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Canary Cast

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De: Canary
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Sobre este áudio

Podcast sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação do Canary, firma de venture capital que investe em startups na América Latina

2025 Canary
Episódios
  • Darwin AI: Transformando a comunicação entre empresas e clientes na América Latina, com Lautaro Schiaffino
    Jun 30 2025
    Neste episódio do Canary Cast, Filipe Portugal, sócio do Canary, conversa com Lautaro Schiaffino, cofundador e CEO da Darwin AI, empresa que utiliza inteligência artificial para transformar a comunicação entre pequenas e médias empresas e seus clientes em toda América Latina, permitindo escalabilidade, eficiência operacional e uma experiência de vendas e atendimento mais humana e personalizada. Ao longo do bate-papo, Lautaro compartilha sua trajetória empreendedora, que inclui sua experiência inicial com a Rodati, um marketplace de veículos, e depois construindo a Sirena, startup de comunicação onde liderava as operações e foi vendida para a Zenvia em 2021. Ele destaca como essas experiências o levaram a identificar uma grande oportunidade no uso de inteligência artificial para resolver desafios críticos no atendimento ao cliente, como alto volume de interações e qualidade do relacionamento. Lautaro explica como o produto da Darwin vai além das soluções tradicionais e cria "funcionários virtuais" que operam 24/7, realizando desde o primeiro contato com clientes até a qualificação de leads, vendas, reativação de contatos antigos e cobranças. Ele nos conta sobre a visão de longo prazo da empresa, que pretende substituir processos repetitivos com IA para permitir que os humanos se concentrem em tarefas mais estratégicas e consultivas, seguindo o lema "Let humans do human things". O episódio explora ainda os desafios da implementação de IA generativa em pequenos e médios negócios, abordando temas como alucinação em respostas automáticas, definição de estratégias de pricing e criação de plataformas robustas para gestão de múltiplos agentes inteligentes.Lautaro também reflete sobre suas principais lições ao longo da jornada empreendedora, destacando a importância de testar rapidamente, tomar decisões com agilidade e reconhecer oportunidades de transformação digital na América Latina. Ouça agora e descubra como Lautaro e o time da Darwin estão construindo uma nova forma de atendimento ao cliente com inteligência artificial, transformando radicalmente a maneira como empresas se conectam com seus consumidores.Convidado: Lautaro SchiaffinoLautaro Schiaffino é cofundador e CEO da Darwin, plataforma de inteligência artificial que cria agentes digitais autônomos para escalar a comunicação entre empresas e clientes na América Latina. Engenheiro de formação, Lautaro empreende há mais de uma década resolvendo desafios de atendimento e vendas em canais como WhatsApp. Antes da Darwin, fundou a Sirena, adquirida pela Zenvia, e foi um dos primeiros funcionários da Rodati. Apresentação: Filipe Portugal Filipe Portugal é sócio do Canary, um dos principais fundos de venture capital do Brasil. Desde 2018 na firma e à frente do time de investimentos, Filipe acumula uma experiência relevante no mercado de venture capital brasileiro e latino-americano. Destaques do Episódio:00:01:36 - 00:04:00 - Introdução e Contexto Inicial00:04:00 - 00:05:30 - Desafios da Digitalização e Comunicação com Clientes00:05:30 - 00:07:00 - Inovação em Atendimento com Inteligência Artificial00:07:00 - 00:10:00 - Criação e Propósito da Darwin AI00:10:00 - 00:12:00 - Transformações no Mercado Brasileiro e Latino-Americano00:12:00 - 00:16:00 - Integração de Ferramentas e Soluções de Atendimento00:16:00 - 00:19:00 - Desenvolvimento de Negócios com AI00:19:00 - 00:24:00 - Modelo de Negócio e Estratégias de Precificação00:24:00 - 00:28:00 - Tendências e Oportunidades do Mercado de Comunicação de PMEs00:28:00 - 00:33:00 - Experiências e Casos de Uso com Darwin AI00:33:00- 00:39:00 - Desafios e Expectativas do Mercado de AI00:39:00 - 00:44:00 - Adoção e Implementação de AI em Diferentes Contextos00:44:00 - 00:45:00 - Erros e Aprendizados na Jornada Empreendedora00:45:00 - 00:48:00 - Recomendações Finais e Conclusão Glossário de termos em inglês usados no episódio:AI (Artificial Intelligence): Inteligência ArtificialMarketplace: Plataforma de venda ou comércio onlineLeads: Potenciais clientesAutomation: AutomaçãoCRM (Customer Relationship Management): Gestão de Relacionamento com o ClienteChatbot: Programa de computador que simula conversas humanasUser Experience: Experiência do UsuárioOnboarding: Processo de integração de novos clientes SaaS (Software as a Service): Modelo de negócio de Software como ServiçoPricing: Estratégia de precificaçãoRevenue: Receita ou faturamentoCustomer Facing: Atendimento ou interação direta com o clienteInbound/Outbound: Diferentes estratégias de marketing e vendasMVP (Minimum Viable Product): Produto Mínimo ViávelAPI (Application Programming Interface): Interface de Programação de AplicaçõesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
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    55 minutos
  • Caju: O ecossistema de soluções para o RH que leva mais sabor para a vida profissional, com Edu Giglio
    May 29 2025
    Neste episódio do Canary Cast, Marcos Toledo, cofundador e General Partner do Canary, recebe Eduardo del Giglio, cofundador e CEO da Caju, empresa que nasceu como uma solução inovadora para benefícios flexíveis e evoluiu para um ecossistema abrangente de diversas soluções financeiras e software para RH. Durante a conversa, Edu relembra sua jornada empreendedora, desde a experiência desafiadora ao fundar um marketplace de serviços domésticos, logo após se formar na faculdade, até os aprendizados fundamentais adquiridos em sua passagem como consultor na McKinsey, que o incentivaram a voltar a empreender. Ele conta como a paixão pela criação de produtos, descoberta em sua primeira jornada, e uma visão clara sobre as ineficiências do mercado tradicional de benefícios o levaram a identificar uma nova oportunidade e fundar a Caju. O episódio explora a construção da Caju desde o início e sua antiga conexão com o Canary, iniciada logo após Edu decidir sair da consultoria e voltar a empreender. Edu fez parte do programa de empreendedores em residência que existia na época, desenvolvendo sua tese dentro do escritório do Canary. Desde então, a Caju se destacou como uma empresa que criou uma nova categoria dentro do segmento de benefícios, transformando completamente a experiência de colaboradores, empresas e estabelecimentos parceiros, substituindo os antigos modelos de arranjos fechados e engessados por uma plataforma aberta, ágil e centrada no usuário. Quase seis anos depois de sua fundação, a Caju evoluiu para uma plataforma de multissoluções em gestão de colaboradores, despesas e benefícios corporativos e atende mais de 50 mil empresas de todos os portes. Entre os grandes nomes estão Grupo Boticário, Aurora e Embraer. Edu também compartilha a visão de futuro da empresa, detalhando como pretende continuar contribuindo para a transformação dos processos operacionais do RH por meio de soluções integradas, automação inteligente e uso estratégico de inteligência artificial. Além disso, Edu traz insights importantes sobre a relevância de atuar proativamente junto ao ambiente regulatório, especialmente em setores fortemente regulados como o da Caju. Por fim, ele compartilha conselhos valiosos para quem está iniciando sua jornada empreendedora, destacando a importância de confiar nos próprios instintos, agir rapidamente e controlar a ansiedade diante dos desafios. Convidado: Edu Giglio Edu Giglio é cofundador e CEO da Caju, empresa que oferece soluções flexíveis de benefícios, pagamentos corporativos e software integrado para gestão de pessoas. Eduardo iniciou sua jornada empreendedora com a Blumpa, empresa de marketplace para serviços domésticos, e posteriormente acumulou experiência significativa na McKinsey, consultoria onde desenvolveu uma visão crítica sobre produto, estratégia e formação de equipes. Atualmente, lidera a Caju, impactando milhares de empresas e mais de um milhão de usuários ativos em todo o Brasil. Apresentação: Marcos Toledo Marcos Toledo é cofundador e General Partner do Canary, um dos principais fundos de venture capital no Brasil. Antes do Canary, Marcos construiu uma sólida carreira no mercado financeiro, iniciando no JP Morgan e depois cofundando a M Square Investimentos, gestora de ativos líder no país. Destaques do episódio: 00:00 - 02:20 Boas-vindas e apresentação00:51 - 03:37 O que é a Caju hoje 03:43 - 08:05 Jornada pessoal e profissional do Edu antes da Caju 08:05 - 09:55 Conhecendo o mercado de benefícios e os primeiros passos da tese10:00 - 11:50 A primeira conexão com o Canary e início da jornada12:23 - 14:00 Como Edu conheceu Renan, seu co-founder técnico14:11 - 14:43 Lançamento da Caju e uma pandemia no meio do caminho06:51 - 12:15 Trajetória empreendedora anterior do Edu 12:16 - 17:46 Criando uma nova categoria: como era o mercado de benefícios antes da Caju17:49 - 20:00 O Ciclo vicioso da experiência anterior das empresas e usuários20:07 - 20:20 Identificando uma oportunidade através das ineficiências do mercado20:23 - 23:26 Quais foram as mudanças regulatórias e de infraestrutura que permitiram o surgimento da Caju 23:39 - 27:30 Como foram as primeiras vendas B2B e a busca pelo Product-Market-Fit28:43 - 32:08 Visão estratégica e expansão do portfólio de produtos da Caju para construir um ecossistema32:17 - 34:20 O uso estratégico de IA e automação de processos 34:37 - 39:10 Momento de tração e a importância da atuação proativa na esfera regulatória 39:50 - 40:30 Conselhos para empreendedores que estão começando40:40 - 41:42 Visão da Caju para os próximos 10 anos41:46 - 42:50 ConclusãoTermos em inglês mencionados ao longo do episódio:Pitch – Apresentação de uma ideia de negócio, geralmente feita para investidores, mas pode se aplicar também no processo comercial com clientesProduct-market-fit – Quando o produto satisfaz uma necessidade real de ...
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    43 minutos
  • O Futuro da Publicidade: Como a Advolve libera o potencial estratégico dos times de Marketing com AI
    Apr 24 2025
    Neste episódio do Canary Cast, Filipe Portugal, sócio do Canary, recebe João Sobreira, cofundador e CEO da Advolve, empresa que construiu múltiplos agentes de inteligência artificial para automatizar o marketing de performance e potencializar o impacto das campanhas de grandes empresas. Com apenas 24 anos e já em sua quarta jornada empreendedora, João compartilhou como sua experiência com marketing digital desde os 15 anos o preparou para identificar as ineficiências e dores no mercado que está construindo atualmente. Após fundar a primeira Game Advertising Agency da América Latina e acumular profundo conhecimento em estratégias de aquisição de usuários, ele viu na ascensão da AI generativa a oportunidade perfeita para levar inovação e maior eficiência para o setor. Fundada há pouco mais de um ano e meio, a Advolve implementa um modelo de negócio de "autopilot" que substitui a maior parte do trabalho operacional dentro da área de marketing de performance. A plataforma opera de forma autônoma, conectando-se a múltiplas fontes de dados (plataformas de anúncio, atribuição, CRM e data lakes) para treinar modelos customizados para cada empresa que são operados por +60 agentes simultâneos, gerando e otimizando campanhas completas sem intervenção humana constante. A conversa explora as principais dores do marketing digital atual: a complexidade de coordenar milhares de anúncios em múltiplas plataformas, a fragmentação de dados entre diferentes ferramentas, e a necessidade de tomar decisões em tempo real com orçamentos limitados. João explica como a Advolve usa inteligência artificial para testar continuamente quatro categorias de variáveis (canal, segmento, audiência e criativos), escalando as combinações mais eficientes. O episódio também aborda a visão global de João ao construir a Advolve, que desde o início foi pensada para ser uma empresa internacional. Por fim, João compartilha lições de sua jornada empreendedora, destacando a importância de não adiar conversas difíceis, de ter resiliência, e de sempre pensar em construir diferenciais competitivos sustentáveis em um mercado onde a tecnologia avança rapidamente. Convidado: João Sobreira Com apenas 24 anos, João é cofundador e CEO da Advolve. Iniciou sua trajetória empreendedora aos 15 anos. Com ampla experiência em aquisição digital de usuários e growth, João identificou as ineficiências no mercado de marketing digital e fundou a Advolve para tornar o marketing de performance mais eficiente, escalável e assertivo através de modelos e agentes que usam inteligência artificial. Até aqui, a empresa captou USD 6.5M em investimento com Canary, Valor e Prosus Ventures e já atende grandes empresas como iFood e Cogna. Apresentação: Filipe Portugal Filipe Portugal é sócio do Canary, um dos principais fundos de venture capital do Brasil. Desde 2018 na firma e à frente do time de investimentos, Filipe acumula uma experiência relevante no mercado de venture capital brasileiro e latino-americano. Destaques do episódio:00:00 - Boas-vindas e apresentação01:40 - A jornada empreendedora de João Sobreira05:30 - As principais dores do marketing digital 13:00 - O modelo de "autopilot" da Advolve 13:20 - Como a Advolve conecta e utiliza múltiplas fontes de dados para construir seus modelos16:45 - O método de otimização automática de campanhas19:30 - Resultados alcançados por clientes da Advolve23:15 - O papel do humano que permanece no marketing digital25:40 - A visão global da Advolve e planos de internacionalização30:20 - Conselhos para empreendedores que estão começando34:50 - A importância da criação de "moats" em empresas de IA38:25 - Maiores erros e acertos da jornada empreendedora42:10 - Recomendações de conteúdo e livros44:30 - Um último conselho46:15 - Encerramento Glossário de termos em inglês citados no episódio:Autopilot: sistema que opera de forma autônoma sem intervenção humana constanteCopilot: sistema que auxilia o usuário, mas não substitui o trabalho humanoMoat: vantagem competitiva sustentável e relevante que protege um negócio contra concorrentesMarTech: empresa que serve tecnologias aplicadas ao marketingData lake: repositório centralizado que permite armazenar dados estruturados e não estruturadosTrial: período de teste de um produto ou serviçoAsset-light: modelo de negócio que opera com poucos ativos físicosNetwork effects: efeitos de rede, quando o valor de um produto aumenta conforme mais pessoas o utilizamState of the art: Estado da arte, tecnologia mais avançada disponível no momentoRecomendações de leitura e conteúdo:A trilogia que começa com "Dot Com Secrets" - uma série de livros sobre marketing digital e funís de vendas que João considera essenciais para qualquer pessoa que pensa em fazer negócios online."The Hard Thing About Hard Things" de Ben Horowitz - livro altamente recomendado por João para todo ...
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    42 minutos

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