Episódios

  • Boia 317 - Aniversario de 9 anos do Boia! Tranquilo e infálivel como Bruce Lee.
    Aug 19 2025

    Nem parece, mas Já são 9 anos te fazendo companhia nas mais diferentes situações.

    Passamos mais tempo conversando com voce do que muita gente melhor habilitada e mais querida, pode chamar de consistência, substantivo feminino que nos traz algum orgulho.

    Quando gravei o primeiro Boia em agosto de 2017, chamei o Marcelus Viana para fazer companhia numa ideia com pés e cabeça, sem juízo nenhum, absolutamente despretensioso.

    Nada mais justo, reconvidar nessa data querida, porque o Boia (e a vida, de muitas formas diferentes) é exatamente isso, a arte do encontro - embora haja tanto desencontro nessa vida, ensinou o Poetinha.

    Usamos o surfe como desculpa para tratar de assuntos sérios, esvaziamos completamente a intenção de fazer esse passatempo inútil se passar por elevação espiritual e removemos todo verniz que lambuzou a atividade nas últimas décadas.

    Júlio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente, tres surfistas sem alma, teimam em voltar, todas terças, apaixonadamente como Peri.

    A trilha desse episodio é, Strong Reaction dos punks de Chicago, Pegboy, Orange Crush da maravilhosa turma de Athens, Georgia, os R.E.M., Love com as meninas de Brighton, Lambrini Girls e, tasquipa!, a voz inebriante do Bobby Womack, com The Bravest Man in the Universe.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 17 minutos
  • Boia 316 - Resenha do dia histérico de Teahupoo traduzida e mastigada pelo Trio.
    Aug 12 2025

    Um texto inteiro do Steve Shearer traduzido para o deleite e irritação do ouvinte resiliente e fiel.

    Faz parte da nossa curadoria, sabida(eba!) e sapeca(Opa!), reconhecer e contextualizar aquilo que ainda respeita a técnica ancestral de escrever resenhas sobre eventos desimportantes como campeonatos de surfe.

    Dessa feita, João Valente está de volta, reunido com Bruno Bocayuva e Julio Adler para tentar resumir em menos de duas horas dois dias inteiros de surfe em Teahupoo.

    Ozzy reencarna no Imagem Falada!

    Trilha por conta do Fuzzy Duck com A Word From Big D, Planet Hemp com Biruta e Butthole Surfers com Sweat Loaf.


    Exibir mais Exibir menos
    2 horas
  • Boia 315 - Panico em Teahupoo! Herdy chegando e Ozzy! Muito Ozzy!
    Aug 5 2025

    Um Boia farto, opíparo e redundante.

    Sentamo-nos, Julio Adler, Bruno Bocayuva e Daniel Rangel (ou Foamball Unicorn pra ti que não fala ingles), numa nublada tarde de agosto para celebrar Ozzy, Herdy, Teahupoo e sombras do Black Sabbath.

    Nesse episódio ninguém mordeu a cabeça de animais vivos, mas toda trilha foi com morcegos e pombos decapitados, começamos com Ukandanz e a versão insana de War Pigs em amárico, idioma oficial da Etiópia, seguido do soul puro do Charles Bradley interpretando Changes e encerramos com o trio Bad Plus, tocando Iron Man e emprestando um peso sem guitarras ao clássico dos Sabbath.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 12 minutos
  • Boia 314 - A Terra Boa é melhor.
    Jul 30 2025

    Não existe maior trivialidade que citar Jorge Amado para falar da Bahia, é exatamente o que farei.

    "Os velhos amigos... tiraram os sapatos, sentiram o calor da areia. Conversavam, riam, bebiam cerveja gelada...; de vez em quando, mergulhavam no mar verde e calmo, voltavam com o corpo salgado, sentindo-se mais vivos do que nunca. Era a Bahia em sua plenitude: o calor, a preguiça boa, a conversa solta, a amizade antiga e o mar ao alcance da mão."

    Podia ser, tranquilamente, a descrição de um dia de surfe - talvez seja.

    O sincretismo(Oba!) baiano aceita um personagem como o escritor comunista que venera os orixás e adora os santos, por que recusaria ao velho, o mais pagão dos atos religiosos que é surfar?

    Com a pele ardida e salgada, o Boia 314 foi gravado na companhia dos filhos da terra, Marcio Arjones e Lucas Passarinho, Bruno Bocayuva no frio do Rio e Júlio Adler torrado e febril de euforia depois duma manhã de ondas decentes.

    A trilha ambienta o ouvinte com Bonecas Pretas da Larissa Luz, Anarquia do Ronnie Von, Praia do Futuro com BaianaSystem Participação do Seu Jorge e Antônio Carlos & Jocafi) e We've Got A Good Thing Going com Sugar Minott.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 54 minutos
  • Boia 313 - Yago elegante de amarelo, a codorna gigante e a Molly que não ganha!
    Jul 23 2025

    Nem tudo saiu de acordo com o esperado, o que é, portanto, esperado.

    Ondas perfeitas, paredes longas e convidativas para desenhar a linha mais linda que os sobreviventes da penúltima etapa poderiam sonhar.

    O problema é que essa turma sonha apenas com base e Lipe, notas e ranking, sem imaginação, sem curiosidade, sem elegância.

    É o que temos pra hoje.

    Pelo menos Yagão e Molly vestem amarelo e dificilmente perdem essa moleza em Teahupoo.

    Nesse episódio, João Valente recebe David Prescott, enquanto Júlio Adler tem a companhia do Bruno Pesca, substituindo o Bocauyva nessa semana.

    A trilha tem de tudo, os sul africanos Juluka com Scatterlings of Africa, os poloneses (polacos em Portugal) do Marcin Wasilewski Trio tocando o original dos Doors, Riders On The Storm, Radiohead com Optimistic e a Mahavishnu Orchestra com Vision Is A Naked Sword.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 19 minutos
  • Boia 312 - Africa hipnótica e irresistivel!
    Jul 16 2025

    No Boia, menos é sempre mais, e é na falta de pauta que sobra assunto.

    No episódio 312, Julio Adler, Bruno Bocayuva e João Valente celebram Jeffrey’s Bay, a tela mítica do surfe, onde gênios pintam linhas eternas e outros deixam borrões infames.

    A prosa pega fogo com o reggae enfumaçado de Black Uhuru (“World is Africa”), o soul de guitarra visceral com Durand Jones & The Indications (“Now I’m Gone”) e a apoteose afro de The Last Poets com Tony Allen (“This Is Madness”).

    Três manifestações distintas da mesma matriz africana, culminando num encontro entre a poesia crua das ruas americanas e as batidas nigerianas da família Kuti.

    Estilo no surf não é julgado mas Maxime Rio esbanja disso na Imagem Falada e repercutimos o sucesso do episódio com o chef Nuande Pekel.

    Boia na veia: papos derivantes de surfistas desalmados.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 2 minutos
  • Boia 311 - Nuande Pekel é o seu novo surfista predileto
    Jul 9 2025

    Uma coisa que gostamos de fazer no Boia mais do que falar é ouvir.

    Adoramos quando os convidados tem paixão no jeito de expressar, mais ainda quando o entusiasmo é tanto que contagia o ambiente.

    No episódio 311, Júlio Adler, João Valente e Bruno Bocayuva recebem Nuande Pekel para uma conversa tão boa que merecia mais tempo, mais registros e mais histórias.

    As trilhas foram de Racionais MC com Vida Loka Parte 1, ao Lula Cortês e Zé Ramalho com Beira Mar do mítico álbum duplo Paêbirú, Donald Byrd com Where are we Going e Frank Zappa com St. Etienne.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 33 minutos
  • Boia 310 - Se foi por falta de adeus, tchau!
    Jul 1 2025

    Uma semana intensa de ativações e brindes.

    Tudo das minas e nada deles, Molly e Lulu consertaram o que seria um evento pra ser esquecido.

    Vitória incontestável de um misógino que, entre Dennis Rodman e Luke Egan, parece escolher o primeiro.

    O genial argentino Lalo Schifrin em dois temas aqui nas trilhas da semana e no obituário.

    A trilha é com,

    Tema do filme Operação Dragão (Enter The Dragon), Free Ride do Dizzy Gillespie & Lalo Schifrin, encerrando com Gil Scott-Heron e B Movie.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 1 minuto