada em Tolkien.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos
  • V+M Pesquisa#3 – Design como comunicação
    Sep 12 2024

    Neste terceiro encontro do Grupo de Estudos: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade do Visual+mente, Bárbara Emanuel (UFF) debateu "Design como comunicação"​. Encontros entre design e comunicação passam pela retórica clássica, por primeiras páginas de jornais, por cadeiras e mesmo pelo modo como nos vestimos. Precisamos conversar sobre as responsabilidades que temos como desginers-comunicadores e sobre como nossas comunicações podem ter mais design.

    O encontro também está online no youtube também: https://youtu.be/tyB0yoyvCyQ?si=wBT4T67pu0NLhi1v

    O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e participação dos membros do grupo.

    Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.

    As inscrições no grupo devem ser feitas pelo preenchimento deste formulário do google forms: https://shorturl.at/TRrAn

    Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui:

    https://www.visualmente.com.br/grupo

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 58 minutos