Episódios

  • 7 de julho - O Coral dos Montes
    Jul 7 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece. (Isaías 49.13)

    As consolações ministradas pelo Senhor produzem tanto refrigério, que não somente os próprios santos devem cantar sobre elas, mas também os céus e a terra podem entoar uma canção. Algo é necessário para se fazer um monte cantar; contudo, o profeta convoca quase um coral de montes. O Líbano, o Síriom e os altos montes de Basã e Moabe, Jeová os colocaria todos a cantar, por causa de sua graça manifestada para com seu próprio monte, Sião. Não podemos também fazer que montes de dificuldade, provação, incerteza e trabalho árduo se tornem ocasiões de louvor ao nosso Deus? "Ó ... montes, rompei em cânticos."

    Esta promessa de que Deus terá compaixão de seu povo aflito possui todo um repique de sinos vinculado a ela. Eis a música dos sinos: "Cantai ... alegra-te ... rompei em cânticos". O Senhor deseja que seu povo seja feliz por causa de seu amor infalível. Ele não quer que fiquemos tristes, em dúvidas; Ele nos pede uma adoração proveniente de um coração que crê. Ele não falhará para nós. Porque deveríamos murmurar ou ficar aborrecidos como pessoas que imaginam que Deus falhará. Oh! que tenhamos harpas bem afinadas e vozes semelhantes à dos querubins diante do trono de Deus!
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 6 de julho - Seu Amor, Seu Dom, Seu Filho
    Jul 6 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

    De todas as estrelas do céu, a Polar é a mais útil para os marinheiros. Este versículo é uma estrela Polar, pois ele tem conduzido mais almas à salvação do que qualquer outra passagem das Escrituras. Ele é para as Escrituras o que a Ursa Maior é para as constelações.

    Várias palavras brilham com especial resplendor neste versículo. Nele encontramos o amor de Deus, descrito com a expressão "de tal maneira", que caracteriza sua grandeza imensurável. Em seguida, encontramos o dom de Deus, em toda a sua amplidão e gratuidade. Esse dom é o Filho de Deus, aquele dom único e inestimável de um amor que nunca se manifestou em toda a sua plenitude, até que o Filho unigênito foi enviado do céu para viver e morrer em favor dos homens. Esses três assuntos estão repletos de luz.

    Em seguida, encontramos a simples exigência de crer que, de maneira graciosa, nos indica o caminho da salvação para o homem culpado. Isto é reforçado por uma descrição ampla - "todo o que nele crê". Muitos têm encontrado na expressão "todo o que" um lugar que outra palavra mais limitadora lhes impediria de encontrar. Por fim, temos neste versículo aquela grande promessa - os crentes em Jesus não perecerão, e sim desfrutarão da vida eterna. Isto é animador para todo aquele que sente estar prestes a perecer e não pode salvar a si mesmo. Cremos no Senhor Jesus; portanto, temos a vida eterna.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 5 de julho - Livramento Completo
    Jul 5 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o SENHOR, e não serás entregue nas mãos dos homens a quem temes. (Jeremias 39.17)

    Quando os fiéis do Senhor estiverem sofrendo por sua causa, receberão estimulantes mensagens de amor da parte dEle mesmo e, às vezes, terão boas-novas para aqueles que simpatizam com eles e os auxiliam. Ebede-Meleque era um etíope desprezado, mas se mostrou amável para Jeremias; por isso, o Senhor lhe enviou esta promessa especial por meio de seu profeta.

    Devemos ser sempre cuidadosos em relação aos servos do Senhor que são perseguidos; e Ele nos recompensará. Ebede-Meleque seria liberto dos homens cuja vingança ele temia. Ele era um homem humilde, mas Jeová tomaria conta dele. Milhares de judeus haviam sido mortos pelos caldeus, porém aquele humilde servo não sofreria qualquer dano. Talvez nós também estejamos temerosos de grandes inimigos que nos odeiam. Todavia, se temos sido fiéis à causa do Senhor na hora da perseguição, Ele será fiel para conosco. Afinal de contas, o que um homem pode fazer sem a permissão do Senhor? Ele põe uma mordaça na boca dos irados e um cabresto nos poderosos. Temamos o Senhor e não teremos ninguém mais a temer. Nenhum copo de água fria dado a um dos desprezados profetas de Deus ficará sem recompensa. E, se permanecermos firmes ao lado de Jesus, Ele permanecerá firme ao nosso lado.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 4 de julho – A Palavra, Alimento Necessário
    Jul 4 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mateus 4.4)

    Se Deus o desejasse, poderíamos viver sem alimentos, assim como Jesus o fez durante quarenta dias; todavia, não poderíamos viver sem a sua Palavra. Por meio dela, fomos criados e somente por meio dela podemos ser preservados em nossa existência, pois Ele sustenta todas as coisas pela Palavra do seu poder. O alimento físico é uma causa secundária; o Senhor mesmo é a principal fonte de nosso sustento. Ele pode sustentar-nos utilizando a causa secundária ou não; e não podemos restringi-Lo a apenas uma maneira de agir. Não sejamos ávidos pelas coisas visíveis; olhemos para o Deus invisível. Temos ouvido crentes afirmarem que, estando em grande pobreza, quando os alimentos se tornam escassos, seu apetite também diminuiu; e outros dizem que, quando lhes faltou os alimentos habituais, o Senhor lhes enviou socorro inesperado.

    Temos de nos alimentar da Palavra de Deus. Somente com ela podemos resistir o Maligno. Retirem-na de nós, e o inimigo nos terá sob seu domínio, pois logo desfaleceremos. Nossas almas precisam de alimento; e não existe outro, além da Palavra do Senhor. Todos os livros e todos os pregadores do mundo não podem oferecer-nos a mais simples refeição; é somente a Palavra que procede da boca de Deus que pode alimentar um crente. Senhor, dá-nos sempre desse pão. Nós o julgamos mais valoroso do que as iguarias de reis.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 3 de julho - Um Guia para todo o Caminho
    Jul 3 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Ele será nosso guia até à morte. (Salmos 48.14)

    Precisamos de um guia. Às vezes, daríamos tudo que possuímos para sermos instruídos com exatidão a respeito do que fazer e para onde nos dirigirmos. Estamos dispostos a fazer o que é certo, mas não sabemos qual dos dois caminhos temos de seguir. Oh! que tenhamos um guia!

    O Senhor, nosso Deus, condescende em servir como guia para nós. Ele conhece o caminho e nos guiará através dele até que, em paz, alcancemos o ponto final de nossa jornada. Com certeza, não desejamos ter nenhuma outra orientação mais infalível. Coloquemo-nos absolutamente sob a orientação de Deus e nunca erraremos nosso caminho. Tornemo-Lo o nosso Deus e O conheceremos como nosso guia. Se seguirmos a sua lei, não erramos o caminho correto da vida, contanto que inicialmente aprendamos a confiar nEle para cada passo que precisaremos dar.

    Nossa consolação é esta: visto que Ele é nosso Deus para sempre, jamais deixará de estar conosco como nosso guia. "Até à morte", Ele nos conduzirá; então, habitaremos com Ele eternamente e de sua presença nunca mais sairemos. Esta promessa de orientação divina envolve segurança para toda a vida: salvação imediata, orientação até à hora da morte e bem-aventurança eterna. Não devemos todos nós procurar esta bênção na juventude, nos alegrarmos nela em nossa meia idade e nela descansarmos em nossa velhice? Hoje, procuremos essa orientação, ante de sairmos de nossas casas.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 2 de julho - Sono Restaurador
    Jul 2 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmos 127.2)

    A nossa vida não deve ser caracterizada por inquietações que geram ansiedade, e sim pela fé que produz felicidade. Nosso Pai celestial suprirá as necessidades de seus próprios filhos; Ele sabe do que necessitamos antes mesmo de Lhe pedirmos. Portanto, podemos nos dirigir para os nossos quartos de dormir na hora adequada e não fatigarmos a nós mesmos por ficarmos acordados até bem tarde da noite, elaborando planos, rascunhando projetos e idealizando atividades. Se temos aprendido a depender de nosso Deus, não permaneceremos acordados com inquietante temor em nossos corações. Entregaremos nossa preocupação ao Senhor; nossa meditação a respeito dEle será agradável, e Deus nos outorgará um sono restaurador.

    Ser um amado do Senhor é a honra mais elevada que podemos imaginar. Aquele que desfruta dessa posição não precisa sentir mais qualquer ambição; por esse motivo, qualquer desejo egoísta pode ser banido de sua vida. O que mais existe no céu, além do amor de Deus? Descansa, então, ó minha alma, visto que possuis todas as coisas.

    Mas, apesar disso, nos agitamos desorientados, até que o Senhor mesmo nos dá não somente os motivos para o descanso, mas também o próprio descanso. Sim, Ele realmente faz isso. O Senhor Jesus mesmo é a nossa paz, o nosso descanso, o nosso tudo. Em seu seio, dormimos em segurança perfeita, tanto na vida quanto na morte.

    Aspergido novamente pelo sangue perdoador,
    Deito-me na cama para repousar,
    Como se estivesse nos braços de meu Deus
    Ou reclinado no seio de meu Salvador.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 1 de julho - Deus Conosco
    Jul 1 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Deus será convosco. (Gênesis 48.21)

    O velho e bondoso Jacó não poderia mais ficar com José, pois sua hora de morrer havia chegado. No entanto, ele deixou seu filho sem ansiedade, visto que afirmou confiantemente: "Deus será convosco". Quando nossos relacionamentos mais íntimos ou os amigos que nos oferecem mais ajuda são chamados ao lar eterno, por meio da morte, temos de nos consolar com o pensamento de que o Senhor não se apartou de nós, mas vive por nós e permanece conosco para sempre.

    Se Deus permanece conosco, temos um companheiro enobrecedor, mesmo que sejamos pobres e desprezados. Se Ele está conosco, desfrutamos do poder todo-suficiente, pois nada existe que seja excessivamente difícil para o Senhor. Se Deus permanece conosco, estamos sempre seguros, pois ninguém pode causar danos àqueles que andam à sombra do Senhor. Oh! que regozijo encontramos nestas verdades! Deus não apenas está conosco, Ele também estará conosco - como indivíduos, como famílias, como igrejas. O próprio nome de Jesus não é Emanuel, ou seja, Deus conosco? Essa não é a melhor de todas as coisas: Deus está conosco? Sejamos diligentemente ousados e, com alegria, tenhamos esperança. Nossa causa prosperará; a verdade tem de vencer, pois o Senhor está com aqueles que estão com Ele.

    Durante todo este dia, seja esta doce promessa desfrutada por todos os crentes que estão lendo este livro. Não é possível existir nenhuma felicidade maior do que esta.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 30 de junho - Para Trás e para Frente
    Jun 30 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu me lembrarei da aliança que fiz contigo nos dias da tua mocidade e estabelecerei contigo uma aliança eterna. (Ezequiel 16.60)

    Apesar da ocorrência de nossos pecados, Deus permanece fiel em seu amor para conosco.

    Deus olha para trás. Observe como Ele se recorda dos primeiros dias, quando nos recebeu em aliança consigo mesmo e a Ele nos entregamos. Aqueles foram dias muito felizes! O Senhor não nos repreende utilizando aqueles dias e não nos acusa de sermos insinceros. Não, pelo contrário, Ele olha para sua aliança conosco, ao invés de olhar para nossa aliança com Ele. Da parte de Deus não existe, de maneira alguma, hipocrisia naquele pacto sagrado. Quão gracioso é nosso Senhor, que deste modo olha para trás com amor!

    Deus olha também para frente. Ele determinou que sua aliança não falhará. Se nós não permanecemos fiéis à sua aliança, Ele permanece. O Senhor afirmou solenemente: "Estabelecerei contigo uma aliança eterna". Ele não tem o propósito de anular suas promessas. Seja bendito o seu nome. O Senhor contempla o selo sagrado - o sangue da eterna aliança - e se recorda de nosso Fiador, em quem Ele confirmou a aliança, seu próprio Filho amado. Portanto, Deus honrará os compromissos da aliança. "Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Tm 2.13).

    Ó Senhor, grava esta promessa em meu coração e faze que eu me alimente dela em todo este dia.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos