Episódios

  • Câmara aprova ações integradas para a Primeira Infância; acompanhe análise de Priscila Cruz
    Oct 15 2025

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que institui a Política Nacional Integrada da Primeira Infância. A proposta unifica ações entre diferentes áreas do governo para assegurar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. O texto segue para análise do Senado. A nova política busca unir programas de educação, saúde, assistência social, cultura e direitos humanos, com foco em reduzir desigualdades e ampliar o acesso a serviços públicos para famílias com crianças pequenas. Entre as iniciativas, está a criação de uma estratégia nacional de integração de dados para reunir informações sobre gestantes, crianças e cuidadores, assegurando melhor coordenação entre os entes federativos. A proposta também determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de assistência social incluam ações voltadas à primeira infância. Em entrevista à Rádio Eldorado, a presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, avaliou a iniciativa como um avanço num cenário em que 74% das famílias atendidas por programas sociais “são monoparentais, sustentadas apenas pelas mães”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • Tarifa zero no transporte é viável? Como cobrir os custos? Ouça análise de Sérgio Avelleda
    Oct 15 2025

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe econômica está realizando estudos sobre o setor de transportes públicos brasileiro para avaliar a possibilidade de implementar a tarifa zero no País. A análise foi pedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teria forte apelo popular com a proximidade do ano eleitoral, em 2026. Segundo Haddad, os estudos envolvem os custos para o setor, o poder público, para as empresas com o vale-transporte e para os usuários. Em entrevista à Rádio Eldorado, o coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Insper, Sérgio Avelleda, que foi secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo e presidente do Metrô, disse que a iniciativa é positiva “pelo reconhecimento do governo federal de que isso não é tarefa só do município”, mas ressaltou que é necessário “identificar fontes de financiamento estáveis” para a concessão do benefício. Para Avelleda, uma das alternativas seria a implantação de pedágios urbanos. Acompanhe aqui outras possíveis fontes de financiamento.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Dois focos de Trump: 2ª fase de acordo em Gaza e fim da guerra Rússia x Ucrânia: ouça análise
    Oct 14 2025

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu ontem em Sharm el-Sheikh, no Egito, com líderes de países do Oriente Médio e aliados ocidentais para consolidar o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. O encontro resultou na assinatura de um documento pelos garantidores do pacto — Estados Unidos, Turquia, Catar e Egito — que detalha as responsabilidades de cada parte na manutenção da trégua. Israel e o Hamas não participaram da reunião.

    Trump afirmou que a segunda fase do plano de paz, voltada à reconstrução da Faixa de Gaza e à criação de um autogoverno palestino limitado, já está em andamento. Agora, ele se prepara para receber na sexta-feira o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, após ter cogitado fornecer mísseis de longo alcance ao país caso a Rússia não encerre a guerra iniciada em fevereiro de 2022.

    Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Goulart Menezes, disse que a segunda fase do acordo entre Israel e o Hamas ainda gera dúvidas, como o desarmamento do grupo palestino, a governança e a reconstrução do território. Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o especialista aponta que a solução não depende exclusivamente de Donald Trump. “A Rússia é uma potência nuclear. Creio que a solução passa pelo envolvimento dos europeus. Aí não dá pra resolver sozinho. É uma incógnita”, afirmou.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • Israel e Hamas trocam reféns por prisioneiros em 1ª fase de acordo; próximos passos são mais difíceis
    Oct 13 2025

    Os 20 reféns israelenses vivos que ainda estavam em poder do Hamas foram libertados hoje, após 738 dias de cativeiro. A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo e, em troca, Israel começou a libertar prisioneiros palestinos nesta segunda-feira. Ao todo, de acordo com a primeira fase do plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem ser libertados 2 mil prisioneiros, incluindo 250 pessoas condenadas por crimes cometidos contra Israel e sua população. Além disso, o Hamas vai entregar os corpos de 28 reféns, ainda sem data definida. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Política Internacional Paulo Velasco, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fez uma avaliação positiva da primeira parte do acordo, mas ressaltou que as próximas fases, que preveem um governo de transição em Gaza e o desarmamento do Hamas, serão as mais difíceis.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • Intoxicação por metanol: bares treinam funcionários, que até experimentam bebidas diante do consumidor
    Oct 10 2025

    Após 10 dias de trabalho, o gabinete de crise formado para combater os casos de contaminação por metanol em bebidas adulteradas no Estado de São Paulo ainda não identificou a origem dos produtos falsificados. Até agora, a Vigilância Sanitária Estadual interditou 13 bares, adegas e distribuidoras entre os 26 estabelecimentos fiscalizados. Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo (Abrasel-SP), Gabriel Pinheiro, disse que 76% dos bares conseguiram manter o faturamento no primeiro fim de semana após a divulgação dos primeiros casos, enquanto 24% registraram queda. Segundo ele, 15 mil associados passaram por treinamentos para identificar bebidas adulteradas. Entre as medidas adotadas, estão a exibição da nota fiscal do fornecedor e até funcionários que experimentam bebidas diante do consumidor.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos
  • Pesquisa: Lula venceria todos os adversários no 2o turno e amplia vantagem sobre Tarcísio; ouça diretor da Quaest
    Oct 9 2025

    Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leva vantagem sobre todos os possíveis adversários na eleição de 2026. O petista lidera em todos os cenários de 1º turno, pontuando entre 35% e 43% das intenções a depender da lista de candidatos. Lula também venceria todos os rivais no segundo turno se a eleição fosse hoje. A pesquisa aponta que o atual presidente ampliou a vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como o principal nome da oposição neste momento. O chefe do Executivo paulista vinha diminuindo a vantagem de Lula até maio, quando o resultado foi empate técnico de 41% a 40%, com o presidente numericamente à frente. Porém, desde então, a tendência se inverteu e Lula ganhou terreno até chegar aos atuais 45% de intenção de voto contra 33% de Tarcísio. A vantagem de 12 pontos percentuais do presidente sobre o governador é a maior registrada neste ano. O adversário mais competitivo contra Lula neste momento é Ciro Gomes (PDT). O presidente venceria o ex-deputado cearense por 41% a 32%, diferença de nove pontos. A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

    Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor de Inteligência da Quaest, Guilherme Russo, avaliou que o ponto que mais chama a atenção é o crescimento de 32% para 42% dos eleitores que acham que Lula deve ser candidato de novo. Para ele, o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, com a influência do deputado Eduardo Bolsonaro, representou "uma grande mudança de humor do eleitorado".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos
  • Prefeitura de SP inicia mapeamento de árvores: secretário diz que iniciativa pode reduzir quedas
    Oct 8 2025

    A Prefeitura de São Paulo iniciou um novo censo das árvores nas calçadas e canteiros da cidade. A ação, que utilizará tecnologia de laser e inteligência artificial, tem como objetivo mapear cerca de 650 mil árvores e avaliar suas condições. A última contagem foi feita há 10 anos, por meio de fotos aéreas, sem detalhamento sobre o estado das árvores. Em entrevista à Rádio Eldorado, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, disse que o trabalho começou pela Vila Mariana e será estendido a todos os bairros. O mapeamento é feito por quatro veículos e deve estar concluído em até três anos. Para o secretário, a medida pode resultar na redução das quedas de árvores e na detecção de novas áreas de plantio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • Ruas à venda em SP: "Estamos num processo muito equivocado", diz urbanista
    Oct 8 2025

    O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou parcialmente o polêmico projeto de lei que permite a venda de uma travessa nos Jardins para um empreendimento de luxo da construtora Helbor, além de dar aval para a privatização de uma rua e um terreno municipal na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. No entanto, o Estadão revelou que a Travessa Engenheiro Antônio de Souza Barros Júnior faz parte de um Decreto de Utilidade Pública recém-publicado para que seja transformada no acesso da futura estação Nove de Julho, da Linha 16-Violeta do metrô. Em entrevista à Rádio Eldorado, o urbanista e professor Valter Caldana, que coordena o Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, disse que é preciso analisar as iniciativas caso a caso, mas criticou a proposta aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito. "Nós estamos num processo muito equivocado. São Paulo não está vendendo rua para fazer uma cidade melhor. É preciso verificar se há ganho coletivo", afirmou.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos