Episódios

  • 28 de agosto - Em Qualquer Circunstância
    Aug 28 2024
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. (Salmos 55.16)

    Sim, eu tenho de orar ... e o farei. O que mais e melhor eu posso fazer? Traído, esquecido, entristecido, abatido, ó meu Senhor, eu Te invocarei. Minha Ziclaque está em cinzas, e os homens falam em apedrejar-me; porém, eu fortaleço meu coração no Senhor, que me sustentará através dessa provação, assim como já o fez em muitas outras. Jeová me salvará, estou certo disso e declaro a minha fé.

    O Senhor, e ninguém mais, há de salvar-me. Não desejo qualquer outro ajudador e não confiaria no braço de carne, ainda que pudesse. Eu O invocarei no entardecer, pela manhã e ao meio-dia; não procurarei a ninguém mais, pois Ele é todo suficiente.

    Não posso imaginar como Ele me salvará, mas sei que Ele o fará, na melhor e mais segura maneira; no mais amplo, verdadeiro e completo sentido. Dessa aflição e de quaisquer outras por vir, o grande Eu Sou me livrará, tão certo quanto Ele vive. E, quando a morte chegar juntamente com todos os mistérios da eternidade que a acompanharão, isto continuará sendo verdade: "O Senhor me salvará". Este será o meu cântico durante todo este dia. Isto não é semelhante a um fruto maduro na árvore da vida? Eu o comerei. Oh! quão doce ele é ao meu paladar!
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 27 de agosto - Homens Escolhidos
    Aug 27 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Provei-te na fornalha da aflição. (Isaías 48.10)

    Há muito tempo, fixei este versículo diante de meus olhos, na parede de meu quarto; em diversas maneiras, ele também foi escrito em meu coração. Ser escolhido por Deus não é algo insignificante. A escolha divina torna seletos os homens escolhidos. É melhor ser o escolhido de Deus do que o escolhido de toda uma nação. Esse privilégio é tão eminente, que aceitamos com alegria qualquer desvantagem vinculada a ele, assim como os judeus que comiam ervas amargas por amor ao Cordeiro Pascal. Nós escolhemos a fornalha, visto que Deus ali nos provou.

    Somos escolhidos como um povo aflito e não como um povo próspero; escolhidos não no palácio e sim na fornalha. Na fornalha, a beleza é desfigurada, a aparência é destruída, a força é diluída, a glória é consumida. Apesar disso, na fornalha da aflição o amor eterno revela seus segredos e declara suas escolhas. E isso tem acontecido conosco. No tempo das provações mais intensas, Deus nos tornou evidente a nossa chamada e a nossa eleição. Nessa ocasião, escolhemos o Senhor para ser o nosso Deus; Ele, por sua vez, nos mostrou que certamente somos os seus eleitos. Portanto, se hoje a fornalha fosse acesa sete vez mais quente, não a temeríamos, pois o glorioso Filho de Deus andará conosco em meio às chamas incandescentes.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 26 de agosto - O Crente de Consciência Tranquila
    Aug 26 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Julgarei entre ovelhas e ovelhas. (Ezequiel 34.22)

    Algumas ovelhas são gordas, robustas e, por essa razão, indelicadas para com as mais fracas. Este é um pecado grave e causa muita tristeza. Aqueles safanões com os ombros e com a barriga, aqueles empurrões das doentes, com os chifres, são meios desagradáveis usados para ofensa, na assembléia dos que professam ser crentes. O Senhor toma nota desses atos soberbos e maldosos, e se mostra bastante irado por causa de tais atos, visto que Ele ama as ovelhas fracas.
    O leitor é uma dessas ovelhas rejeitadas? Você é um daqueles que lamenta em Sião e está marcado por causa de sua consciência tenra? Os seus irmãos o julgam com severidade? Não fique ressentido pela conduta deles. Acima de tudo, não revide com safanões e empurrões. Entregue o assunto nas mãos do Senhor. Ele é o Juiz. Por que devemos nos intrometer em um de seus ofícios? Ele decidirá com mais retidão do que somos capazes de julgar. Seu tempo de julgamento é o melhor; e não devemos nos apressar para antecipá-lo.

    O opressor que tem o coração endurecido deve tremer ante essa verdade. Embora no presente ele trate alguém com crueldade e permaneça impune, todas as suas palavras severas são anotadas; e de cada uma delas ele prestará contas no tribunal do Juiz Supremo. Tem paciência, ó minha alma!

    Tem paciência! O Senhor conhece a tua aflição. Ele tem compaixão de ti.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 25 de agosto - Alimento e Descanso
    Aug 25 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. (Ezequiel 34.15)

    Sob os cuidados do pastorado do Senhor, os crentes são plenamente alimentados. O alimento deles não é uma porção de meros pensamentos humanos, vazios e insatisfatórios. O Senhor os alimenta com a sólida e consistente verdade da revelação divina. Nas Escrituras existe verdadeiro nutriente para a alma, trazido ao coração por intermédio do Espírito Santo. O Senhor Jesus, Ele mesmo, é o verdadeiro alimento que sustenta a vida dos crentes. Neste versículo, nosso grande Pastor promete que Ele mesmo nos dará essa nutrição sagrada. Se no dia do Senhor, nosso pastor terreno está com as mãos vazias, isto não acontece com nosso Senhor.

    Depois de ter sido nutrida com a verdade sagrada, a mente descansa. Aqueles que Jeová alimenta encontram-se tranquilos. Nenhum cão os inquietará; nenhum lobo os devorará; nenhuma tendência inquietante os perturbará. Eles se deitarão e farão a digestão do alimento que têm saboreado. As doutrinas da graça não apenas sustentam; elas também consolam. Nelas temos os recursos para edificarmos nossa vida espiritual e repousarmos. Se os pregadores não nos oferecem descanso, olhemos para o Senhor em busca de descanso.

    Hoje, que o Senhor nos alimente no pasto de sua Palavra e nos faça repousar nEle. Que esse dia não seja marcado por qualquer tolice, nem por qualquer inquietação, e sim por meditação e paz.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 24 de agosto - Deus Está Acima de toda a Filosofia Humana
    Aug 24 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. (1 Coríntios 1.19)

    Este versículo é uma ameaça para o homem sábio nas coisas do mundo, mas para o crente simples é uma promessa. Aqueles que se declaram instruídos estão sempre procurando reduzir a nada a fé do crente humilde, porém falham em suas tentativas. Seus argumentos sucumbem; suas teorias caem sob o seu próprio peso; suas maquinações bem elaboradas se revelam antes mesmo de cumprirem seus objetivos. O antigo evangelho ainda não se extinguiu, nem será extinto, enquanto o Senhor viver. Se o antigo evangelho pudesse ter sido aniquilado, teria desaparecido da face da terra há muito tempo.

    Não podemos destruir a sabedoria dos sábios deste mundo, nem devemos tentar fazê-lo, pois esta obra se encontra em mãos melhores. O Senhor mesmo disse: "Destruirei"; e Ele nunca decide em vão. Duas vezes neste versículo o Senhor declara seu propósito; podemos descansar certos de que Ele jamais se afastará desse propósito.

    Que admirável aniquilamento da filosofia e do pensamento moderno o Senhor realiza, quando põe suas mãos a esta obra! Deus transforma em nada aquilo que tem aparência excelente. Ele destrói completamente a madeira, o feno e palha. Está escrito que o Senhor o fará; portanto, Ele realmente o fará. Ó Senhor, não Te demores a fazê-lo. Amém e amém!
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 23 de agosto - Ame e Busque a Verdadeira Sabedoria
    Aug 23 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham. Provérbios 8.17

    A sabedoria ama aqueles que a amam e procura aqueles que a procuram. É sábio aquele que busca ser sábio; e aquele que diligentemente a procura já a encontrou. Aquilo que é verdadeiro a respeito da sabedoria em geral também é verdadeiro a respeito da sabedoria incorporada na pessoa de Jesus, nosso Senhor. Temos de amá-Lo e buscar a comunhão com Ele; em retorno, desfrutaremos de seu amor e acharemos a Ele mesmo. Nosso dever é buscar a Jesus bem cedo em nossas vidas. Felizes são os jovens cujas primeiras horas do amanhecer são gastas com Jesus! Nunca é cedo demais para procurarmos o Senhor Jesus. Aqueles que O buscam cedo fazem certas descobertas. Devemos buscá-Lo bem cedo, com diligência. Os comerciantes bem-sucedidos são pessoas que se levantam bem cedo, e crentes bem-sucedidos buscam a Jesus com avidez. Aqueles que encontram a Jesus para enriquecerem sua alma dedicam seu coração à tarefa de procurar a comunhão com Ele. Temos de buscá-Lo em primeiro lugar e, portanto, o mais cedo possível. Antes de todas as coisas, Jesus - Jesus em primeiro lugar e em nenhuma outra posição, nem mesmo em um desagradável segundo lugar.

    E a bênção prometida é que Ele será achado. Ele se revela mais e mais claramente à nossa busca. Jesus se dá cada vez mais plenamente à nossa comunhão. Felizes são as pessoas que procuram Aquele que, quando achado, permanece com elas para sempre e se torna um tesouro crescentemente precioso ao seu coração e ao seu entendimento. Senhor Jesus, eu Te encontrei. Agora, encontre em mim um inexpressível grau de jubilosa satisfação.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 22 de agosto - Ira para a Glória de Deus
    Aug 22 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges. (Salmos 76.10)

    Os homens ímpios hão de sentir-se irados. Temos de suportar a ira deles como o distintivo de nossa chamada, o sinal de nossa separação deles. Se fôssemos do mundo, o mundo amaria o que era seu. Nossa consolação está no fato de que Deus fará a ira do homem redundar em glória para Ele. Quando em sua ira homens ímpios crucificaram o Filho de Deus, eles estavam involuntariamente cumprindo o propósito divino; e, em milhares de casos, a obstinação dos ímpios está fazendo o mesmo hoje. Eles pensam que são livres, mas, como criminosos em algemas, estão inconscientemente realizando os decretos do Todo-Poderoso.

    Os projetos malignos dos ímpios são vencidos por sua própria falta de êxito. Eles agem de maneira suicida e frustram suas próprias maquinações secretas. A ira dos ímpios não poderá fazer nada que nos cause dano genuíno. Quando eles queimaram os mártires, a fumaça produzida pelas fogueiras deixou enfermos muitos papistas, mais do que qualquer outra coisa.

    O Senhor tem focinheiras e algemas para os ursos. Ele restringe a ira mais furiosa dos inimigos. O Senhor é como um fazendeiro que represa a água do riacho e a faz fluir em seguida para girar sua roda d'água, que por sua vez movimenta a engrenagem que moe o trigo. Não murmuremos, e sim cantemos. Tudo está bem, apesar de o vento soprar intensamente.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 21 de agosto - Noite de Tristeza, Manhã de Alegria
    Aug 21 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Versículo do dia: Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30.5)

    Um momento sob a ira de Deus parece bastante longo, mas, afinal de contas, é apenas um momento. Se entristecemos o Espírito Santo, não podemos esperar que Deus sorria para nós. No entanto, Ele é um Deus disposto a perdoar e logo põe de lado toda recordação de nossas faltas. Quando ficamos desanimados e quase morremos por causa da ira de Deus, seu favor nos traz novo ânimo.

    Este versículo possui um tom de semicolcheia. Nossa noite de tristeza se torna um dia de regozijo. A brevidade é a característica da misericórdia no momento de disciplina do crente. O Senhor não se deleita em utilizar a vara em seu eleitos. Ele nos dá uma ou duas varadas, e a disciplina está acabada. Sim, o ânimo e o regozijo que vêm depois da ira e da tristeza compensa em excesso o entristecimento saudável.

    Ó meu coração, começa a entoar aleluias! Não chores durante toda a noite; enxuga teus olhos em antecipação da manhã. Essas lágrimas são bálsamo e têm o propósito de causar tanto benefício quanto os raios de sol da manhã. As lágrimas limpam os olhos, para contemplarmos a Deus em sua graça, e tornam mais preciosa a visão de seu favor. Uma noite de tristeza proporciona as sombras que ressaltam com clareza o objeto de destaque em uma pintura. Portanto, tudo está bem para o crente.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos