Episódios

  • 23 de outubro - Colheita de Luz e Alegria
    Oct 23 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração. (Salmos 97.11)

    A retidão tem sempre um custo muito elevado para aquele que a observa apesar de todo perigo. No entanto, no final ela compensará seus próprios gastos e redundara em benefício eterno. Uma vida santa é como uma semeadura: lançamos muitas sementes na terra, e aparentemente todas morrem no solo, para nunca mais serem apanhadas novamente. Estamos enganados quando esperamos por uma colheita imediata. Esse erro é muito natural, visto que parece impossível ocultarmos a luz. A "luz difunde-se para o justo", afirma este versículo. Ela permanece, embora muitos não sejam capazes de vê-la. Todavia, estamos certos de que ela se manifesta.

    Estamos plenamente certos de que o Senhor estabeleceu uma colheita para os semeadores de luz, e eles farão essa colheita, cada um por si mesmo. Então surgirá alegria para eles, feixes de alegria por causa das sementes de luz. O coração deles viveu em retidão diante do Senhor, ainda que os homens não valorizaram essa retidão e até os censuraram. Eles eram justos, embora aqueles que os cercavam os denunciavam como reprovadores. Eles tiveram de esperar, assim como o lavrador espera pelos preciosos frutos da terra. Mas a luz d1fundm-se para eles, e alegria lhes foi preparada pelo Senhor da seara.

    Coragem, irmãos! Não precisamos ser apressados. Devemos possuir com paciência as nossas almas, pois em breve elas possuirão luz e alegria.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 22 de outubro - Suplicando uma Promessa Feita por Deus Mesmo
    Oct 22 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Pois tu, ó SENHOR Deus, o disseste; e, com a tua bênção, será, para sempre, bendita a casa do teu servo. (2 Samuel 7.29)

    Esta é uma promessa em forma de súplica; assim, ela fornece uma dupla instrução para nós. Devemos receber como realmente verdadeiro qualquer coisa que o Senhor prometeu e suplicar isso junto ao seu trono.

    Oh! quão estimulante é citar aquilo que nosso próprio Senhor falou! Quão precioso é citar um "pois" que a promessa sugere, como Davi o fez neste versículo!

    Não oramos porque temos dúvidas, e sim porque cremos. Orar com incredulidade é inconveniente para os filhos de Deus. Não, Senhor, não podemos duvidar de Ti; estamos convencidos de que toda palavra que Tu proferes é um alicerce seguro para a mais ousada esperança. Achegamo-nos a Ti e declaramos: Faze como disseste; abençoa a casa de teu servo. Cura e restaura; salva os nossos queridos que estão na dúvida; traze ao caminho aqueles que vagueiam; confirma em teu temor aqueles que têm vida espiritual. Senhor, dá-nos alimento e vestes conforme a tua palavra. Faze prosperar nossas realizações e esforços para fazer teu evangelho conhecido aos nossos semelhantes. Transforma nossos empregados em teus servos, nossos filhos, em teus filhos. Jorra a tua bênção sobre as gerações futuras. E, enquanto houver alguém de nossa família na terra, permaneçam eles fiéis a Ti. Ó Senhor Deus, seja "bendita a casa do teu servo".
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 21 de outubro - A Tabuada de Multiplicação de Deus
    Oct 21 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu, o Senhor, a seu tempo farei isso prontamente. (Isaías 60.22)

    Obras realizadas para o Senhor frequentemente começam em pequena escala, mas nada sofrem por isso. A fragilidade educa a fé, traz Deus para mais perto de nós e conquista glória para seu nome. Valorize as promessas de crescimento! A semente de mostarda é a menor de todas as sementes, mas se torna uma árvore que solta galhos e abriga as aves do céu. Devemos começar com o "menor", e este se tornará em "mil". O Senhor é o melhor na tabuada de multiplicação. Com quanta frequência Ele diz ao seu servo solitário: "Eu te multiplicarei!" Confiem no Senhor, rebanho pequenino; sim, Ele estará no meio de vocês, se reunirem-se em nome dEle.

    "O mínimo." Isso pode ser desprezível para aqueles que contam pessoas e avaliam suas forças! No entanto, "o mínimo" é o núcleo de uma grande nação. Somente uma estrela resplandece inicialmente no anoitecer, mas logo o céu fica repleto de estrelas incontáveis. Não devemos esperar que a perspectiva de crescimento seja remota, pois a promessa é esta: "Eu, o SENHOR, a seu tempo farei isso prontamente". Não há qualquer pressa prematura, tal como a que vemos em reuniões apressadas. Tudo acontecerá no devido tempo; porém não haverá demora. Quando o Senhor se apressa, sua pressa é gloriosa.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 20 de outubro - De todo Pecado
    Oct 20 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Ele salvará o seu povo dos pecados deles. (Mateus 1.21)

    Senhor, salva-me dos meus pecados. Por causa do nome de Jesus, sinto-me encorajado a orar dessa maneira. Senhor, salva-me dos meus pecados passados, para que o hábito de cometê-los não me escravize. Salva-me dos pecados de minha natureza, para que eu não seja escravo de minha própria fraqueza. Salva-me dos pecados que estão constantemente diante de meus olhos, para que eu não deixe de sentir horror por eles. Salva-me dos pecados ocultos, pecados que são imperceptíveis para mim, por causa de minha falta de discernimento. Salva-me dos pecados inesperados e surpreendentes; não permitas que meus pés sejam vencidos por uma avalanche de tentações. Senhor, salva-me de todo pecado. Não permitas que a iniqüidade tenha domínio sobre mim.

    Somente Tu podes fazer isso. Não posso quebrar minhas próprias algemas ou destruir meus inimigos. Tu conheces a tentação, pois fostes tentado. Conheces o pecado, visto que suportastes o seu peso. Tu sabes como socorrer-me, em minha hora de conflitos. Tu podes salvar-me de pecar e salvar-me quando já houver cometido o pecado. Está prometido em teu próprio nome que Tu farás isso. Suplico-Te que neste dia eu confirme essa promessa. Não permitas que eu dê lugar ao mau temperamento, ao orgulho, ao desânimo ou a qualquer forma de mal; mas salva-me para a santidade de vida, para que teu nome, Senhor Jesus, seja abundantemente glorificado em minha vida.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 19 de outubro - Disciplina Regulada
    Oct 19 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Castigar-te-ei em justa medida. (Jeremias 30.11)

    Sermos deixados sem correção seria fatal para nós. Comprovaria que o Senhor afirmou em Oséias 4.17: "Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo". Deus permita que esta nunca seja a nossa situação! Prosperidade ininterrupta é algo que nos causa temor e tremor. Visto que Deus nos ama com ternura, Ele nos disciplina e repreende. Deus permite que prosperem sem temor aqueles pelos quais Ele não manifesta afeição, como touros para o matadouro. É por amor que nosso Pai celestial utiliza a vara em seus filhos.

    Mas observe: a correção se realiza "em justa medida". Ele nos concede amor sem medida; porém, a disciplina Ele nos dá "em justa medida". Assim como na antiga aliança nenhum israelita poderia receber mais do que uma "quarentena de açoites menos um", o que assegurava uma contagem cuidadosa e um sofrimento limitado, assim também acontece com todos os membros aflitos da família da fé - cada chicotada é contada. Nossa disciplina é regulada pela medida da sabedoria, pela medida da simpatia e pela medida do amor. Longe de nós esteja o rebelar-nos contra as determinações divinas. Ó Senhor, se estás medindo as gotas amargas e derramando-as em meu cálice, cumpre-me recebê-lo alegremente de tuas mãos e bebê-lo de acordo com tuas instruções, afirmando: "Faça-se a tua vontade" (Mt 26.42).
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 18 de outubro - Lágrimas e uma Colheita com Júbilo
    Oct 18 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. (Salmos 126.5)

    Tempos de choro é bom para a semeadura. Não desejamos que o solo fique demasiadamente seco. Sementes encharcadas em lágrimas de ansiedade fervorosa, todas brotarão brevemente. O sal das lágrimas de orações dará à boa semente um sabor que a preservará dos vermes; a verdade pregada com reverente dedicação tem uma força dobrada. Ao invés de pararmos nossa semeadura por causa de nossas lágrimas, dobremos nossos esforços porque o tempo é propício.

    Nossa semente celestial não pode ser adequadamente plantada, se o fizermos dando risadas. Tristeza e preocupação profundas pelas almas das pessoas são um acompanhamento mais adequado para o ensino reverente da Palavra do que qualquer outra coisa, como a leviandade. Ouvimos falar sobre homens que foram à guerra com um coração leviano, mas foram derrotados. E isso também acontece, muitas vezes, àqueles que semeiam dessa mesma maneira.

    Ó meu coração, semeia com lágrimas, pois tens a promessa de uma colheita com júbilo. Haverás de colher. Tu mesmo verás alguns resultados de teu labor. Esses resultados te alcançarão em tão grande medida, que te causará regozijo; e tal regozijo uma colheita pequena, minguada e escassa não poderia proporcionar-te. Quando teus olhos estiverem turvos por causa de lágrimas prateadas, pensa na colheita dourada. Suporte com satisfação a labor e o desapontamento do presente, pois o dia da colheita te recompensará plenamente.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 17 de outubro - Temor Santo
    Oct 17 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: O que teme o mandamento será galardoado. (Provérbios 13.13)

    Um santo temor da Palavra de Deus está em grande descrédito. Os homens se acham mais sábios do que a Palavra do Senhor e vivem a julgá-la. Aceitamos o Livro inspirado por Deus como infalível e comprovamos nossa apreciação do Livro por meio de nossa obediência. "Eu assim não fiz, por causa do temor de Deus" (Nm 5.15). Não sentimos terror da Palavra, e sim um filial temor para com ela. Não temos medo de suas penalidades, porque tememos os seus mandamentos.

    Este santo temor dos mandamentos produz a quietude da humildade, que é mais agradável do que a imprudência da soberba. Este temor se nos torna um guia em nossa jornada, uma trava, quando estamos descendo a colina, e um estímulo, quando a estamos subindo. Preservados do mal e conduzidos à justiça por meio de nosso temor ao mandamento, obtemos uma consciência tranqüila, que é um manancial de regozijo; ganhamos um senso de isenção da culpa, que significa vida dentre os mortos; e adquirimos uma confiança de agradarmos a Deus, que equivale ao céu na terra. Os ímpios podem zombar de nossa profunda reverência pela Palavra de Deus; mas o que significa isto para nós? O preço de nossa vocação sublime é uma consolação para nós. As recompensas da obediência nos fazem escarnecer do escárnio dos escarnecedores.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 16 de outubro - Um com Cristo Jesus
    Oct 16 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Porque eu vivo, vós também vivereis. (João 14.19)

    Jesus tornou a vida dos crentes nEle tão certa quanto a sua própria vida. Tão certo quanto a Cabeça vive, assim também vivem os membros. Se Jesus não ressuscitou dentre os mortos, estamos mortos em nossos pecados. Mas, visto que Ele ressuscitou, todos os crentes ressuscitaram nEle. Sua morte anulou todas as nossas transgressões e destruiu os laços que nos prendiam na sentença de morte. A ressurreição de Jesus comprova a nossa justificação. Estamos absolvidos, e a Misericórdia afirma: o Senhor apagou os teus pecados, não morrerás.

    Jesus tornou a vida dos crentes tão eterna quanto a sua própria vida. Como podem eles morrer, enquanto vive o seu Salvador, visto que são um com Ele. Visto que Jesus nunca mais morre e a morte não tem domínio sobre Ele, assim também os crentes nunca mais retomarão ao sepulcro de seus antigos pecados, mas andarão em novidade de vida. Ó crente, quando estiveres sob grande tentação, temeres que um dia perecerás às mãos do inimigo, então permite que esta afirmativa te sustente: nunca perderás tua vida espiritual, pois ela está oculta com Cristo, em Deus. Você realmente não duvida da imortalidade de seu Senhor; portanto, não pense que Ele o deixará perecer, visto que você é um com Ele. O argumento em favor de sua vida é a vida dEle. E, quanto a isso, você não precisa manifestar qualquer temor. Por isso, descanse no Senhor que vive.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos