Episódios

  • Grupos e suas saídas - Evangélicos, Legendários, Apocalipse nos trópicos
    Aug 12 2025

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  • O que aqueles que me criaram me transmitiram? - Psicanálise, parentalidade e subjetividade
    Jul 16 2025

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  • Trauma onde falta palavra - Psicanálise e saúde mental
    Jul 14 2025

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  • Ciúmes - Psicanálise e Saúde mental
    Jun 16 2024

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    Bibliografia:


    Sigmund Freud: Introdução ao narcisismo (1914)


    Sigmunf Freud: Sobre alguns mecanismos neuróticos no ciúme (1922)



    Jacques Lacan: Sobre o narcisismo


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  • Reinventar Amar - Considerações sobre o "casar"
    Jun 5 2024

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  • Reconhecer para seguir - Politicas de reconhecimento do sofrer
    Jun 5 2024

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  • Solidão e solitude - O Eu e o outro em Psicanálise
    Dec 31 2023

    Durante a vida a presença e ausência do outro se torna um fator muito singular e importante no que seja a subjetivação de cada um. - o outro, pode funcionar como uma referência, um modelo desde onde dizemos “quero ser como” ou “não quero ser isso”.


    Mas para além disso, em psicanálise, a constituição de nossa imagem e nossos pensamentos passam e muito pelo outro - Como eu me vejo a partir de como o outro me vê? Como o outro me reconhecendo, eu reconheço meus feitos? O que eu me faço desde o reconhecimento do outro?


    Em alguma medida, quando estamos sozinhos, nunca estamos realmente sozinhos. Existe uma parte de nós, que resultado de todos esses encontros, que ocorreram até aquele momento. Resultados de como construímos nossos desejo e demandas, a partir de incontáveis encontros com outros sujeitos. - Lacan vai dizer que o desejo é sempre o desejo do outro.


    Uma das questões é como podemos estar sós e bem com nós mesmos, como podemos nos relacionar melhor aprendendo a ficar com nós mesmos? E como podemos ficar na presença de outros diferentes, e assim aprendermos a ficar melhor, quando a sós?


    ______________________ Meus Dados Oi mundo, meu nome é Leonardo Gonçalves Wild Caso tenha gostado siga no agregador e compartilhe. Para quem quiser saber mais sobre mim, meu Instagram é @leogwild ou no YouTube @psicanalizando ou através do email psileowild@gmail.com   ______________________ Literatura:


    • Sigmund Freud — O Mal-estar na Civilização


    • Sigmund Freud - Inibições, sintomas e ansiedade


    • Jacques Lacan — Função de campo da fala (In: Os escrito)


    • Jacques Lacan — Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise - Transferência


    • Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico — Christian Dunker, Nelson da Silva Junior e Vladimir Pinheiro-Safatle


    •Patologias do social: Arqueologias do sofrimento psíquico — Vladimir Pinheiro-Safatle, Nelson da Silva Junior e Christian Dunker

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    16 minutos
  • Psicanálise e educação - Um convite para falta e desejo
    Nov 25 2023

    Educar é para a psicanálise um processo constante de encaminhar o sujeito a se dar conta da falta e poder produzir, no social, a partir dela. O processo de educação se encontra presente desde os primórdios, desde onde o bebe vai aprendendo que não é completo, que seus cuidadores tem outros interesses, que ele não controla o ambiente e nem as pessoas. - Como levar o bebe a se deparar com isso? Como levar o bebe a comunicação diante disso? Como ensiná-lo a dar-se conta de sentimentos e seus possíveis encaminhamentos?  Assim como ensinar os limites sociais as crianças? As regras escolares? A educação em psicanálise é o "Educar para uma não completude imaginaria", sendo a falta a via que abre espaço para o desejo possa surgir. - O Desejo vai além da alienação do outro, o desejo surge na relação com o outro, mas se funda na noção da impossibilidade de completude, com o "dar-se conta da falta" e o que criar a partir dela. A educação é um processo que ocorre em casa, na escola, e no social mais amplo. Que no melhor dos cenários implica os sujeitos, os sistemas escolares, os pais, os professores com as "falhas" com as incompletudes de seus processos educacionais, e os convida a sempre os estarem revendo. O professor aqui entra como um agente muito importante, que se confronta com a demanda dos alunos, instituição, governo e pais. No cenário ideal, o processo aponta para falta de todos os envolvidos e pergunta: o que queres fazer com isso que falta? O que quer aprender? O que desejas? - Não por menos, são os professores que frequentemente são atacados por várias partes e se encontram em um estado mais "solitário" no qual (idealmente) juntos podem formular maneiras de continuarem a educar e ensinar a desejar. “Não ceder de seu desejo” - Lacan Seminário a Ética da psicanálise 

    ______________________ Meus Dados Oi mundo, meu nome é Leonardo Gonçalves Wild Caso tenha gostado siga no agregador e compartilhe. Para quem quiser saber mais sobre mim, meu Instagram é @leogwild ou no YouTube @psicanalizando ou através do email psileowild@gmail.com   ______________________ Literatura:


    - O Seminário, livro 7: A ética da psicanálise  - Jacques Lacan

    -Instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud: uma hipótese de leitura - Dunker Christian

    - Silenciamento e desabono de crianças e adolescentes em instituições de ensino básico - Karen Graziele Tavares

    - Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos - Lisiane Fachinetto

     - A Tranferência e a Pulsão - IN: O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise - Jacques Lacan

    - Infância e Ilusão (psico)pedagógica Escritos de Psicanálise e Educação - Leandro de lajonquiere 

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