Episódios

  • 16 de fevereiro - Você Está Lidando com Deus
    Feb 16 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem. (Oséias 11.9)

    Assim o Senhor revela as suas misericórdias que nos poupam de sua ira. Talvez o leitor esteja agora passando por um tempo de intenso desprazer, e todas as coisas ameacem sua condenação imediata. Permita que este versículo o levante do desespero. O Senhor agora o convida a meditar sobre seus próprios caminhos e confessar seus pecados. Se Ele fosse homem, há muito teria destruído você. Se agora Ele agisse como um ser humano, isto significaria uma sentença, um infortúnio e seria o seu fim. Mas Ele não age desta maneira, pois, "assim como os céus são mais altos do que a terra" (Is 55.9), assim os caminhos dEle são mais altos do que os seus caminhos.

    Você julgou corretamente, ao pensar que Ele está irado. No entanto, Ele não preserva a sua ira para sempre. Se de seus pecados você se converter a Jesus, Deus se converterá de sua ira. Visto que Ele não é homem, ainda existe perdão para você, mesmo que você esteja atolado profundamente em sua iniqüidade. Você tem um Deus com quem pode lidar, e não um homem severo, nem mesmo um homem meramente justo. Nenhum ser humano teria paciência com você; seus caminhos fatigariam qualquer anjo, assim como você fatigou seu pai entristecido. Mas Deus é longânimo. Venha e prove-O imediatamente. Confesse, creia, converta-se de seu caminho perverso e você será salvo.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 15 de fevereiro - Ele Sempre se Lembra
    Feb 15 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    De nós se tem lembrado o SENHOR; ele nos abençoará. (Salmos 115.12)

    Eu posso autenticar a primeira afirmativa deste versículo. E você? Sim, Jeová tem pensado em nós; Ele nos tem libertado, guiado e suprido nossas necessidades. Nos movimentos de sua providência, Jeová tem se lembrado de nós, jamais esquecendo nossos mais insignificantes afazeres. Sua mente tem estado cheia de pensamentos a nosso respeito; essa é outra maneira de dizer que Ele "se tem lembrado" de nós. O Senhor tem agido deste modo durante todo o tempo, sem a menor interrupção. No entanto, somente em ocasiões especiais temos percebido com mais nitidez essa lembrança divina e agora a recordamos com expressiva gratidão. Sim, "de nós se tem lembrado o SENHOR".

    A segunda sentença do versículo é uma implicação lógica da primeira. Visto que Deus é imutável, Ele continuará se lembrando de nós no futuro, como o fez no passado. E sua lembrança equivale a bênçãos para nós. Mas na segunda parte do versículo não temos apenas a conclusão, e sim a afirmativa resultante da inspiração da parte do Espírito Santo: "ELE NOS ABENÇOARÁ". Isto significa coisas grandes e insondáveis. A própria falta de definição da promessa indica seu alcance infinito. Ele nos abençoará de acordo com sua divina maneira de agir, para sempre e sempre. Portanto, digamos todos nós: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR" (Sl 103.2).
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 14 de fevereiro - Misericórdia Para Quem Não a Merece
    Feb 14 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    O que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. (Salmos 32.10)

    Oh! bendita recompensa de nossa confiança! Meu Senhor, concede-me esta recompensa completamente. Acima de todos os outros homens, aquele que confia no Senhor percebe que ele mesmo é um pecador; e a misericórdia está preparada para ele. O homem que confia no Senhor sabe que não tem qualquer merecimento, mas a misericórdia o alcança e cuida dele com liberalidade. Ó Senhor, dá-me esta misericórdia, enquanto eu confio em Ti!

    Ó minha alma, vê que guarda-costas tu possuis! Assim como um príncipe está cercado por soldados, assim também tu estás cercada pela misericórdia. Pela frente, por trás e por todos os lados, cavalgam esses "guardas" da graça. Estamos no centro do sistema de misericórdia, pois estamos em Cristo Jesus.

    Ó minha alma, que atmosfera tu respiras! Assim como o ar te rodeia, assim o faz a misericórdia do teu Senhor. Para os ímpios existem muitas tristezas, mas para ti há tantas misericórdias, que as tristezas são indignas de serem mencionadas. Davi afirmou: "Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração" (Sl 32.11). Em obediência a este preceito, meu coração triunfará em Deus, e eu proclamarei minha felicidade. Assim como me cercas com a tua misericórdia, assim também eu subirei aos teus altares, ó meu Deus, com hinos de ações de graça.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 13 de fevereiro - Bênção no Campo
    Feb 13 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Bendito serás no campo. (Deuteronômio 28.3)

    Isaque foi abençoado quando, no entardecer, saiu ao campo para meditar. Quão freqüentemente o Senhor nos tem encontrado enquanto estávamos a sós! As árvores e os campos podem testemunhar nosso regozijo. Aguardemos novamente essa bem-aventurança.

    Boaz também foi abençoado enquanto fazia sua colheita, e seus empregados, ao encontrarem-no, o saudaram com uma bênção. Torne o Senhor prósperos todos os que trabalham na lavoura! Todo lavrador pode suplicar esta promessa da parte de Deus, se realmente obedece a sua voz.

    Vamos ao campo para trabalhar, como o fez Adão, nosso pai. E, visto que a maldição caiu sobre a terra por causa do pecado do primeiro Adão, é um grande conforto achar uma bênção que vem por intermédio do segundo Adão.

    Vamos ao campo para nos exercitarmos; e nos alegramos na certeza de que o Senhor abençoará aquele exercício e nos dará saúde, que utilizaremos para sua glória.
    Vamos ao campo para contemplar a natureza. E não existe nada no conhecimento que temos de toda a criação visível que não possa ser santificado para uma utilização nobre, por meio da bênção de Deus.

    Por fim, vamos ao campo para sepultar nossos mortos. Sim, outros, no devido tempo, nos levarão para a sepultura, no campo. Mas, somos abençoados, quer chorando no sepulcro, quer dormindo nele.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 12 de fevereiro - Deus se Alegra em Dar
    Feb 12 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. (Gênesis 13.14-15)

    Esta é uma bênção especial para uma ocasião memorável. Abrão acabara de resolver uma disputa familiar. Ele havia dito: "Não haja contenda entre mim e ti ... porque somos parentes" (Gn 13.8); e, depois disso, recebeu a bênção que pertence aos pacificadores. O Senhor e doador da paz se deleita em manifestar sua graça àqueles que buscam a paz e a seguem. Se desejamos comunhão mais íntima com Deus, temos de nos manter mais achegados aos caminhos da paz.

    Abrão se comportou muito generosamente com seu parente, oferecendo-lhe a escolha da terra. Se nos negarmos a nós mesmos em benefício da paz, o Senhor nos compensará. Qualquer parte que o patriarca pudesse ver daquela terra, ele poderia reivindicá-la; nós devemos fazer o mesmo, pela fé. Abrão teve de esperar pela possessão da terra, mas o Senhor legou-a a ele e à sua posteridade. Bênçãos ilimitadas nos pertencem devido ao dom da aliança da graça. Tudo é nosso. Quando agradamos o Senhor Deus, Ele nos faz olhar ao redor e ver que todas as coisas são nossas, quer as presentes, quer as futuras. Todas são nossas; e nós, de Cristo; e Cristo, de Deus.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 11 de fevereiro - Estão as Crianças no Reino de Deus?
    Feb 11 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. (Isaías 44.3)

    Conforme percebemos com muita clareza, nossos queridos filhos por natureza não têm o Espírito Santo. Neles vemos muitas coisas que nos fazem sentir temor quanto ao seu futuro, e isso nos impulsiona a orar angustiosamente. Quando um de nossos filhos se torna perverso, clamamos como Abraão: "Tomara que viva Ismael diante de ti" (Gn 17.18). Acharíamos melhor ver nossas filhas assemelhando-se a Ana do que a imperatrizes. Esta promessa deve nos encorajar intensamente; ela vem logo depois das palavras "Não temas, ó Jacó, servo meu" (Is 44.2) e pode, igualmente, banir todos os nossos temores.

    O Senhor outorgará seu Espírito, em sua plenitude, derramando-O. Ele o dará com eficiência, de modo que seja uma bênção genuína e eterna. Nossos filhos precisam estar sob esse derramamento divino, então "um dirá: Eu sou do SENHOR; outro se chamará do nome de Jacó" (Is 44.5).

    Esta é uma das promessas sobre as quais podemos inquirir o Senhor Deus. Não devemos nós, em ocasiões específicas, de maneiras diferentes, orar por nossos descendentes? Não podemos dar-lhes novos corações, mas o Espírito Santo pode. E, com liberdade, Ele deve ser suplicado quanto a isso. O supremo Pai satisfaz-se em ouvir orações de mães e pais. Temos filhos que estão fora da Arca? Não descansemos até que sejam colocados e fechados dentro dela pelas mãos do Senhor.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 10 de fevereiro - Uma Testemunha Constante
    Feb 10 2026
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. (Atos 22.15)

    Paulo foi escolhido para ver e ouvir o Senhor falando com ele, dos céus. Essa escolha divina foi um privilégio elevado para o apóstolo; porém, não tinha o propósito de terminar nele mesmo. A divina eleição tencionava que Paulo exercesse influência sobre outras pessoas - sim, sobre todos os homens. Até hoje, a Europa deve o evangelho a Paulo.

    Compete-nos, em nossas possibilidades, ser testemunhas do que o Senhor nos revelou; e o perigo que corremos consiste em escondermos esta preciosa revelação. Primeiramente, temos de ver e ouvir, pois, do contrário, nada teremos para contar. E, quando tivermos visto e ouvido, precisamos nos mostrar ansiosos para prestar nosso testemunho. Esse testemunho será pessoal: "Terás de ser"; será proclamado em favor de Cristo: "Terás de ser sua testemunha"; será constante e envolvente. Acima de tudo, temos de ser testemunhas de Cristo, deixando de lado muitos outros assuntos. Nosso testemunho não deve ser apresentado apenas para um grupo seleto de pessoas que nos recebem amavelmente, e sim para "todos os homens" - a todos que podemos alcançar, jovens e velhos, ricos e pobres, bons e maus. Jamais devemos ficar em silêncio, como pessoas que são possuídas por um espírito de mudez; pois esta passagem bíblica constitui, ao mesmo tempo, uma ordem e uma promessa. Não devemos entendê-la de modo errado - "Terás de ser sua testemunha". "Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR" (Is 43.10).

    Senhor, cumpre esta promessa em mim também!
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 9 de fevereiro - A Escória Purificada
    Feb 9 2026
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus. (Zacarias 13.90)

    A graça nos transforma em um metal precioso, e, como conseqüência necessária, vêm o fogo e a fornalha da aflição. Começamos assim nossa vida espiritual? Desejamos ser reputados como indignos, para que desfrutemos de descanso, como as pedras dos campos. O pior quinhão para nós seria escolher o prato de lentilhas, à semelhança de Esaú, e rejeitar nossa parte na aliança da graça. Não, Senhor Deus, seremos alegremente lançados na fornalha da aflição, ao invés de sermos lançados fora de tua presença!

    O fogo apenas purifica o metal, não o destrói. Seremos conduzidos pelo meio do fogo e não deixados nele. O Senhor considera seu povo como prata; portanto, Ele sofre ao purificar as escórias deles. Se formos sábios, receberemos com alegria o processo de purificação e não o rejeitaremos. Nossa oração será que a escória seja removida de nós e não que sejamos retirados do cadinho.

    Ó Senhor, Tu nos provas realmente! Estamos prontos para ser amolecidos pela intensidade das chamas. Esse é o teu caminho e, com certeza, é o melhor. Sustenta-nos na provação e completa o processo de nossa purificação. E seremos teus para sempre.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos