Episódios

  • 13 de dezembro - O Crepúsculo Resplandece em Luz
    Dec 13 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Não será nem dia nem noite, mas haverá luz à tarde. (Zacarias 14.7)

    É surpreendente que assim aconteça, pois a experiência nos diz que após o entardecer haverá escuridão. Deus está acostumado a agir muito acima de nossos temores e muito além de nossas expectativas, de modo que ficamos grandemente admirados e somos impulsionados a louvar sua graça soberana. Não, não acontecerá conosco aquilo que nossos corações estão profetizando; a escuridão do entardecer não se tornará em noite profunda, mas, de repente, ela resplandecerá, tornando-se como o dia. Nunca fiquemos desesperados. Nos piores momentos, confiemos no Senhor, que transforma em manhã as trevas da sombra da morte. Quando o número de tijolos a fazer é dobrado, Moisés aparece; e, quando a tribulação é abundante, seu fim está próximo.

    Esta promessa deveria fortalecer nossa paciência. A luz talvez não resplandecerá completamente, até que nossas esperanças estejam quase acabadas, por esperarmos o dia inteiro sem qualquer objetivo. Para os ímpios o sol se põe, enquanto ainda é dia; para o justo o sol desponta quando já está quase anoitecendo. Não podemos nós, com paciência, esperar essa luz celestial, que talvez demore a vir, mas que comprovará ser algo digno de que por ela esperemos?

    Ó minha alma, apropria-te desta promessa e entoa louvores Àquele que te abençoa na vida e na morte, de uma maneira que ultrapassa tudo o que a natureza já viu, mesmo em suas melhores condições.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 12 de dezembro - Um Coração Tranquilo
    Dec 12 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Na tranquilidade e na confiança, a vossa força. (Isaías 30.15)

    Sempre evidenciamos fraqueza quando ficamos inquietos, nos afligimos, questionamos e não confiamos em Deus. O que poderemos fazer, se nos esgotarmos fisicamente? Ganha emos alguma coisa por ficar temerosos e nos encolerizarmos? Dessa maneira não nos tornamos incapacitados para agir e confundimos nossas mentes para tomarem decisões sábias? Estamos afundando por meio de nossos esforços, quando pela fé poderíamos estar navegando.

    Oh! que tenhamos graça para permanecermos tranquilos! Por que corrermos de casa em casa, para repetirmos a história fatigante que nos toma mais e mais enfermos de coração, à medida que a contamos? Por que ficar em casa lamentando em agonia, por causa de nossos infelizes presságios que provavelmente nunca se cumprirão? Seria bom mantermos nossa língua em tranquilidade; porém, seria muito melhor se tivéssemos um coração tranqüilo. Oh! fiquemos sossegados e conheçamos que Jeová é Deus!

    Oh! que tenhamos graça para-confiarmos em Deus! O Santo de Israel tem de livrar e defender aqueles que Lhe pertencem. Ele não pode voltar atrás em relação às suas declarações solenes. Podemos estar certos de que cada uma de suas palavras permanecerá, ainda que as montanhas desapareçam. Ele merece a nossa confiança. Se demonstrarmos confiança nEle e subsequente tranquilidade, podemos ser tão felizes quanto os espíritos que se encontram diante do trono dEle.

    Vem, ó minha alma, retorna ao teu descanso e reclina a tua cabeça sobre o seio do Senhor Jesus.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 11 de dezembro - Confiar e Fazer; Fazer e Confiar
    Dec 11 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. (Salmos 37.3)

    Confiar e fazer são palavras que acompanham muito bem uma à outra, na ordem em que o Espírito Santo as colocou. Devemos ter fé, que, por sua vez, deve ser operante. Confiar em Deus nos coloca diante de realizações santas. Cremos em Deus para o nosso bem; e, por consequência, fazemos o que é bom. Não ficamos tranquilamente assentados, porque cremos; pelo contrário, nos levantamos e esperamos que o Senhor trabalhe por nosso intermédio. Nosso dever não consiste em inquietar-nos e praticar o mal, e sim em confiar e fazer o bem. Não cremos sem fazer, assim como não fazemos sem crer.

    Os adversários gostariam de expulsar-nos, se pudessem; mas, pelo crer em Deus e pelo fazer, habitamos na terra. Não retomaremos ao Egito, permaneceremos na terra de Emanuel -a providência de Deus, a Canaã da aliança de amor. Não somos facilmente vencidos, como imaginam os inimigos do Senhor. Eles não podem empurrar-nos para fora, nem banir-nos da terra; onde Deus nos deu um nome e um lugar para vivermos, ali habitaremos.

    E que podemos afirmar a respeito do suprimento de nossas necessidades? O Senhor colocou a designação "verdadeira" sobre esta promessa. Tão certo quanto Deus é verdadeiro, o seu povo terá o suprimento de suas necessidades. Compete ao seu povo apenas confiar e fazer; e ao Senhor compete fazer de acordo com a confiança deles. Se não forem alimentados pelos corvos, ou por um Obadias, ou por uma viúva, certamente serão alimentados de alguma maneira. Retirai-vos, temores!
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 10 de dezembro - Deus é Nosso Aliado
    Dec 10 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. (Êxodo 23.22)

    O Senhor Jesus está no meio do seu povo para ser conhecido e obedecido. Ele é o vice regente de Deus e fala em nome do Pai; compete-nos fazer tudo, imediata e implicitamente, de conformidade com o que Ele nos ordena. Perderemos esta promessa, se desprezarmos esse princípio.

    Quão ampla é a bênção que acompanha a completa obediência! O Senhor entra em uma aliança com seu povo, uma aliança ofensiva e defensiva. Ele abençoará aqueles que nos abençoam e amaldiçoará aqueles que nos amaldiçoam. Deus acompanhará, de coração e alma, seu povo e demonstrará simpatia profunda quanto à posição em que eles estiveram. Que proteção essa atitude nos assegura! Não precisamos nos inquietar a respeito de nossos adversários, quando temos certeza de que eles se tornaram adversários de Deus. Se Jeová tomou para Si a nossa guerra, podemos deixar os inimigos em suas mãos.

    No que diz respeito aos nossos próprios interesses, não temos qualquer inimigo. Mas no que se refere à causa da verdade e da justiça, pegamos nossas armas e entramos no conflito. Na guerra sagrada, estamos aliados ao Deus eterno. Se obedecermos cuidadosamente as leis do Senhor Jesus, Ele haverá de engajar-se em repelir, em nosso favor, todos os inimigos. Portanto, não temamos o homem.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 9 de dezembro - O "Tudo" da Fé
    Dec 9 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. (Marcos 9.23)

    Nossa incredulidade é o maior obstáculo em nosso caminho. Na verdade, não existe qualquer outra verdadeira dificuldade no que se refere ao nosso progresso e bem-estar espiritual. O Senhor pode fazer todas as coisas, mas, quando Ele estabelece uma regra de que as coisas serão realizadas de conformidade com a nossa fé, assim acontecerá conosco. Nossa incredulidade amarra as mãos da onipotência do Senhor.

    Sim, as hostes do mal serão dispersas, se tão-somente crermos. A verdade desprezada levantará a sua cabeça, se apenas confiarmos no Deus da verdade. Podemos suportar nosso fardo de tribulação e atravessar sem danos as ondas de aflição, se pudermos cingir os nossos lombos com o cinto da paz, que é afivelado pelas mãos da confiança no Senhor.

    Em que não podemos crer? Alguma coisa é possível, se não cremos em Deus? Ele é sempre verdadeiro; por que não cremos nEle? É sempre fiel à sua Palavra; por que não somos capazes de crer nEle? Quando estamos em retidão de coração, a fé não mede esforços; para nós é tão natural confiar em Deus quanto para uma criança é natural confiar em seu pai.

    O pior de tudo é que podemos crer em Deus no que se refere a todas as coisas, exceto no que diz respeito às nossas aflições presentes. Isso é tolice. Ó minha alma, desembaraça-te dessa atitude pecaminosa e confia em teu Deus, com todos os teus fardos, labores e ansiedades do tempo presente. Se fizeres isso, tudo ficará bem.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 8 de dezembro - O Seguir Conduz à Honra
    Dec 8 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. (João 12.26)

    A imitação é a maneira mais sublime de servirmos a Cristo. Se desejo ser um servo de Cristo, tenho de ser um seguidor dEle. Viver como Jesus viveu é a maneira mais de trazermos honra ao seu nome. Devo pensar nisso todos os dias.

    Se eu imito o Senhor Jesus, terei a sua companhia. Se procuro ser como Ele, estarei com Ele. No devido tempo, o Senhor Jesus me levará para habitar com Ele no céu, se, nesse ínterim, eu me esforçar para segui-Lo na terra. Após seus sofrimentos, nosso Senhor ascendeu ao seu trono; e, de maneira semelhante, depois de termos sofrido por um pouco, com Ele, neste mundo, também chegaremos à glória. O objetivo da vida de nosso Senhor tem de ser também o objetivo de nossa vida. Se nos identificamos com Ele em sua humilhação, estaremos com Ele em sua glória. Ó minha alma, encoraja-te e põe teus pés sobre as mesmas pisadas, marcadas por sangue, que nosso Senhor deixou para ti.

    Não posso deixar de observar que o Pai honrará aqueles que seguem seu Filho. Se o Pai me vê como uma pessoa fiel ao Senhor Jesus, Ele colocará sobre mim sinais de favor e honra, por amor ao seu Filho. Nenhuma outra honra se compara a esta. Príncipes e imperadores outorgam apenas aparência de honra; a verdadeira glória procede do Pai. Portanto, ó minha alma, apega-te ao Senhor Jesus, mais intimamente do que antes.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 7 de dezembro - O Dom de Força e a Bênção de Paz
    Dec 7 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: O SENHOR dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo. (Salmos 29.11)

    Um pouco antes, Davi ouvira a voz do Senhor através de um trovão e contemplara o poder dEle numa tempestade, conforme ele mesmo, Davi, descreveu. Agora, na serena tranquilidade que se manifestou depois da tempestade, o Senhor promete aos seus eleitos aquele mesmo poder avassalador pelo qual os céus e a terra são abalados. Aquele que dispara raios certeiros dará aos seus redimidos asas de águia; Aquele que com a sua voz abala os céus aterrorizará os inimigos de seus servos e concederá paz aos seus filhos. Por que somos fracos quando temos o divino poder sob o qual podemos abrigar-nos? Por que ficamos atribulados quando a paz de nosso Senhor também nos pertence? Jesus, o Deus todo-poderoso, é a nossa força; revistamo-nos dEle e prossigamos em nosso serviço. Nosso bendito Senhor também é a nossa paz; descansemos nEle hoje, e se acabarão os nossos temores. Que bênção maravilhosa é tê-Lo como nossa força e nossa paz, tanto agora quanto para sempre!

    Esse mesmo Deus, que cavalga sobre as águas, em dias de tempestade, também controlará o furacão de nossas aflições e nos enviará, logo, dias de paz. Nós teremos força para enfrentar as tempestades e canções para os dias de bonança. Comecemos a cantar imediatamente a Deus, nossa força e nossa paz. Retirai-vos, pensamentos obscuros! Erguei-vos, fé e esperança!
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 6 de dezembro - Não Submergidos
    Dec 6 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43.2)

    Não existe nenhuma ponte. Temos de passar pelas águas e sentir a correnteza dos rios. A presença de Deus nas águas é melhor do que um barco a motor. Seremos provados, mas sairemos triunfantes, pois Jeová mesmo, que é mais poderoso do que as muitas águas, estará conosco. Ainda que em outras circunstâncias o Senhor se encontre afastado de seu povo, certamente estará com eles nos perigos e nas dificuldades. As tristezas da vida podem elevar-se a um nível extremamente alto, mas o Senhor é equivalente a qualquer circunstância.

    Os inimigos de Deus podem colocar diante de nós perigos criados por eles mesmos, tais como: perseguição, zombaria impiedosa, que assemelham-se a uma fornalha intensa. O que devemos fazer, então? Andaremos pelo fogo. Se Deus está conosco, não seremos queimados; não, nem mesmo o cheiro de fogo permanecerá sobre nós.

    Oh! que maravilhosa segurança desfruta o peregrino nascido do céu e a este destinado! As muitas águas não podem arrastá-lo, nem o fogo, queimá-lo. A tua presença, ó Senhor, é a proteção de teus santos diante dos muitos perigos da jornada. Pela fé, me entrego a Ti, e meu espírito entra em descanso.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos