vibes em análise Podcast Por floatvibes capa

vibes em análise

vibes em análise

De: floatvibes
Ouça grátis

Sobre este áudio

como a psicanálise pode nos ajudar a refletir sobre o mundo em que vivemos e as mudanças do nosso tempo? o podcast da @floatvibes traz sessões de análise com os pesquisadores e psicanalistas André Alves @andre.alves.oli e Lucas Liedke @lucasliedke para escutar as VIBES culturais e comportamentais que estão submersas no nosso inconsciente.floatvibes Ciências Sociais
Episódios
  • vamos marcar? no presencial ❤️
    Sep 3 2025

    RIO DE JANEIRO, 18/09 - Vibes em Análise: Corações em Crise

    em um mundo marca por conexões frágeis e afetos apressados, os relacionamentos têm sido atravessados por ansiedade, medo, idealizações e silêncios. corações se encontram, mas nem sempre se escutam. nesta palestra no RJ, os psicanalistas e pesquisadores de cultura e comportamento André Alves e Lucas Liedke propõem uma pausa para pensarmos: — o que está acontecendo com os nossos vínculos?


    📅 18 de Setembro (quinta-feira) às 20hs.

    📍 Evento presencial no Teatro dos 4 (Shopping da Gávea), Rio de Janeiro - RJ

    🎟️ ingressos à venda. garanta já o seu!

    (https://www.sympla.com.br/evento/andre-alves-e-lucas-liedke-no-rio-de-janeiro-palestra-vibes-em-analise-coracoes-em-crise/2929278)


    *

    SÃO PAULO, 15/10 — Vibes em Análise: Culto ao Autocontrole

    controlar o que sente. o que faz. o que demonstra. ser racional, forte, equilibrado, produtivo… será que é tudo uma questão de disciplina e força de vontade? vivemos num tempo em que a exigência pelo autocontrole virou quase uma religião silenciosa. ou uma penitência? paira no ar um culto moderno disfarçado de autoconhecimento e maturidade emocional, só que por trás dessa busca contínua por performance, muitos de nós estamos esgotados, ansiosos e desconectados de si.


    📅 15 de Outubro (quarta-feira) às 20hs.

    📍 Evento presencial no Teatro Gazeta, São Paulo - SP

    🎟️ ingressos à venda. garanta já o seu!

    (https://www.sympla.com.br/evento/andre-alves-e-lucas-liedke-em-sao-paulo-palestra-culto-ao-autocontrole/2958091)


    *


    nos vemos lá!


    🫨🫨 — e seguimos vibrando juntos,

    floatvibes.

    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • DA RIXA AO RANÇO
    Jun 5 2025

    ficar de bode, enjoar, pegar antipatia, ou birra, peguei ar. tem certas pessoas que despertam aversão de cara, ou um tipo de raiva, desprezo e até repulsa. às vezes você sabe muito bem por quais razões isso acontece, mas em alguns casos você não faz a menor ideia. e no meio dessa ciranda de afetos, uma certeza parece inabalável e irreversível: você pegou ranço.

    a palavra "ranço" vem do latim “rancidus”, que significa "gordura ou manteiga estragada" — ou seja, é aquela coisa que passou do ponto, oxidou, e começou a exalar um cheiro forte e desagradável. ranço definitivamente não é indiferença, e persiste com o tempo.

    enquanto a rixa até parece que tem explicação, o bode pode vir de uma pessoa que basicamente não te fez nada, ou que você nem conhece direito — ela só é quem ela é. o jeito irrita, a presença incomoda, dá até preguiça de conviver ou chegar perto pra conhecer.

    é basicamente uma sensação de querer eliminar pessoas do nosso círculo social ou mesmo do nosso campo de visão. será que a gente anda tendo menos tolerância para lidar com os outros? e o que podemos fazer com essas rixas e ranços que nos atravessam?

    para expandir a nossa escuta sobre esse tema, convidamos a escritora, podcaster e fundadora da plataforma Obvious, Marcela Ceribelli.


    para mais VIBES,

    acesse os perfis da float:

    Instagram

    TikTok

    assine nossa newsletter no ⁠Substack⁠.

    faça parte do nosso grupo no ⁠Telegram⁠.


    e se vc quiser ajudar a manter esse podcast no ar, eliminar os breaks comerciais e ainda receber conteúdos exclusivos, pode nos apoiar através do ⁠apoia.se⁠.


    pesquisa, roteiro e apresentação: André Alves e Lucas Liedke

    produção: Fernanda Ogasawara

    edição e montagem: Jessica Correa

    arte: Gustavo Jácome


    refs.

    Introdução à obra de Melanie Klein — Hannah Segal

    Bom dia, obvious — Intimidade Sintética (com André Alves)

    Why you're lonely — Robert Putnam (entrevista New York Times)

    Exibir mais Exibir menos
    58 minutos
  • INTIMIDADES SINTÉTICAS
    May 13 2025

    o filme Her (Ela), de 2013, onde um escritor se apaixona por sua assistente virtual, nunca pareceu tão atual. e é muito curioso pensar que a ficção futurista se passa exatamente em 2025.

    segundo o Institute of Family Studies, 1 em cada 4 jovens adultos acha que namorados/as gerados por IA podem vir a substituir o romance na vida real. e uma pesquisa da Talk, mostrou que 31% dos brasileiros acreditam que as pessoas deveriam ter o direito de casar com uma IA. enquanto isso, a OpenAI (criadora do ChatGPT) alega uma suposta preocupação sobre usuários que estão se tornando emocionalmente dependentes de IAs.

    mas o problema também está aqui entre nós, pois as relações entre humanos não andam nada bem. não só estamos sofrendo de solidão e nos relacionando menos, mas nossa saúde social é cada vez mais atravessada e intermediada pelas lógicas bastante nocivas das ferramentas digitais. conquistar e cultivar intimidade se tornou um desafio do nosso tempo.

    para expandir a nossa escuta sobre esse tema, convidamos a psicanalista e pesquisadora de relacionamentos Carol Tilkian do projeto Amores Possíveis.


    para mais VIBES,

    acesse os perfis da float:

    Instagram

    TikTok

    assine nossa newsletter no Substack

    faça parte do nosso grupo no Telegram

    e se vc quiser ajudar a manter esse podcast no ar, eliminar os breaks comerciais e ainda receber conteúdos exclusivos, pode nos e nos ajudar a , pode se tornar um membro através do apoia.se


    pesquisa, roteiro e apresentação: André Alves e Lucas Liedke

    produção: Fernanda Ogasawara

    edição e montagem: Jessica Correa

    arte: Gustavo Jácome


    refs.

    Reinvenção da Intimidade — Christian Dunker

    Your A.I. Lover will change you — The New Yorker

    O amor rasteiro das máquinas inteligentes — Deivison Faustino (Outras palavras)

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 15 minutos
Ainda não há avaliações