PETcast História Podcast Por PET História / UFF capa

PETcast História

PETcast História

De: PET História / UFF
Ouça grátis

Sobre este título

Podcast oficial do Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal Fluminense. Abordamos diversos temas, de diferentes tempos, sempre sob a perspectiva histórica. ______ Instagram: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET - História/UFF NiteróiPET História / UFF Mundo
Episódios
  • Teoria marxista e as relações de trabalho mediadas pelas plataformas digitais
    Sep 11 2025

    Produção acelerada, máquinas cada vez mais inteligentes... mas nossas horas de trabalho só aumentam. Onde está o ganho? 🤔

    No episódio #103 as petianas Nina Costa e Maria Eduarda Veras recebem a professora Bianca Bonente e a doutoranda Maria Laura Paiva para uma conversa sobre teoria marxista e sua aplicabilidade nas relações de trabalho atuais, principalmente aquelas mediadas por plataformas digitais. Abordando conceitos como mais-valor, precarização do trabalho, mercadoria e mecanização, as entrevistadas deflagram algumas das várias contradições do capitalismo e afirmam a atualidade dos escritos de Marx para entendermos a realidade que vivemos. Dessa forma, nossas entrevistadas mostram como a precarização do trabalho no capitalismo é algo inerente ao seu funcionamento, e desse modo, tende a se manter e se reproduzir a partir da expansão do capital. Assim, o exemplo de trabalhadores por aplicativo evidencia como o avanço da tecnologia acelera o fluxo de trabalho e reforça a exploração do mais-valor.


    📚 Para saber mais: PAIVA, Maria Laura. Veículos da exploração no século XXI: o trabalho mediado por plataformas digitais à luz das categorias de Marx. Revista Marx e o Marxismo – Revista do NIEP-Marx, 2025.

    📱Nossa redes sociais:

    Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Nina Costa e Maria Eduarda Veras / Edição: Gabriela Magalhães / Revisão: Nathalia Athanazio

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 16 minutos
  • #102: O Funk carioca e a repressão estatal
    Jul 28 2025

    No episódio #102, Rafael Valero e o estreante Eduardo Barreto recebem o professor Dennis Novaes da UFRJ, para uma conversa sobre funk carioca e repressão.


    Discutimos o impacto do movimento do funk nas comunidades do Rio de Janeiro a partir do seu surgimento nos anos 80 e 90, bem como a popularização do ritmo em seus diversos estilos.


    A conversa passa também pelas raízes históricas da repressão às manifestações artísticas do povo preto e periférico, como o samba, até chegar na perseguição ao funk e especialmente aos MC’s e produtores, como Rennan da Penha e MC Poze, além de discussões mais recentes, como a do Projeto de Lei “anti-Oruam”.



    📚 Para saber mais:


    ESSINGER, Silvio. Batidão: uma história do funk. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2005.


    FACINA, Adriana. Eu só quero é ser feliz”: quem é a juventude funkeira no Rio de Janeiro. Revista Epos, v. 1, n. 2, p. 0-0, 2010.


    PEREIRA, Maria Alice Arrais. Baile da Gaiola: representação do funk carioca entre 2018 e 2021. (87 f). Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.


    Podcast “Do Soul ao 150”. Apresentação de Dennis Novaes. Disponível em: .



    📱Nossa redes sociais:


    Instagram e TikTok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói



    Roteiro e apresentação: Eduardo Barreto e Rafael Valero / Edição: Maria Eduarda Veras / Revisão: Nina Costa


    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • #101: História Digital e o uso de tecnologias no ensino de História
    Jun 23 2025

    No episódio #101, os petianos Kamile Lima e Rafael Valero recebem a professora Adriene Tacla, do Departamento de História da UFF, para uma conversa sobre história digital e a utilização de tecnologias no ensino de história.

    O episódio toca em temas importantes, como as desigualdades no processo educativo e no acesso às novas tecnologias, e a importância da inserção do profissional de história nas novas formas de lidar com o ensino mediado tecnologicamente. Discutimos também a relação da História com as humanidades digitais, e a interdisciplinaridade desses conhecimentos.

    A questão dos alunos também é abordada, e na facilidade de um processo de aprendizagem mais imersivo por meio da realidade virtual, que possa cativar o interesse dos alunos, colocando-os no centro do processo de ensino-aprendizagem.

    Por fim, a professora abre uma discussão importante quanto à tecnologia e sua relação com as fontes históricas e arqueológicas.

    Para saber mais:

    Projeto “Luces para aprender” - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Disponível em .

    Projeto De Moedas e Reis, colaboração entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Exeter (Reino Unido). Disponível em .

    ALVES, D. 2016. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler história, 69, pp.91-103. Disponível em: .

    RIBEIRO, A.E. 2018. Escrever, Hoje. Palavra, Imagem e Tecnologias Digitais na Educação. São Paulo: Parábola.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
Ainda não há avaliações