Episódios

  • 266. O que muda quando o advogado sai de um departamento jurídico e vai para um escritório
    Nov 19 2025

    No novo episódio do Juridcast, o nosso host Leandro Ramos recebe Natalia Dias, sócia do BBL Advogados e apresentadora do podcast Manda pro Jurídico. A conversa explora um movimento que muitos profissionais já imaginaram, mas poucos realmente viveram, a transição do departamento jurídico para a sociedade em um escritório de advocacia.

    Natalia compartilha aprendizados dessa virada de chave, fala sobre a mudança de mentalidade necessária para deixar o ambiente corporativo rumo à rotina dinâmica dos escritórios e comenta como autonomia, gestão, relacionamento e visão de negócios passam a ocupar um novo lugar na vida do advogado. É uma reflexão direta sobre o que muda, o que permanece e o que precisa ser reinventado ao longo dessa jornada.


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    28 minutos
  • 265. O que a advocacia pode aprender com as lideranças das empresas de tecnologia
    Nov 12 2025

    No novo episódio do Juridcast, o nosso host Leandro Ramos recebe a Marcela Quint, CEO da Aurum. A conversa mergulha em um dos maiores desafios da advocacia atual: como liderar equipes em um mercado que está mudando rapidamente.

    Marcela compartilha aprendizados de sua trajetória e fala sobre o equilíbrio entre bem-estar e produtividade, além da importância de culturas organizacionais saudáveis para atrair e reter talentos e sobre os caminhos possíveis para transformar ambientes de trabalho jurídicos em espaços mais inovadores, conectados e sustentáveis.

    Onde encontrar o host e convidado:

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    38 minutos
  • 264. Além do discurso da excelência técnica: quando o conhecimento vira vantagem competitiva
    Nov 5 2025

    No novo episódio do Juridcast, nosso host Leandro Ramos recebe Rafael Guimarães, sócio do Medina Guimarães Advogados e professor universitário, para discutir o que realmente está por trás da tão mencionada “excelência técnica” no Direito.

    Afinal, o que diferencia escritórios que apenas falam sobre excelência daqueles que constroem uma reputação intelectual sólida, capaz de atrair talentos, inspirar o mercado e gerar valor real?

    Rafael compartilha sua visão sobre o papel do conhecimento como vantagem competitiva, o equilíbrio entre profundidade jurídica e pragmatismo comercial, e como transformar autoridade acadêmica em posicionamento institucional.

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    26 minutos
  • 263. O que é sales engagement e como aplicá-lo no business development jurídico
    Oct 29 2025

    No Juridcast desta semana, nosso host Leandro Ramos recebe Diego Cordovez, CMO da Meetime, uma das principais plataformas de Sales Engagement do Brasil, e um dos nomes mais influentes em vendas B2B.

    Diego explica o que é uma plataforma de Sales Engagement, os principais erros cometidos pelas empresas ao estruturarem esta plataforma, como o inbound pode auxiliar nas oportunidades de negócio deste cenário, como garantir cadência e personalização neste processo, a relação entre Sales Engagement e marketing, além de outras questões interessantes sobre o tema.
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    30 minutos
  • 262. Como organizar micro-eventos que funcionam no mercado jurídico
    Oct 22 2025

    No Juridcast desta semana, nosso host Leandro Ramos recebe Marília Martins, especialista em eventos e comunicação, e fundadora da Connect Law.

    Ela explica como são os micro-eventos em escritórios de advocacia, o que é necessário para executá-los da melhor forma, quais os erros mais comuns em suas produções, o que não pode faltar em suas realizações, dentre outras informações pertinentes ao tema.
    Onde encontrar o host e a convidada:

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  • 261. Afinal, o SEO morreu? Como a IA está redefinindo as buscas
    Oct 15 2025

    No Juridcast desta semana, nosso host LeandroRamos conversou com Rafael Rez, um dos maiores especialistas em SEO e marketing de conteúdo no Brasil, autor, professor e referência quando o assunto é como conectar conteúdo a resultados reais.


    Rafael começa trazendo a importância do SEO tradicional para escritórios de advocacia, como amudança nos resultados de busca gerados por A afetam conteúdos jurídicos, e também como é possível ser referenciado pelos motores da IA com artigos ou até mesmo se a produção audiovisual é um caminho para manter a conexão humana e muito mais


    Encontre o host e o convidado:

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    37 minutos
  • 260. A importância do follow-up na geração de negócios jurídicos
    Oct 8 2025

    No Juridcast desta semana, nosso host LeandroRamos conversou com Fernanda Garcia, especialista em prospecção e vendas B2B, que atua como head de dealflow da ABSeed Ventures e tem um curso com mais de 1.000 alunos ensinando sobre prospecção.


    Fernanda explica por que o follow-up é importante para os relacionamentos B2B, sem torná-lo inconveniente e que fazer com a indiferença vinda dos prospects. Alémde trazer maneiras de se tornar relevante ao fazer follow-ups e organizar seu CRM de maneira otimizada para não perder tempo em meio à rotina lotada do mercado jurídico.

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    23 minutos
  • 259. Go-to-market na advocacia: como levar sua estratégia ao mercado com impacto
    Oct 1 2025

    No Juridcast desta semana, nosso host LeandroRamos conversou com Thiago Lisboa, especialista em estratégia e marketing de negócios, com experiência em ajudar empresas a desenhar e executar seus caminhos de crescimento.


    Thiago traz o que é, afinal, Go-to-market, ou GTM e como os processos de trabalho podem se aplicar para escritórios de advocacia, identificar os gargalos de crescimento além da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes que consequentemente trarão soluções para oferta de serviços como o equilíbrio entre demanda e entrega.

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    23 minutos